ler o mar

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"ler o mar"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: ler o mar

Mensagem por Ramiro »

É quase impossível explicar por escrito. Mesmo com fotos não é fácil, já que é vital observar a dinâmica das águas. No entanto vou colocar uma foto, que apesar não ser das melhores poderá dar uma ideia do que procurar.
CHES_1~1.JPG
Legenda:
zona A: zona mais funda, podendo ser fundão ou rião conforme o comportamento da água se é mais "parada" ou faz escoa.
As zonas de rebentação denunciam zonas menos profundas, de areia ou lagido. Se numa zona mais afastada da margem a água rasgar, abrindo espuma, estaremos em presença de alguma pedra ou grande coroa de areia.
De qualquer forma, se não tem ninguém por perto que possa dar umas luzes, com as indicações que dei e observando os fundos na maré vazia, tentem compreender o comportamento das águas na maré cheia, desenvolvendo assim a capacidade de análise.
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: ler o mar

Mensagem por Ramiro »

drpauloalmeida Escreveu:Pois mas melhor explicado só a vivo e a cores...
Os fundões normalmente caracterizam-se por terem águas mais escuras (=mais fundas) e onde (caso tenha vaga a formar-se antes) a vaga perde força ou até desaparece.
Coroas de areia é onde normalmente faz rebentação e espuma.
Uma leitura cuidada dos tópicos referidos, atento aos pormenores e no intuito de tirar dúvidas e não de procurar uma teoria sobre ler o mar...
:fixe:
Andr3_Magnata
Mensagens: 111
Registado: sábado jul 02, 2011 3:34 pm

Re: ler o mar

Mensagem por Andr3_Magnata »

Muito obrigado Ramiro!
Para mim, algo dificil é mesmo ver as diferentes tonalidades na agua. Para mim é tudo o mesmo.
E raramente vou para os pesqueiros em plena baixa mar. Quando voltar a acontecer, vou tentar olhar com mais cuidado.
Agora tenho ido molhar as canas de dia, com a namorada, da para fazer esse exercicio. Alias, vou preparar as coisas e partir para outra pescaria diurna. :fixe:
Pode ser que mais logo tenha alguma historia para contar. :huuum:
Abraço e mais uma vez, obrigado.
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: ler o mar

Mensagem por Ramiro »

Andr3_Magnata Escreveu:Muito obrigado Ramiro!
Para mim, algo dificil é mesmo ver as diferentes tonalidades na agua. Para mim é tudo o mesmo.
E raramente vou para os pesqueiros em plena baixa mar. Quando voltar a acontecer, vou tentar olhar com mais cuidado.
Agora tenho ido molhar as canas de dia, com a namorada, da para fazer esse exercicio. Alias, vou preparar as coisas e partir para outra pescaria diurna. :fixe:
Pode ser que mais logo tenha alguma historia para contar. :huuum:
Abraço e mais uma vez, obrigado.
Se vais para a praia, aproveita e observa. Claro que quando se tem um ponto alto de observação é mais fácil. Quando isso não é possível, observa o comportamento das águas. Se observares atentamente verás que existem diferenças substanciais. A dinâmica da rebentação acusa a maior ou menor profundidade ou a existência de rocha/lagido.
Qualquer dúvida, dispõe.
ruiromeu
Mensagens: 35
Registado: sábado mai 28, 2011 8:04 pm

Re: ler o mar

Mensagem por ruiromeu »

muito obrigado pelas vossas explicaões,foram bastante esclarecedoras,agora só com a pratica e no terreno(mar)é que vamos tentando aprefeiçoar e perceber melhor.
ABR
Rui Romeu
Andr3_Magnata
Mensagens: 111
Registado: sábado jul 02, 2011 3:34 pm

Re: ler o mar

Mensagem por Andr3_Magnata »

Nas praias que frequento nao existem pontos altos e em nenhuma, penso eu, ha rochas no fundo.
Portanto só mesmo coroas e fundoes.
Hoje esperava apanhar a baixa mar, mas atrasei-me um pouco na hora da partida ja nao a apanhei muito baixa. No entanto, tenho reparado que por aqui nao tem havido grandes ondas para poder estudar. :grrr:
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: ler o mar

Mensagem por Ramiro »

Andr3_Magnata Escreveu:No entanto, tenho reparado que por aqui nao tem havido grandes ondas para poder estudar. :grrr:
Quando o mar é muito manso, o peixe espalha-se e "pasta" um pouco por todo o lado. Quando assim é, o que pode valer é exactamente a observação do terreno na maré vazia (caso se vá fazer a enchente/cheia). E também o conhecimento da zona é importante, se por exemplo existem rochas isoladas ou pequenos aglomerados. Com mares muito mansos, durante o dia, o peixe gosta muito da sombra da pedra (daí muitas vezes 2 canas lado a lado e só uma captura peixe pois está uma do lado do sol e outra do lado da sombra :wink: ). Existem muitas nuances para cada praia/pesqueiro. Só muitas idas à pesca e quiçá muitas grades podem aprimorar o conhecimento e experiência, que mesmo assim nunca será infalível.
Andr3_Magnata
Mensagens: 111
Registado: sábado jul 02, 2011 3:34 pm

Re: ler o mar

Mensagem por Andr3_Magnata »

Claro, nada é infalivel.
Por aqui nao deve haver essa questao de sol/sombra, pois estas praias nao tem rochas.

Sexta vou fazer uma romaria, espero conseguir estar despachado a horas de apanhar baixa mar. :fixe:
Responder