Dúvida existencial de boia
Re: Dúvida existencial de boia
João, o que eu perco em termos de linha é sempre cerca de 5 a 10 cm por dia... Falando da linha mestra... Lembras-te das montagens que faço, e que se usam pela Costa? Então... o destroçedor que vai ligar ao estralho permite-te que retires apenas esse destroçedor, e o restante vai cair normalmente... Ou seja perdes apenas ali uns minimos centimetros... Nada de especial...
- joaonumberone
- Utilizador Regular
- Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm
Lembro-me bem, também tento fazer as mesmas, podia era haver alguma forma que eu não tivesse reparado, acho que há uns clips que dá pra meter e tirar do fio se tivermos uma laçada na ponta. Não tenho é a certeza que o fio não se parta ao fim de uns tempos!FILIPEPC Escreveu:João, o que eu perco em termos de linha é sempre cerca de 5 a 10 cm por dia... Falando da linha mestra... Lembras-te das montagens que faço, e que se usam pela Costa? Então... o destroçedor que vai ligar ao estralho permite-te que retires apenas esse destroçedor, e o restante vai cair normalmente... Ou seja perdes apenas ali uns minimos centimetros... Nada de especial...
De qualquer modo perde-se à volta de maio palmo, não é pela linha que perco, era mais pela chatice (as casas de pesca tb têm de vender).
Sempre a ajudar obrigado
Eu só sei desta forma, que é a que uso.
Eu não sei muito de pesca, pesco há alguns anos, embora pesque a todas as modalidades, a boia é a que mais gozo me dá, ás vezes até encontro aqui o companheiro Filipe (bom pescador), e apenas entro aqui nesta conversa para deixar alguma da minha experiencia: -Não entendo o porquê de desmanchar a montagem da boia para retirar o carreto, penso e por experiencia própria que esta forma de agir, apenas causa danos ao material, nomeadamente ao porta carreto por muita qualidade que tenha, pois começa a ganhar folgas, as minhas canas da boia, como moro e pesco (aos Sargos) na Costa são montadas em Março e desmontadas em Outubro, pesco quase diáriamente, e tal situação não impede que lave e faça manutenção ao material, no caso das boias fixas, utilizo sempre o mesmo tipo efectuando a montagem por fora o que em caso de dano na boia, é facil a sua substituição, poderei estar errado, mas não tenho tido problemas.
Bom dia Jcaparica, pedia te que te apresentasse ao pessoal nas primeiras apresentações. É sempre de bom tom fazê-lo e cria uma empatia com os restantes.
Bem vindo.
Sobre o que dizes não posso dizer que concordo. O motivo porque se desmancha é simples, podes partir a ponteira da cana, e lavar o material, coisa que se estiver montado durante meses... Imagino o estado em que fica. Para mim não dá. Mesmo que laves nunca é igual... E o carreto também deve ser tratado em cada pesca.
Pode ser uma seca, mas ao fim de anos, nota-se a diferença. Faço questão de lavar o meu material e cuidar bem dele.
Abraço e venham mais sargos.
Bem vindo.
Sobre o que dizes não posso dizer que concordo. O motivo porque se desmancha é simples, podes partir a ponteira da cana, e lavar o material, coisa que se estiver montado durante meses... Imagino o estado em que fica. Para mim não dá. Mesmo que laves nunca é igual... E o carreto também deve ser tratado em cada pesca.
Pode ser uma seca, mas ao fim de anos, nota-se a diferença. Faço questão de lavar o meu material e cuidar bem dele.
Abraço e venham mais sargos.
-
Mario Fialho
- Registado: domingo dez 26, 2010 6:49 pm
Boas pessoal,eu tambem costumo desmanchar tudo, e não é por 5cm de fio que vai haver problemas .
Quanto ao clip e a laçada que o João fala para mim não dá, gosto das coisas simples, quanto menos material para enrolar melhor.
Abraço
Mario Fialho
Quanto ao clip e a laçada que o João fala para mim não dá, gosto das coisas simples, quanto menos material para enrolar melhor.
Abraço
Mario Fialho
OK companheiros cada um de nós terá a sua experiencia, como sempre agi assim e as minhas canas continuam como novas bem como os carretos vou continuar, mas aceito as vossas opiniões. e não se tratra de gastar fio ou não, mas incomoda ferrar um peixe e ter o carreto a dançar na mão, ou ter que fazer enchimentos para o efeito e as minhas canas têm porta carretos fuji), falo por experiencia própria, e tenho um carreto para cada cana, mas como disse na minha apresentação, estou aqui para aprender, pois essa é a minha filosofia de vida,
um abraço!
um abraço!
-
luis amaral
- Registado: quinta jun 26, 2008 8:54 pm
Ola amigo, de facto se pescar todos os dias nao vejo nenhum problema em guardar a cana com o carreto montado depois de lavar tudo correctamente, e tendo a atençao de deixar tudo preso como deve ser, nao va acontecer um azar e partir a ponteira. No entanto penso que no minimo uma vez por semana deve desmontar tudo e fazer uma limpeza a serio a todos os componentes, quer do carreto, quer da cana, inclusive o porta carretos. Quem apenas pesca esporadicamente deve desmontar e fazer a limpeza adequada.jcaparica Escreveu:OK companheiros cada um de nós terá a sua experiencia, como sempre agi assim e as minhas canas continuam como novas bem como os carretos vou continuar, mas aceito as vossas opiniões. e não se tratra de gastar fio ou não, mas incomoda ferrar um peixe e ter o carreto a dançar na mão, ou ter que fazer enchimentos para o efeito e as minhas canas têm porta carretos fuji), falo por experiencia própria, e tenho um carreto para cada cana, mas como disse na minha apresentação, estou aqui para aprender, pois essa é a minha filosofia de vida,
um abraço!
Joao, se quiseres por exemplo tirar o carreto para limpar sem desfazer toda a montagem de boia, abres a asa de cesto, tiras a bobine e tiras todo o carreto menos a respectiva bobine com fio. Podes tratar da limpeza do carreto e tambem da bobine e depois voltas a colocar tudo no sitio. Limpas-te o carreto fora da cana, o que se torna muito mais facil e nao ha perigo de um desleixo partir alguma coisa na cana. a bobine basta puxar um pouco de fio e colocar dentro de agua doce.joaonumberone Escreveu:Pessoal, como é que eu tiro o carreto da cana de boia?
Normalmente monto a boia na linha do carreto para a subir ou descer conforme o fundo.
O problema é que é preciso estar sempre a cortar a linha para recolocar a boia.
Não sei se me fiz entender!
Obrigado
Um abraço.