Duvida de amador

Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Duvida de amador"
na nova versão do site.

eliok10
Mensagens: 123
Registado: terça jun 07, 2011 7:06 pm

Duvida de amador

Mensagem por eliok10 »

Boas :olaaa:

Comecei a praticar pesca em águas doces há 1 ano ( ainda nao me aventurei no mar ) , pratico-a no rio douro , e uso coreana como isco .

É o seguinte , já aprendi com vários pescadores como " enfiar " a minhoca no anzol de modo que ela nao saia , com o impacte na água .

A maior parte das vezes que tiro a cana , ja vem sem isco , e nao foi o peixe que comeu , mas sim o impacte do isco na água .

Alguem me sabe dizer como preservar o isco no anzol ?

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Duvida de amador

Mensagem por drpauloalmeida »

:D parece que não aprendeste bem, ou com as pessoas indicadas. :join:

Para anelídeos grossos (casulo, americana, bicha quilometro, ganso, etc..) o melhor é usar agulha, simples e fácil.

Para anelídeos finos, o anzol deve ser fino para não desfazer o bichito e depois eu utilizo duas formas.

-1ª iscar logo a seguir à cabeça e apenas 1cm máximo, 2 ou 3 bichos para completar o anzol e os rabos embrulho à volta do anzol (podes sempre por um pouco de papel a embrulhar que assim de certeza que não perdes isca no lançamento (só faço isto em surfcasting)).

-2º iscar pela boca e enfiar a bicha completa pelo anzol e linha acima, como se fosse um anelídeo grosso, desde que o empate esteja bem feito, facilmente se isca desta forma.

Isto para mim é a forma geral de iscar anelídeos, depois existem alguns aos quais é necessário um cuidado especial, como o caso do grilo por exemplo.

Espero ter ajudado.

Abr.
eliok10
Mensagens: 123
Registado: terça jun 07, 2011 7:06 pm

Re: Duvida de amador

Mensagem por eliok10 »

Obrigado pela dica ! , aproveitando este tópico para tirar mais uma dúvida :hummm:

Comprei uma cana no passado domingo para aguas doces , eu ainda não entendo muito de pesca , mas a cana tem 4,5 metros , e acho os lançamentos muito curtos para esta cana .

Será de nao estar a dar força suficiente a cana , ou da chumbeira ser leve de mais ? estou a usar uma de 60 .

Obrigado :fixe:
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Duvida de amador

Mensagem por drpauloalmeida »

Não dá para te dar uma resposta concreta, pois não sei de que cana falas..

A força não será o problema, visto o fundamental ser fazer o movimento correto e largar a linha no momento certo. Quanto à chumbeira, tudo depende do CW (peso de lançamento) da cana.. o melhor mesmo é dizeres que cana se trata para aqui o pessoal te dar umas dicas mais concretas...
eliok10
Mensagens: 123
Registado: terça jun 07, 2011 7:06 pm

Re: Duvida de amador

Mensagem por eliok10 »

a cana é uma burundi 450 surf-casting action rod e o carreto é um glow 165 F-D ( http://www.google.pt/imgres?imgurl=http ... 40&bih=809 ) tem uma accao de 100-250 gr .

Aguardo resposta , BOAS PESCARIAS :boia:
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Duvida de amador

Mensagem por drpauloalmeida »

Só agora tive oportunidade de responder... deixa ver se te ajudo sem te confundir.

Ora o teu objectivo será fazer um surfcasting junto à Foz do Douro certo? eu não conheço a zona mas não ha-de fugir muito a um surfcasting na praia.

A cana não encontro em lado nenhum mas se tem 4,5m e o CW é de 100-250gr, é uma cana indicada para surfcasting, onde as chumbadas deverão estar dentro dos limites do CW, para uma melhor performance. Proporcionalmente a chumbada ideal será (100+250)/2=175grs... logo mais que esta gramagem é melhor não arriscar e sempre podes baixar até às 120grs. Estares a usar chumbadas de 60grs a cana nem sequer trabalha...


Quanto ao carreto, é pequeníssimo e tem um racio alto demais (rápido mas com pouca força) para surfcasting.. O ideal será um carreto com um racio à volta do 4:1. E deve ser usado um carreto mais robusto, maior, com uma bobine o mais alta e larga possivel (que leve pelo menos 250m de 0,35mm) para que a saida de linha seja rápida e faça pouca fricção na bobine.

Resumindo, tens uma cana de surfcasting mas o carreto não é o indicado... é muito muito pequeno, esta é a razão pelo qual os lançamentos saiem curtos. A titulo de exemplo, a bobine leva 120m de 0,3mm e um lançamento razoavel com essa cana chega aos 100m, além de ficares sem linha no carreto, nunca irás atingir essa distância, pois a fricção da linha na bobine irá reduzir muito a saida de linha, por isso digo que deverá caber no mínimo 250m de 0,35mm. O carreto servirá para pescas ligeiras a curtas distâncias!

Espera por outras opiniões, pode ser que alguem conheça o material e te dê uma opinião com mais conhecimento.

abr.
eliok10
Mensagens: 123
Registado: terça jun 07, 2011 7:06 pm

Re: Duvida de amador

Mensagem por eliok10 »

amigo , so uso a cana para aguas doces como ja referi , mas obrigado na mesma :hahaha: :hahaha:
Responder