surfcasting praia....

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"surfcasting praia...."
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: surfcasting praia....

Mensagem por Joao Rodrigues »

Ainda em relação a este assunto:

Enviei um sms a um amigo meu que para alem de tambem gostar de pescar é agente da autoridade (GNR)

"...Amigo....sabes se em praias concessionadas podes pescar a partir das 20h?..."

Obtive a seguinte resposta:

"...Sim. Podes, desde o arrear da bandeira ao hastear...mas cuidado para não arranjares problemas (com o concessionário) alguns são BURROS!..."
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: surfcasting praia....

Mensagem por Panca »

Joao Rodrigues Escreveu:Ainda em relação a este assunto:

Enviei um sms a um amigo meu que para alem de tambem gostar de pescar é agente da autoridade (GNR)

"...Amigo....sabes se em praias concessionadas podes pescar a partir das 20h?..."

Obtive a seguinte resposta:

"...Sim. Podes, desde o arrear da bandeira ao hastear...mas cuidado para não arranjares problemas (com o concessionário) alguns são BURROS!..."
Precisamente o que a PM daqui me disse que se o banheiro fizer queixa eles tem de intervir pois a lei diz que durante a época balnear é proibido, que alias é uma das alterações que a ANPLED propôs para alterar, em que se possa pescar do por do sol ao nascer do sol. Quanto aos banheiros das praias chamarem as autoridades é alegarem que se pode deixar anzois e etc na praia e depois ferir os banhistas :hummm:
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: surfcasting praia....

Mensagem por pedrolourenco79 »

Costa a lei diz durante a epoca balnear é proibido nas praias concessionadas A questao aqui é que muitas praias não têm concessao noturna!
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: surfcasting praia....

Mensagem por Panca »

pedrolourenco79 Escreveu:Costa a lei diz durante a epoca balnear é proibido nas praias concessionadas A questao aqui é que muitas praias não têm concessao noturna!
Não vou discutir essa parte da concessão nocturna pois para mim uma concessão não diz se é nocturna, diurna ou durante das x horas ás y, concessão é da data X á data Y :fixe:
savelha
Mensagens: 47
Registado: domingo set 03, 2006 4:53 pm

Re: surfcasting praia....

Mensagem por savelha »

pedrolourenco79 Escreveu:
João mas os concessionarios das praias não são obrigados a ter afixados os horarios da concessão? Entao se a praia for concessionada das 8 da manha até ás 20h, em termos legais nao estará em regime publico fora desse horario, permitindo assim a pesca pergunto eu?

Obrigado desde ja´pela resposta... :fixe:
Boas

Pedro, o que encontrei na legislação sobre as obrigações dos concessionários, resume-se a isto:

Decreto-lei 44/2004

Artigo 8
Obrigações dos Concessionários

São obrigações dos concessionários:
a) Possuir os materiais e equipamentos destinados à informação, vigilância e prestação de socorro e salvamento de acordo com as especificações, determinadas pelo Instituto de Socorros a Náufragos;
b) Providenciar na manutenção em estado de adequada operacionalidade do material de informação, vigilância, prestação de socorro e salvamento;
c) Instalar os materiais e equipamentos referidos na alínea anterior;
d) Contratar os nadadores-salvadores, assegurando uma prestação dos seus serviços no período da época balnear;
e) Colaborar e cooperar com as entidades de superintendência de garantia de segurança dos banhistas;
f) Liquidar com prontidão as taxas devidas nos termos do contrato de concessão;

Se os horários de concessão estiverem incluídos no rol dos equipamentos destinados à informação, então são obrigados não só a possui-los, como a mantê-los em bom estado de conservação. No entanto a questão em discussão passa pela proibição ou permissão de pescar durante o período nocturno, e quanto a isso a lei não deixa duvidas quanto à proibição.

A par dessa falta de informação, a qual por si só, (à luz da lei), não justifica a permissão, há outra falta de informação, essa sim, a condicionar o que a lei permite fora dos locais de interdição. Estou a referir-me à informação dos limites da concessão. Portugal tem praias com areais mais ou menos extensos, mas na maioria dos casos (se não em todos), a ou as concessões não abrangem a área total, fazendo estas paredes-meias com áreas livres, ou seja espaço de acesso público. A lei permite pescar nessas áreas e ainda que um pescador consciente não pesque no meio dos banhistas, tem todo o direito em usufruir delas no período nocturno. Direito esse, que é colocado em causa, pela falta de informação que as permita identificar.
Joao Rodrigues Escreveu:
Sempre me disseram que após as 20h e desde que não haja informação em contrário, podes pescar em qualquer praia, seja ela concessionada ou não.
O horário de concessão funciona como sendo +/- um horário laboral, dai que é obrigatório ter "nadador salvador".
Após as 20h uma praia concessionada só funciona com bares/esplanadas e ai, se houver algo afixado, tudo bem, não podes pescar.
Se não houer informação em contrário, podes pescar.
Atenção que os bares/esplanadas pagam (e não é pouco) taxas camarárias pela ocupação de um espaço previamente defenido e pelo qual informam as respectivas entidades.
O espaço fisico existente em frente desses bares/esplanadas e até à linha de agua, a partir das 20h é publico.
Isto, claro, se não houver informação em contrário.

Penso eu de que.........
JMR
Caro João, essa é a interpretação que você, eu e todos os que gostam de pesca, gostaríamos ver transcrita na lei.

Tal como disse anteriormente, o que por vezes acontece, é que face à falta de bom senso da lei, as autoridades condescendem, mas ninguém nos dá garantias de não sermos fiscalizados por um agente mais zeloso. Para não ficarmos dependentes da interpretação de cada um e para por termo à acção de um qualquer agente mais zeloso da sua função, nada como as coisas ficarem “preto no branco” na lei. Até lá, aqueles que quiserem pescar nos locais em discussão, ficarão dependentes da vontade de quem tem por missão fazer cumprir a lei.

Abraço
João Borges
SkyloDiabolic
Mensagens: 12
Registado: quinta mai 08, 2008 10:16 pm

Re: surfcasting praia....

Mensagem por SkyloDiabolic »

Ya vocês teem razão mas existem tantas praia que nao teem banhistas e parecem praias desertas se por exemplo fizer surf casting dessas praias possivelmente ninguém me vai multar por isso eu concordo com a proibição de praias do qual tenham banhistas eu tb nao gostava de estar a fazer praia e enfiar un absolve no pé eu tenho cuidado com o material e tenho sempre o local de pesca limpo normalmente maid limpo do que encontrei pois enquanto espero pelo peixe vou limpando o local :) axo we todos deviam fazer o mesmo pois existem locais que estão extremamente sujos mas pronto...pelos vistos este tópico que coloquei provoca muitas discussões (saudáveis) :)
algarvio44
Mensagens: 2
Registado: quarta jun 29, 2011 11:48 pm

Re: surfcasting praia....

Mensagem por algarvio44 »

boas podem responder se eu quiser ir a uma praia em espanha o que tenho que fazer em termos de licenças

obrigado a todos.
:hellllp:
Responder