Lingueirão

Iscos e peixes. Tipos de iscos, peixes e suas particularidades.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Lingueirão"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
007kil
Mensagens: 1204
Registado: terça dez 12, 2006 5:05 pm

Re: Lingueirão

Mensagem por 007kil »

Viva a todos
Este tópico já vai longo vi assim por alto e tenho que dar os parabéns ao filipe pela partilha
Como dizia o Pedro aqui no Norte é conhecido como navalha e em Aveiro o Lingueirão é um tipo de peixe pequenino que é bastante eficaz na pesca ao robalo.
Quanto ao alvarinho devo dizer que bem geladinho acompanhado com qualquer petisco é divinal.
Abraços a todos
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Lingueirão

Mensagem por FILIPEPC »

Partilho com gosto. E estou sempre à espera que façam o mesmo.
Pedro percebes-te bem o que eu quis dizer... :fixe: .
Avatar do Utilizador
JoaoL
Mensagens: 159
Registado: quarta fev 02, 2011 10:20 pm

Re: Lingueirão

Mensagem por JoaoL »

Navalha só pesquei uma vez com ela mas não tive resultados há dias para tudo, lembro-me é de à 6 anos para ai tinha eu 11 e de na nazaré a moda era ameijoa pra tudo, era à boia era à chumbadinha e aquilo dava resultado agora vejo menos
Joao Gordo
Mensagens: 46
Registado: sexta mai 06, 2011 4:19 pm

Re: Lingueirão

Mensagem por Joao Gordo »

Boas :fixe:
Segundo informação estudada as duas outras especies que referi são praticamente identicas e acredito que nada mude no que diz respeito a ser um optimo isco para a pescaria!!
Vão ai os links com alguma da informação que estudei
http://species-identification.org/speci ... ry=soorten - Pharus legumen
http://www.marinespecies.org/aphia.php? ... &id=413623 - Solen vagina!!

:201: :fixe:
Avatar do Utilizador
rasta
Mensagens: 776
Registado: domingo jan 23, 2011 11:23 pm

Re: Lingueirão

Mensagem por rasta »

boas tardes.
bem ja utilizei varias vezes, mas foram muitas poucas as vezes em que tirei peixe com ele.
mas ouço falar muito dele como um bom isco para peixes de porte so ainda nao tive foi a minha sorte :hummm:
abraço
luis amaral
Mensagens: 458
Registado: quinta jun 26, 2008 8:54 pm

Re: Lingueirão

Mensagem por luis amaral »

Joao Gordo Escreveu:Bom trabalho felipe!! :music:

Mas só para acrescentar existem mais outra especie na nossa costa que tem pelo nome cientifico de Solen vagina, e outra ainda que se vende no nosso país Pharus legumen. :tecla:
Ola Joao esse solen vagina conheço bem, e o sabor e do melhor :fixe: :fixe: :fixe: convem estar devidamente lavado... e por causa das tais toxinas que o Filipe fala... :hahaha: :hahaha:
Avatar do Utilizador
JoaoL
Mensagens: 159
Registado: quarta fev 02, 2011 10:20 pm

Re: Lingueirão

Mensagem por JoaoL »

acho que para a maçaricada nomeadamente os sargos este "vagina" deve ser uma tentação para os já velhinhos sargos deve ir acompanhado de um comprimidinho azul, um whisky velho e um charuto, para depois da ceia ahahahah sendo assim acho que não compensa andar aos velhotes sai mais caro que na própria peixaria

uma brincadeirinha :join:
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Lingueirão

Mensagem por FILIPEPC »

Depende muito João. Quando se pensa em sargos não se deve nem pode pensar só na boia, como a maioria faz. Tambem acho que na boia, embore seja letal, não é o ideal para os velhos, mas ao fundo, em águas oceanicas é sempre um isco capaz de altas performances...
E depois temos as douradas, que simplesmente o adoram. :fixe: .
Responder