Duvida sobe tamanhos minimos de captura

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Duvida sobe tamanhos minimos de captura"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
zezinho
Utilizador Regular
Mensagens: 3487
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Duvida sobe tamanhos minimos de captura

Mensagem por zezinho »

Gostava de saber se estes tamanhos de captura estão actualizados"correctos" que por acaso estava a pesquisa e passei por alguns sites com tamanhos mínimos de captura diferentes dos apresentados neste documento.

http://www.pescador.online.pt/imagens/R ... xo-XII.pdf

Pode se uma duvida um pouco estúpida mas fez-me um pouco de confusão.
E já agora mais uma duvida por exemplo as safias como são da família do sargo o tamanho mínimo é o mesmo?
Agradeço dês já as respostas.
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Duvida sobe tamanhos minimos de captura

Mensagem por FILIPEPC »

Sim, está actual. Os sargos com 15 cm. acho que já está baixo. a familia restante julgo não estar abrangido, mas não tenho certeza. Talvez outro te possa ajudar melhor.
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Duvida sobe tamanhos minimos de captura

Mensagem por drpauloalmeida »

Boas,

Sargos (Diplodus spp.) . . . . . . . . . 150mm.

A expressão spp. após o nome do gênero representa que o mesmo possui diversas espécies. Como a safia e o sargo-veado são do mesmo género "diplodus", o tamanho mínimo de captura será o mesmo para todas espécies de sargos presentes na nossa costa. O que é de lamentar, pois as várias espécies de sargos não atingem a maturidade com a mesma idade... mas é o que temos :no2:

Também acho que deveria ser alterado o tamanho mínimo para sargos, 15cm é muito pouco...

espero ter ajudado.

Abr.
Joao Gordo
Mensagens: 46
Registado: sexta mai 06, 2011 4:19 pm

Re: Duvida sobe tamanhos minimos de captura

Mensagem por Joao Gordo »

Boas!! :fixe:

Segunda a legislação em vigor que é a Portaria 27/2001 todos os especimes da familia Diplodus spp. tem um tamanho minimo de 15, portanto a safia tambem o tem!!

Em termos da maturidade é verdade que nem todos os peixes o atingem com o mesmo tamanho mas geralmente o tamanho é proporcional há idade do animal, logo o que está escrito na lei não é totalmente mentira :nono: !! para terem uma ideia no caso do cherne polyprion americanus um exemplar com cerca de 50 cm terá 1-2 anos agora um com cerca de 70-80 cm já tem 5-6 anos !! :119: :119:

:boia:
Avatar do Utilizador
zezinho
Utilizador Regular
Mensagens: 3487
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Re: Duvida sobe tamanhos minimos de captura

Mensagem por zezinho »

Isto estava me a fazer alguma confusão mas já fique esclarecido muito obrigado a todos pela explicação. :fixe:
Responder