Lançamentos (das perguntas mais parvas)

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Lançamentos (das perguntas mais parvas)"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Nunx
Mensagens: 74
Registado: quarta fev 06, 2008 1:11 pm

Re: Lançamentos (das perguntas mais parvas)

Mensagem por Nunx »

Eu lanço com o dedo tipo versão B. Estando o drag bem calibrado e após o devido treino não é preciso soltar o fio. O fio solta-se quando atinge o máximo da pressão do lançamento, sem ser necessário qualquer acto consciente para largar o fio.
Quando comecei a pescar, já lá vão muitos anos, também usava a versão A mas na verdade havia sempre um ou outro factor que afectava o sincronismo e lá caía a chumbada a uma dezena de metros. Depois de me afeiçoar ao tipo B... nunca quis mais nada.
Se o drag estiver mal calibrado e se a cana for demasiado parabólica preparem-se para uns cortes com o multi. Nessas situações recomendo ou a dedeira ou um chicote de 2 a 3 vezes o comprimento da cana em mono para o grossito. É o que uso sempre não me vá esquecer da dedeira...
Fiquem bem!
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Lançamentos (das perguntas mais parvas)

Mensagem por Paulo »

Boas.

Eu uso a versão B, mas também fico com "lenhos" nos dedos, principalmente se são muitas noites seguidas.

Mas como já disseram é tudo uma questão de sentir a tensão do fio e notar a altura certa de o "deixar ir".

Uma das técnicas para iniciantes, é marcar um ponto ligeiramente acima do horizonte, por exemplo se for de noite uma estrela, e largar nessa altura.

Em termos teóricos se a cana na horizontal for 180º e na vertical 90º tentar largar no meio (135ª - se estiverem com dificuldades compre um transferidor no chinês :tecla: ). Depois e com o hábito melhores lançamentos vão "saindo" e menos lenhos nos dedos vão aparecendo. :fixe:
Bombeiro666
Mensagens: 54
Registado: domingo jun 12, 2011 1:53 pm

Re: Lançamentos (das perguntas mais parvas)

Mensagem por Bombeiro666 »

He he he. Essas dos lancamentos na vertical aconteceu-me muitas vezes, quando recomecei a pescar.

De resto eu uso o lançamento "B", sempre fui ensinado assim, não sei se e o mais correcto mas é assim que lanço.
As vezes em lançamentos mas radicais o dedo doi bastante, mas nunca ao ponto de ficar assim dessa maneira.
Tem tudo a ver com o timing de libertar o fio. Provavelmente estarás a largar muito tarde.[/quote]


Sim tambem acho que o timing de largar o dedo nao deve ser o melhor!!!
boas pescarias
alcorraz
Mensagens: 10
Registado: quinta dez 25, 2008 8:33 pm

Re: Lançamentos (das perguntas mais parvas)

Mensagem por alcorraz »

Eu também uso a opção B...com a linha na ponta do dedo e quase esticado, nem preciso estar a pensar quando abrir o dedo...quase que sai naturalmente o fio e nunca me cortei a lançar, mas tenho uma dedeira na minha caixa da pesca, porque as vezes há acidentes, como cortes em pedras, golpes... e sempre protege da sujidade e da agua salgada, até chegarmos a casa e continuamos a nossa pesca normalmente...

Quanto ao lançar mais longe depende de muita coisa, cana, bobine do carreto, diâmetro da linha/qualidade, practica ...e penso que se tiveres a chumbada muito próximo da ponta da cana os erros nos lançamentos aumentam.

por isso penso que te vais sair melhor em tentares com a opção B.

é a minha opinião, abraço e boas pescas

:fishcool:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Lançamentos (das perguntas mais parvas)

Mensagem por ffgsoares »

Boas pessoal das pescas

Vou tentar dar a minha opinião sem com isso querer dizer que é a mais certa, sou iniciante por ter começado agora nesta modernidade ( não pesquei durante 12/14 anos) agora estou a aprender estas novas técnicas, mas os lançamentos, e nesta questão de segurar o fio nunca usei outro método senão o que designas de (B). repara,... se comprimires o fio contra a cana,portanto folgado da bobine, a pressão do teu dedo nunca suportará o arranque duma chumbada de 120/140/160g num lançamento, logo a propensão do fio é correr, o que te corta o dedo, se segurares o fio na ponta do dedo, como em (B), fazendo o fio, mais ou menos um ângulo recto entre a bobine e o comprimento da cana, ficas com o fio tenso e sentes o peso da chumbada no dedo, quando lanças só tens de largar o fio no momento exacto em que a cana está muito perto da direcção do mar, depois é afinar com treino para largar no momento ideal para um lançamento mais longo, nota... estamos a falar de surfcasting/pesca ao fundo, não outro tipo de pesca,ok !!!
Penso que isto daria tema de conversa para muito mais atentando a questões técnicas, tipo... balanço da cana, acção da cana, comprimento da mesma, peso e formato da chumbada, comprimento do fio na ponta da cana até á chumbada, espessuras de fio, o tipo de lançamento praticado a morfologia e geito do pescador, etc...
Espero ter ajudado.
Um abraço e boas pescarias :tecla:
Pasalcedas
Mensagens: 6
Registado: domingo jul 24, 2011 3:34 pm

Re: Lançamentos (das perguntas mais parvas)

Mensagem por Pasalcedas »

Bem, sou mesmo básico, digam-me uma coisa: quando lanço a cana onde seguro o fio?? por isso n conseguia lançar em condições, n segurava o fio (:
Avatar do Utilizador
carekapt
Mensagens: 856
Registado: segunda nov 09, 2009 9:31 am

Re: Lançamentos (das perguntas mais parvas)

Mensagem por carekapt »

Pasalcedas Escreveu:Bem, sou mesmo básico, digam-me uma coisa: quando lanço a cana onde seguro o fio?? por isso n conseguia lançar em condições, n segurava o fio (:

Pesquisei algumas imagens e encontrei-te esta:


Imagem

Eu costumo usar a da esquerda, com o cabo do carreto entre os meus dedos.

Espero ter ajudado.


cumps,
carekaPT
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Lançamentos (das perguntas mais parvas)

Mensagem por Panca »

carekapt Escreveu:
Pasalcedas Escreveu:Bem, sou mesmo básico, digam-me uma coisa: quando lanço a cana onde seguro o fio?? por isso n conseguia lançar em condições, n segurava o fio (:

Pesquisei algumas imagens e encontrei-te esta:


Imagem

Eu costumo usar a da esquerda, com o cabo do carreto entre os meus dedos.

Espero ter ajudado.


cumps,
carekaPT
Nem mais e para não sair nenhuma cabeleira ter atenção a que o fio esteja na parte de cima da bobine como mostra na imagem, escusado será dizer que raramente tenho este cuidado a não ser quando forço mais o lançamento :fixe:
Responder