Urfe (1ªtentativa)
Re: Urfe (1ªtentativa)
Boas
Tenho aqui por casa um saquinho de asas cheio de urfes que fiz a alguns anos atraz, utilizo arame zincado de 1.5 e os destrocedores são maiores e de barril, enrrola muito menos do que com destrocedores normais e se 1 metro acima do urfe colocarem um destrocedor duplo tb de barril então nunca enrrola.
Abraço
Tenho aqui por casa um saquinho de asas cheio de urfes que fiz a alguns anos atraz, utilizo arame zincado de 1.5 e os destrocedores são maiores e de barril, enrrola muito menos do que com destrocedores normais e se 1 metro acima do urfe colocarem um destrocedor duplo tb de barril então nunca enrrola.
Abraço
Mas acho que essa duvida não tem razão de ser...se estiveres a segurar um cabo de sisal de uma dada bitola e eu te puxar, acho que vais sentir o mesmo se estiveres a segurar um cabo de aço com a mesma bitola...só notarias a diferença se o cabo fosse mesmo mesmo muito pesado...penso eu de que...nunca fui à bola com a Física no secundário
se é dúvida tem razão de ser.(lol)
é pá tas a falar de uma força enorme, eu estava me a referir ao notar do peixe pequeno, o peixe maior claro que não faz diferença nota sse sempre.mas se tu dizes que notaste com peixe pequeno,essas tal salemas eu acredito, não vale a pena ironias ou comparações que não tem nada a ver , não compares um peixe(pequeno) com uma pessoa.Mas pelos vistos não se perde nada em sensibilidade , era só isso que queria saber.
é pá tas a falar de uma força enorme, eu estava me a referir ao notar do peixe pequeno, o peixe maior claro que não faz diferença nota sse sempre.mas se tu dizes que notaste com peixe pequeno,essas tal salemas eu acredito, não vale a pena ironias ou comparações que não tem nada a ver , não compares um peixe(pequeno) com uma pessoa.Mas pelos vistos não se perde nada em sensibilidade , era só isso que queria saber.
aznag12 Escreveu:Mas acho que essa duvida não tem razão de ser...se estiveres a segurar um cabo de sisal de uma dada bitola e eu te puxar, acho que vais sentir o mesmo se estiveres a segurar um cabo de aço com a mesma bitola...só notarias a diferença se o cabo fosse mesmo mesmo muito pesado...penso eu de que...nunca fui à bola com a Física no secundário
Não estava a ser irónico e desculpa se de algum modo te ofendi (não era intenção), estava a tentar ilustrar o conceito...se por exemplo tiveres um estralho preso directamente numa chumbada de 200grs e apanhares um peixe pequeno, até dar sinal na ponteira, o peixe vai ter de rebocar 200grs de chumbo....se tiveres o mesmo anzol preso numa chumbada de 50grs, o peixe tem menos trabalho a rebocar a chumbada e a dar sinal na ponteira...se calhar ai notas mais cedo a ferragem!
De um urfe que pode pesar, vou arriscar, 20grs para uma linha de nylon com o mesmo comprimento que pode pesar 1g (também estou a arriscar), qualquer peixe acima destes pesos tanto reboca 1gr como 20grs...penso eu de que.
E as salemas são estas :
Pelo que consegui apurar lá em baixo no Algarve, não são muito apetecíveis, pelo que me explicaram são peixes que se alimentam de limos e algas, logo o sabor da carne não é nada comparado com os peixes que se alimentam de marisco e outros peixes...
cumps,
carekaPT
- joaonumberone
- Utilizador Regular
- Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm
arrghh, %"$#_*`^$&%#&%"carekapt Escreveu:
E as salemas são estas :
Pelo que consegui apurar lá em baixo no Algarve, não são muito apetecíveis, pelo que me explicaram são peixes que se alimentam de limos e algas, logo o sabor da carne não é nada comparado com os peixes que se alimentam de marisco e outros peixes...
cumps,
carekaPT
dasse que peixinho feio, ainda bem que nunca o pesquei.
Ainda gostava de agradecer 1 ou 2 aqui a um amigo do fórum que é da Moita, só para ver se ele sabe fazer e depois vendo-lhe o meu Douto parecer com custos controlados!carekapt Escreveu:Zurc Escreveu:
Na minha opinião ajuda a não ter tantos enleios e também deve dar mais rijidez à montagem, é o que eu acho.
