Dúvida - Alteração/modificação no registo de uma embarcação

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Dúvida - Alteração/modificação no registo de uma embarcação"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Dúvida - Alteração/modificação no registo de uma embarca

Mensagem por drpauloalmeida »

É a realidade, cada vez se veem mais artes profissionais a taparem as entradas dos pesqueiros mas está a mudar. Na minha zona cada vez é mais natural a fiscalização, desses mesmos barcos profissionais, pela UCC - GNR (Unidade de Controlo Costeiro), aos quais desde já mostro todo o meu respeito e apoio.
Tive oportunidade de conversar um pouco com dois "agentes" que se explicaram em como as coisas estão a mudar e que cada vez haverá mais fiscalização, maritima/terrestre/aérea, principalmente para a pesca profissional ilegal. Certamente demorará o seu tempo, mas fico feliz por não ignorarem as "nossas"(minhas plo menos) denúncias constantes sobre este tipo de situações.

Em relação à noite de grade, pensei que o vento virado a norte não fosse mau para a pesca, somente tenho como adquirido que vento de Este é que é muito fraco (Surfcasting). A realidade é que não havia peixe ou não estavam com fome, isto se prolongou pelo fim de semana, que se mostrou muito fraco, em termos de peixe.

Aproveito para mais algumas dicas, sou um aprendiz muito interessado. Ora, amanhã estará vento fraco de N/NE, ondulação de 1,6m a cair para 1,2m(perído de uma maré e meia), a temperatura da água nos usuais 15º, influência da lua "excepcional", pesqueiro é o mesmo, um pouco diferente pois existe mais oxigenação das águas(espuma) mas o "rião" aumentou em largura (1ª rebentação está mais afastada), águas continuam um pouco lusas e o fundo é exclusivamente areia.
Se não andarem por lá redes, parecem-me boas condições para a pesca, o que dizem? (depois mostrarei o resultado da pescaria, caso exista...)

faltam outros factores eu sei, mas são os que sei, já que o fim-de-semana foi dedicado ao aperfeitçoamento da técnica do corrico, que ainda esta muito pouco polida :moca:
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Dúvida - Alteração/modificação no registo de uma embarca

Mensagem por Ramiro »

Pela descrição escrita, o que dizer a não ser: há que tentar. O mar nunca prometeu, portanto nunca faltou. :wink:

- Use e abuse de sardinha...
- Tente lá longe, em cima da coroa.
- Tente identificar algum agueiro, que faça uma escoa perpendicular à praia e tente aí.
- Nunca esqueça de tentar à beira... por vezes o peixe está "a morder as botas". Repare por exemplo nas capturas dos spinners, cujos lançamentos são invariavelmente curtos (em comparação com o surfcasting).
- Claro, é também de tentar na "meia via".

Havendo capturas, identifique as condições onde, como e com quê a(s) realizou. As conclusões tiram-se nesse momento.

p.s. Com as grades também se aprende, nem que seja quando se deve ficar em casa :201:

Ficamos então a aguardar pelo relato. :fixe:
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Dúvida - Alteração/modificação no registo de uma embarca

Mensagem por drpauloalmeida »

Pois caro amigo, mas quando chego ao pesqueiro encontram-se onze barcos de pesca ao largo....

Formato do pesqueiro em "U", isto é, duas entradas/saídas nas extremidades e um rião no meio, e 6 barcos numa ponta e 5 barcos noutra ponta.

Ainda tentei a minha sorte e até porque eu gosto de pescar, e não de apanhar peixe, e la tentei: Uma cana só com casulo e outra só com sardine, Após duas horas de luta e nem um toque, nem um isco mordido, optei por abandonar o pesqueiro e esperar por melhores dias, menos frios de preferência (vento moderado de leste... vai lá vai) :join:

Quando ao assunto inicial do tópico, efectivamente dá para registar o motor mais pequeno no barco mas continuo e precisar de carta de marinheiro, caso queria manter o de 9,9cv também registado com o barco...

Solução: Tirar carta de marinheiro ou de patrão local e andar com o que melhor servir para cada jornada, visto utilizar o barco nos meses mais quentes, quando o surfcasting deixa de ser tão interessante.

Abraço,

Paulo Almeida
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Dúvida - Alteração/modificação no registo de uma embarca

Mensagem por Ramiro »

:fixe:
chalesnotori
Mensagens: 1
Registado: terça mai 24, 2011 7:02 pm

Re: Dúvida - Alteração/modificação no registo de uma embarca

Mensagem por chalesnotori »

excelente tópico!!!
Responder