drpauloalmeida Escreveu:... é um fluorcoating, por isso terá alguma elesticidade e alguma invisibilidade, pode ser uma opção, não me prenunciu sobre a matéria pois não sou pró.
Penso que o Gorilla uc4 é um fluorcarbono, e não um fluorcoating. De qualquer forma e para mim, para o surfcasting que faço (maioritariamente nocturno) é um desperdício usar um fluorcarbono para a madre da montagem.
Como o
drpauloalmeida disse há muitos factores que condicionam as nossas escolhas e tipos de montagem a usar, como o estado do mar/tempo, a côr das águas, dia ou noite, espécie alvo, tipo de fundos, lançamentos longos ou curtos, etc, e a partir daqui escolher comprimento/espessura dos estralhos, tipo de anzol (conforme o isco e a espécie alvo), etc.
A minha montagem
todo-o-terreno que utilizo muitas vezes para pescar em areia, e que me permite uma vez chegado à praia e ao local escolhido, 2 ou 3 minutos (no máximo) e tenho a cana à pesca. Então é assim:
|
|
|
madre do carreto Daiwa Tournament 0,23mm
|
|
|
chicote (cauda de rato) cónico 0,205 a acabar em 0,57mm, com aprox. 12mts de comprido
|
|
alfinete com destorcedor de tambor no fim do chicote
|
início da montagem com destorcedor triplo (ver foto).

- dest_triplo.jpg (5.27 KiB) Visto 588 vezes
Gosto destes porque destorcem bastante bem. São mais volumosos e vistosos mas volto a frisar que pesco muito de noite.
Neste destorcedor, aplico o estralho (normalmente pesco só com 1) que variará na sua espessura e comprimento conforme o que se pretenda. Daqui segue também um segmento de linha com 25 a 30cm que irá agarrar à chumbada (ultimamente tenho usado uma linha 0,50mm para este segmento). A união à chumbada é conforme o estado do mar, mas muitas vezes uso a velha laçada dupla para o efeito ( o material está caro e poupança é a ordem do dia

). O tipo de chumbo também varia conforme o estado do mar. Este tipo de montagem permite rapidez na chegada e na partida. Para ir embora, é só retirar o estralho, desengatar o alfinete ao destorcedor e até se pode deixar a chumbada seguir agarrada à montagem... já fica preparada para a sessão seguinte.
Ao chicote costumo
roubar alguns metros à ponta mais grossa (0,57mm) pois é demasiado e retira alguma fluidez ao lançamento. Do lado mais fino também tiro qualquer coisa quando esta ponta é mais fina que o fio do carreto onde vou unir. Mais simples que isto, só
à antiga portuguesa, com laçadas e aselhas.
Não percebo a ideia

do amigo
Bbordie80 com a chumbada de garras. Normalmente só são usadas em situações muito especiais, de mares muito grandes e/ou com fortes correntes laterais.