Abraço
Confirmo!
Depois de ler este post arranjei o material, aqui e ali (vareta de inox de 1mm do vizinho soldador, manga termoretractil do amigo mecânico, destorcedores que já tinha em casa), só tive de comprar as pérolas e mesmo assim tive de aquecer a vareta de inox para alargar o buraco...fiz 6 com cerca de 10cm (aconselhado pelo amigo Panca) e só perdi uma, raramente vinham enleadas e quando vinham, era muito mais fácil de desenlear!
Agora estou a pensar em fazer umas mini-urfes com 5 cm...em tempos aconselharam-me uns destorcedores de correr semelhante às urfes, mas com um custo de cerca de 3.5€-4€ se não estou em erro, prefiro ser eu a montá-los!
Portanto, resta-me agradecer ao Zurc por este post!
Obrigado!
Ainda gostava de agradecer 1 ou 2 aqui a um amigo do fórum que é da Moita, só para ver se ele sabe fazer e depois vendo-lhe o meu Douto parecer com custos controlados!
(a repetição não é erro, há pessoal que não ouve bem qd está a ler)
joaonumberone Escreveu: Ainda gostava de agradecer 1 ou 2 aqui a um amigo do fórum que é da Moita, só para ver se ele sabe fazer e depois vendo-lhe o meu Douto parecer com custos controlados!
Ainda gostava de agradecer 1 ou 2 aqui a um amigo do fórum que é da Moita, só para ver se ele sabe fazer e depois vendo-lhe o meu Douto parecer com custos controlados!
É que não percebi nada de nada...
talvez por ainda estar à espera do colega do lado para ir beber um café bem forte...pelas minhas contas, ainda devo 5h de sono à cama do fds passado!
cumps,
carekaPT
- joaonumberone
- Utilizador Regular
- Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm
Ckpt
Agora estou a pensar em fazer umas mini-urfes com 5 cm...em tempos aconselharam-me uns destorcedores de correr semelhante às urfes, mas com um custo de cerca de 3.5€-4€ se não estou em erro, prefiro ser eu a montá-los!
jnb1
[/quote]
ckpt
talvez por ainda estar à espera do colega do lado para ir beber um café bem forte...pelas minhas contas, ainda devo 5h de sono à cama do fds passado!
jnb1
E assim?
jnb1
ckpt
jnb1
E assim?
Depois de um reboot cerebral à base de cafeína (e sem recurso a MP's cof cof), decidi oferecer 2 das mini-urfes que vou fazer ao amigo Nr1...se arranjar alguem que filme, até faço um video-tutorial da coisa (fazer tudo de uma só vez vai ser engraçado...logo eu, um verdadeiro artista da bricolage!)
cumps,
carekaPT
cumps,
carekaPT
Não estava a ser irónico e desculpa se de algum modo te ofendi (não era intenção), estava a tentar ilustrar o conceito...se por exemplo tiveres um estralho preso directamente numa chumbada de 200grs e apanhares um peixe pequeno, até dar sinal na ponteira, o peixe vai ter de rebocar 200grs de chumbo....se tiveres o mesmo anzol preso numa chumbada de 50grs, o peixe tem menos trabalho a........
é na boa, e não me ofendeste em nada, eu estava a falar precisamente de urfes mais pesadas, 120g, 150g, quando eu era miudo (10, 12 anos), pescava uma vez por ano, e não sabia, e ligava o estralho directamente á chumbeira, e ao rebocar vinha peixe e era raro sentir os toques, só quando chegava á minha beira é que eu via que era peixe, tou a falar de peixes pequenos que não conseguiam puxar a chumbada , mas no caso da urfe a sensibilidade deve ser maior pois fica ligado ao arame que está ligado a madre, vou exprimentar umas chumbadas que já vem com arame, é so colocar destorcedor
é na boa, e não me ofendeste em nada, eu estava a falar precisamente de urfes mais pesadas, 120g, 150g, quando eu era miudo (10, 12 anos), pescava uma vez por ano, e não sabia, e ligava o estralho directamente á chumbeira, e ao rebocar vinha peixe e era raro sentir os toques, só quando chegava á minha beira é que eu via que era peixe, tou a falar de peixes pequenos que não conseguiam puxar a chumbada , mas no caso da urfe a sensibilidade deve ser maior pois fica ligado ao arame que está ligado a madre, vou exprimentar umas chumbadas que já vem com arame, é so colocar destorcedor