Lançamentos (das perguntas mais parvas)

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Lançamentos (das perguntas mais parvas)"
na nova versão do site.

krazy_dude
Utilizador Regular
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: Lançamentos (das perguntas mais parvas)

Mensagem por krazy_dude »

P.S: não é pergunta parva coisa nenhuma, quando não se sabe pergunta-se, parvo era continuar a ficar com o dedo assim e não perguntar :fixe:
Eu tambem quando não sei, pergunto, e não são poucas vezes e perguntas do "arco da velha" :D
Abraço :fixe:
zezinho
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Mensagem por zezinho »

Concordo 200% com o krazy_dude. :mrgreen:
Acontece-me o mesmo. :fixe:
drpauloalmeida
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Mensagem por drpauloalmeida »

sempre lançei como na figura b). Penso que o timing de soltar o dedo seja mais fácil desta forma, pois sente-se melhor a tensão no fio.

Em relação aos dedos, já cortei muitas vezes como a maioria dos pescadores (ou não :hummm: ), principalmente no inverno, onde as mãos estão sempre húmidas que torna a pele muito mole e sensível.

Só uso dedal ao corrico, por causo do multi, caso contrário lá vou calejando o dedo :join:

Sem qualquer certeza, diria que a posição a) será melhor para lançamentos onde se usa o polegar para segurar a linha, normalmente quando se usa carretos de bobine móvel...

Um aparte sobre "lenhos" nos dedos: eu a maior parte das vezes que abro um "lenho" num dedo é por tentar esticar uma linha, com dedos húmidos, que se ensarilhou e ganhou muita memória. Por isso fica aqui este aviso, muito cuidado ao esticar linhas de estralhos... :join: :join:
Leo Jesus
Registado: terça mar 22, 2011 8:36 am

Mensagem por Leo Jesus »

krazy_dude Escreveu:Ola João e a todos os love fishermans :P
Olha eu costumo usar a A e a B
Nunca tive esse tipo de problemas, mas tambem digo, nunca pesquei com multifilamento! senão já tinha tido concerteza :mrgreen:
Olha o que as vezes me acontece quando lanço como o B é que não tenho tanta sensibilidade no momento em que se deve largar o dedo do fio, e as vezes sai um super rocket a entrar agua dentro a 20 metros afunda logo :mrgreen: ou as vezes lanço cedo de mais e parece um lançamento que vai bater recordes... e até bate recordes mas é mais na vertical :join:
Abraço
He he he. Essas dos lancamentos na vertical aconteceu-me muitas vezes, quando recomecei a pescar.

De resto eu uso o lançamento "B", sempre fui ensinado assim, não sei se e o mais correcto mas é assim que lanço.
As vezes em lançamentos mas radicais o dedo doi bastante, mas nunca ao ponto de ficar assim dessa maneira.
Tem tudo a ver com o timing de libertar o fio. Provavelmente estarás a largar muito tarde.
levi simao
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Mensagem por levi simao »

parvos são os que preferem ficar na ignorancia......

e eu uso tanto o metodo A como o B talvez sempre o B mas isso é porque nao estas a sincronisar bem o momento do lancamento com o largar o fio mas isso com a pratica aprendes mas tenho uma solucao milagrosa........ compra uma dedeira de surfcasting e ficas descansado.... :fixe: :fixe:
carekapt
Registado: segunda nov 09, 2009 9:31 am

Mensagem por carekapt »

Uso o A, se alguma vez me saiu um B foi por engano ou descuido...

Aproveito o tópico e ponho uma duvida, que penso também se enquadrar aqui, a distância da chumbada em relação à ponteira da cana...inicialmente sentia-me mais 'seguro' com a chumbada mais perto da ponteira, mas com o tempo parece que vou tendo mais distancia , para terem uma noção, quando pescava no rio, tinha a chumbada a cerca de 40-50 cm e agora ultimamente chego a ter mais 20-30 cms de linha entre a chumbada e a ponteira... há alguma 'fórmula' optimizada para o lançamento ?

cumps,
carekaPT
Tainhaalgarve
Registado: quinta jul 23, 2009 11:42 am

Mensagem por Tainhaalgarve »

Eu uso a A...e por vezes tammbém fico com umas boas marcas no dedo...
Podem sempre comprar uma dedeira, para assim poderem esticar os lançamentos com mais confiança e não ficarem com marcas no dedo...eu por acaso ainda não tenho...mas vou arranjar uma mais cedo ou mais tarde.

Com a opção B...tenho a ideia que não se deve conseguir lançar muito longe, pois não se deve controlar melhor o momento de soltar a linha...

Quanto à distância da chumbada...a ideia que tenho é que cada um adapta-se melhor a determinada maneira e determinadas montagens para lançar...será uma questão de treinos...
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Mensagem por Joao Rodrigues »

Obrigado a todos pelas respostas!

Vou tentar fazer melhor...........sem me cortar, claro :join:

Jmr
Responder