Chumbadas

Truques, dicas, ideias, faça você mesmo...
Partilhe as suas ideias, para outros poderem fazer, porque ninguém nasce ensinado.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Chumbadas"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Chumbadas

Mensagem por ffgsoares »

Boas pessoal das pescas
A observação que vou colocar pode até nem ter grande importância mas como ainda não a vi por aqui apresentada e discutida, resolvi colocar.
Normalmente colocam-se aqui assuntos relacionados com o mais diverso material mas nada de chumbadas, desculpem se eu é que ainda não li todos os tópicos deste "nosso", penso que posso dizer, site, respeito pelos mais antigos é muito bonito!
O que observo é o seguinte, as chumbadas para o surfcasting em plena zona de areia, para cá das coroas, para lá das coroas(quem lá chega), nas vertentes das mesmas, nos fundões entre elas... no geral, mas em dias de mar a correr a malta usa a chumbada de pirâmide quadrada ou aquelas tipo torpedo com arames, é o que tenho observado??? certo ?
Eu criei um modelo para fazer essas chumbadas mas em triângulo, uma pirâmide triangular longa, uma pirâmide mais curta onde nasce a argola, para melhorar a recuperação, além de que se o mar estiver a correr o factor triângular tem mais base de assentamento no fundo e o que fica a suportar a corrente são os dois lados em ângulo logo a corrente não a desloca, ... se calhar toda a malta usa e eu estou aqui a dizer um disparate.
Devo dizer que o modelo que fiz foi em resina, fiz uma dúzia de chumbadas e já as experimentei, são óptimas.
Se acharem que merece resposta :grrr2: gostava de saber opiniões, obrigado !
Boas pescarias a todos e um abraço! :tecla: :fixe:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Chumbadas

Mensagem por ffgsoares »

Boas outra vez
Não coloquei o pormenor (peso) :moca: fiz de 140g e 120g, mas para o inverno até podem ter de chegar aos 180g ou mais, claro !!!
Um abraço e boas pescas. :fixe:
Avatar do Utilizador
Kabetula
Mensagens: 116
Registado: quarta dez 22, 2010 9:39 am

Re: Chumbadas

Mensagem por Kabetula »

Boas, ffgsoares eu tmbm tenho um molde para chumbadas em pirâmide e faço com e sem garras no mesmo molde com mar revolto uso com garras e com mar calmo uso sem sem garra consigo melhores alçamentos abraços.
Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: Chumbadas

Mensagem por krazy_dude »

Ola Soares, podes colocar a foto duma delas feita por ti?
Gostava de ver, gosto de ver cenas feitas pelo pessoal :) de vez em quando tambem faço chumbeiras, tanto em piramide e umas que faço nas chaves das rodas dos automoveis, (aquela chaves em cruz) e dão-me jeito e nos lançamentos saiem mesmo bem :D
Abraço e boas pescarias
Avatar do Utilizador
zezinho
Utilizador Regular
Mensagens: 3487
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Re: Chumbadas

Mensagem por zezinho »

e umas que faço nas chaves das rodas dos automoveis, (aquela chaves em cruz) e dão-me jeito e nos lançamentos saiem mesmo bem :D
Faso a mesma coisa com a chave de rodas do automóvel mas a única coisa é que ficam um pouco pesadas. :hahaha: (Ficam bem e sem grande trabalho) e outra mais rectangular, mas só em sítios sem rocha.
Também gostava de ver como fazes.
Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Chumbadas

Mensagem por ffgsoares »

Boas pessoal das pescas
Não sei se vou conseguir tirar fotos, talvez com o telemovel, não tenho máquina,... só coloquei esta questão pelo facto da chumbada ser em pirâmide triangular, não as que costumo ver nas lojas que são em pirâmide mas quadradas.
Este molde que fiz em resina, araldite ou fibra de vidro como lhe queiram chamar tem a particularidade de suportar bem o calor do chumbo pelo facto que tem carbono como carga no componente, embora não se possa fazer muitas seguidas mas 10 ou 12 de cada vez faz bem.
Vou tentar fotografar tudo para a malta ver.
Um abraço e boas pescas a todos :fixe:
Avatar do Utilizador
zezinho
Utilizador Regular
Mensagens: 3487
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Re: Chumbadas

Mensagem por zezinho »

Boas
Nas lojas muitas vezes tem o que os pescadores mais procuram(que pode ser por exemplo mais cilíndricas) o que sai mais barato ou as que tem os moldes e fazem para venda.(por exemplo as pirâmides). Acho eu :hahaha:
Já é bem bom :fixe:
Boas pescarias
Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: Chumbadas

Mensagem por krazy_dude »

zezinho Escreveu:
e umas que faço nas chaves das rodas dos automoveis, (aquela chaves em cruz) e dão-me jeito e nos lançamentos saiem mesmo bem :D
Faso a mesma coisa com a chave de rodas do automóvel mas a única coisa é que ficam um pouco pesadas. :hahaha: (Ficam bem e sem grande trabalho) e outra mais rectangular, mas só em sítios sem rocha.
Também gostava de ver como fazes.
Boas pescarias :fixe:
Vou tentar arranjar maneira de tirar umas fotos... não tenho maquina fotografica e o telemovel tira fotografias com qualidade estilo mega-drive :P e o pior não deixa passar po pc :moca:
Mas vou arranjar maneira de tirar umas fotos, das chumbeiras e dos moldes é isso que gostavas de ver certo?
Olha zezinho não sei se costumas fazer mas s n costumas deixo aqui uma dica, em antes de usares a forma, passa com um dedo em oleo (oleo de fritar batatas ou azeite) e passa o mesmo dedo dentro dos moldes, so humidificar um pouco, nada de por gotas la para dentro! so passar o dedo com o oleo ou quem diz o dedo uma cotonete, vais ver que as chumbeiras saiem mais facilmente, muito mais. se nunca fizeste exprimenta e depois diz :wink: mas atenção a ideia é tocar com o oleo so para lubrificar um bocadito de nada, nada de muitas gotas.
Abraço
Responder