Pesceiro forte do cão Caminha / Saber ler o mar.

Passaram por um pesqueiro numa determinada altura do ano.
Tirem uma foto indiquem a localização e comentem.
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesceiro forte do cão Caminha / Saber ler o mar."
na nova versão do site.

jsengxx
Registado: segunda mai 16, 2011 1:25 pm

Pesceiro forte do cão Caminha / Saber ler o mar.

Mensagem por jsengxx »

Ola,

Este sábado conto de ir a pesca para caminha, a praia forte de cão e gostava de partilhar algumas fotos que eu fiz hoje para poder ver como se pode ler o mar.
Eu sou um principiante e não sei ler o mar e gostava de saber a fossa opinião mediante as fotos.

Na primeira foto indiquei em preto e com numero 1 uma zona com formação de espuma e em vermelho com numero 2 uma zona sem formação de espuma e ondulação media/forte (acho eu).
Gostava de saber se e preferível mandar o chumbo directo para a zona 1 ou temos que nos posicionar para lançar para a zona 2?
O que vos diz a ondulação?
Do lado esquerdo da foto temos a formação de pedra/rocha para o lado direito banco de área.
A segunda foto e o mesmo local mas a apanhar mais para o lado direito do mar aonde podemos perceber mais a ondulação do mar

foto 1:
http://imageshack.us/photo/my-images/695/snc00005y.jpg/

Foto 2:
http://imageshack.us/photo/my-images/535/snc00006d.jpg/

Cumprimentos,
João Soares
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Pesceiro forte do cão Caminha / Saber ler o mar.

Mensagem por FILIPEPC »

Normalmente onde está mais espumado são zonas mais baixas com cabeços de areia, sendo que as zonas mais verdes ou azuladas, são os fundões.
costaprata
Registado: terça mai 10, 2011 2:05 pm

Mensagem por costaprata »

Pode experimentar.
Aparenta estar aí um bom pesqueiro.

Abraço
jsengxx

Mensagem por jsengxx »

Já experimentei este pesqueiro mas não saiu nada. Estava bastante corrente.
Este sábado fui para cabedelo, Viana do Castelo, e saíram 3 robalos jeitosos.
joaosousa
Utilizador Regular
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Mensagem por joaosousa »

O Cabedelo é um bom pesqueiro, sem dúvida! Eu acabo por apostar mais nele por uma simples razão: é bem mais perto :D E dá para pescar todos os tipos de pesca
Mas esse do forte do cão também é bom, já lá vi saíram uns bons robalos, mas infelizmente eu nao estava para a pesca nesse dia, estava só de passagem! Toda a costa de Caminha a Viana do Castelo, praticamente é boa para a pesca e tem bons acessos, no meu caso o único senão é a distância... Para Surfcasting, a zona de Afife e a praia de Moledo sao muito boas! Para corrico quase toda a extensão, desde que se encontre bons pesqueiros em segurança, e de preferência que se saiba onde os robalos andam a encostar, o que nem sempre é fácil saber-se ^^ mas nada como perguntar na loja de pesca mais próxima, certamente eles saberão :) Para a bóia, gosto especialmente da zona do Carreço, forte de Paçô! Tem pesqueiros interessantes, uns mais que outros, e cada um na sua maré mas é uma questão de levar a cana na mão e procurar, e tentar perceber se estão reunidas condições para algum tipo de pesca e numa próxima vez, fazer uma investida a sério!
Já tenho saudades de aí voltar! Quem sabe agora em Julho :D
jsengxx

Mensagem por jsengxx »

Eu gostava de experimentar a praia do Rodanho mas tenho algum receio em deixar o meu carro la de noite. E uma pouca vergonha o que la se passa durante o dia e de noite!
Costumo deixar o carro no luzia mar e dai ainda e um bom bocado ate a praia do rodanho por isso fica sempre na praia do cabedelo.
costaprata
Registado: terça mai 10, 2011 2:05 pm

Mensagem por costaprata »

Estou a cerca de 200 kms daí, mas o que sucede é idêntico em toda a parte.

O facto de um pesqueiro "correr" numa determinada altura, não quer dizer que aconteça o mesmo noutra. Por exemplo, este fim de semana há previsão de o mar-"chão". Provavelmente não irá correr e muitas vezes a pescaria faz-se em minutos.

Tenho uma situação no passado mês de Abril, em que após fazer uns lançamentos ao corrico, sem sucesso, optei por pescar ao fundo. Isco: sardinha (ou petinga, não me recordo).

As águas à hora da maré (uma grande maré) estavam relativamente claras.

Ao ler o pesqueiro, optei, como geralmente faço, por lançar para o "bico" de uma coroa de areia, junto a um "caneiro". Primeiro lançamento, nada; segundo, começa a cana a bater, vi logo que era um peixe já bom.

Após alguma luta, nomeadamente cá fora, consegui tirar um bom robalo que, pesei, tinha 2,350 kgs.

No lançamento a seguir a chumbada (130 ou 140 grs em pirâmide) ainda se aguentou no local. Depois, nunca mais.

Resultado: Fiz meia dúzia de lançamentos, mas que compensaram.

Quero com isto dizer que muitas vezes em locais onde só conseguimos pescar em hora de maré ou qd o mar está calmo, temos bons resultados. E é com a experiência que vamos aprendendo a ter essa "intuição". Eu costumo chamar a isso a "manha dos pesqueiros"... assim como os peixes têm a sua manha.

Abraço
DiNg0
Registado: quarta abr 22, 2009 11:33 am

Mensagem por DiNg0 »

Olha um camarada de Viana.... :olaaa:

Para surfcasting, tens a zona do Rodanho, Cabedelo, Afife e Praia dos Ingleses(Forte do Paçô). Mais a norte, praticamente toda a zona de Moledo é jeitosa...

Para Spinning, há uma ou outra zona que dá durante uns tempos, depois deixa de dar... Por normal, tem que ser cana na mão e lançamento atrás de lançamento dar coi eles....não há grande soluçao para principiantes(eu incluo-me nisso:P)

Para boia, o Cabedelo dá os seus ares de graça e por acaso, nao tentei ainda Carreço...

Em relação à questao colocada, esse mar ai é quase liso, com umas "ondinhas" de areia, daí tanta espuma...
Responder