calibrar o carreto
Por mim, o lançamento no surfcasting é com o drag todo fechado. Não percebo essa aflição de ter o drag pré-afinado, já que raramente se ferra um peixe assim que a chumbada cai na água.
Depois, e conhecendo bem o material com que se pesca, rapidamente se coloca o drag na posição adequada. E a pescar na areia, quando temos de parar de enrolar linha para afinar mais ou menos o drag, o "jogo de pernas" também tem uma palavrinha a dizer.
Em cima de pedra ou com pouco espaço, mais vale abrir um pouco demais do que de menos, e no caso de ter peixe ferrado, ter a calma suficiente de ajustar o drag em conformidade com o calibre do oponente na outra ponta da linha. O importante é mesmo não deixar folgar a linha.
Mas pronto, cada qual é como cada um, e o que serve para mim pode não servir para o companheiro do lado.
Depois, e conhecendo bem o material com que se pesca, rapidamente se coloca o drag na posição adequada. E a pescar na areia, quando temos de parar de enrolar linha para afinar mais ou menos o drag, o "jogo de pernas" também tem uma palavrinha a dizer.
Em cima de pedra ou com pouco espaço, mais vale abrir um pouco demais do que de menos, e no caso de ter peixe ferrado, ter a calma suficiente de ajustar o drag em conformidade com o calibre do oponente na outra ponta da linha. O importante é mesmo não deixar folgar a linha.
Mas pronto, cada qual é como cada um, e o que serve para mim pode não servir para o companheiro do lado.
Realmente no surfcasting não será de tanta importancia, porem à boia dá um jeitasso ter o drag afinado para a resistencia maxima do elemento mais fragil da montagem.
Eu pessoalmente tenho o drag "exageradamente" aberto e depois de ferrar o peixe uso o indicador para ir cedendo linha ate afinar o drag.
Eu pessoalmente tenho o drag "exageradamente" aberto e depois de ferrar o peixe uso o indicador para ir cedendo linha ate afinar o drag.
Eu acho que na pesca embarcada, deve ser feita a calibragem na hora e conforme o peixe que estiver, e vai-se adaptando conforme a especie precise ou nao de fio. Como se lida com diferentes peixes e de diversos pesos e diversas maneiras dos gajos puxarem, na VERTICAL, é necesario um conhecimento do carreto que esta a trabalhar e mediante termos o peixe em tensao alterar o drag em conformidade. Por exemplo chego a alterar duas e tres vezes durante uma unica viagem do fundo ate ca acima. Auto controle 
Para mim na praia ou surfcasting faço assim no lançamento não travo a 100% o carreto não vá a ponteira enrolar e xisca-se lá vai tudo pró baléleu mas claro que é preciso conhecer o material para encontrar o ponto certo, na recolha eu gosto é de ir afinando a embreagem ao gosto do peixe mas sempre a enrolar fio quando ele faz mais força sai mais fio quando faz menos força enrolo eu mas sem nunca deixar folgar a linha e mantendo sempre mais ou menos a mesma tensão até o encalhar na areia e o levar pró meu foguareiro porque lá é que ele fica bem heheheh