navalha vs lingueirão

Iscos e peixes. Tipos de iscos, peixes e suas particularidades.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"navalha vs lingueirão"
na nova versão do site.

ruiromeu
Mensagens: 35
Registado: sábado mai 28, 2011 8:04 pm

navalha vs lingueirão

Mensagem por ruiromeu »

boas companheiros...
a uns dias atraz fui comprar navalha a uma loja de pesca e fiquei um pouco supreendido quando me disseram que a navalha nesta altura era dificil de arranjar porque estava no defeso mas havia lingueirão.
para minha surpresa,que nem fazia a minima ideia q tambem havia defeso para esta especie e pensava e navalha e lingueirão fosse a mesma coisa.
abr e desde já muito obrigado
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: navalha vs lingueirão

Mensagem por FILIPEPC »

Não são bem iguais não. Mas são semelhantes. E sim estamos no defeso, agora só arranjas clandestinamente.
ruiromeu
Mensagens: 35
Registado: sábado mai 28, 2011 8:04 pm

Re: navalha vs lingueirão

Mensagem por ruiromeu »

e já agora ...em ações de pesca qual é a diferença?
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: navalha vs lingueirão

Mensagem por FILIPEPC »

Epa eu não posso responder a isso de forma concreta, pois sempre me dei melhor com o lingueirão, mas também porque é o que uso mais...
levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: navalha vs lingueirão

Mensagem por levi simao »

FILIPEPC Escreveu:E sim estamos no defeso, agora só arranjas clandestinamente.
onde posso ver essa publicação de defeso pois eu oico falar entre a malta de defeso de isto e aquilo mas na capitanea na porta onde estão lá os editais não está nada...
Avatar do Utilizador
Zurc
Mensagens: 1428
Registado: sábado mai 21, 2011 1:32 pm

Re: navalha vs lingueirão

Mensagem por Zurc »

Boas.

Por norma estas leis/restrições saem no Diário da República.

Abraço
Joao Gordo
Mensagens: 46
Registado: sexta mai 06, 2011 4:19 pm

Re: navalha vs lingueirão

Mensagem por Joao Gordo »

Boas!! :fixe:

Segundo o mais recente Anexo 1 de 11 de Março de 2011, que vem alterar a Portaria n.º 587/2006, de 22 de Junho, a Navalha é o nome comum e que tem por nome cientifico Pharus legumen e o Lingueirão tem como nome cientifico qualquer especie de Solen spp. Mas para efeitos legais o nome comercial que se deve usar para todos eles é de Longeirão, podendo na mesma, as especies de Navalha e Lingeirão ter a sua própria denominação comercial se o nome cientifico for o em cima dito!!
Em termos da época de defeso desconheço que exista Legislação que impeça a sua captura, existe sim restrições a quantidades destes exemplares pescados por dia bem como o seu tamanho minimo de captura :join: :join:

:201:
Joao Gordo
Mensagens: 46
Registado: sexta mai 06, 2011 4:19 pm

Re: navalha vs lingueirão

Mensagem por Joao Gordo »

Boas!! :fixe:

Segundo o mais recente Anexo 1 de 11 de Março de 2011, que vem alterar a Portaria n.º 587/2006, de 22 de Junho, a Navalha é o nome comum e que tem por nome cientifico Pharus legumen e o Lingueirão tem como nome cientifico qualquer especie de Solen spp. Mas para efeitos legais o nome comercial que se deve usar para todos eles é de Longeirão, podendo na mesma, as especies de Navalha e Lingeirão ter a sua própria denominação comercial se o nome cientifico for o em cima dito!!
Em termos da época de defeso desconheço que exista Legislação que impeça a sua captura, existe sim restrições a quantidades destes exemplares pescados por dia bem como o seu tamanho minimo de captura :join: :join:

:201:
Responder