Pescaria embarcada em Setúbal e Sines, que diferenças existe

... para pescadores, caçadores e outros mentirosos
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pescaria embarcada em Setúbal e Sines, que diferenças existe"
na nova versão do site.

sandrodias
Registado: quinta jan 06, 2011 6:24 pm

Pescaria embarcada em Setúbal e Sines, que diferenças existe

Mensagem por sandrodias »

Boas tardes camaradas,

Iniciei-me á cerca de 6 meses na pesca embarcada e nesta última pescaria surgiu-me uma dúvida que agradecia que os entendidos na matéria me ajudassem, uma vez que estou sempre disposto a aprender mais e mais.
Então é assim costumo ir á pesca em dois barcos diferentes e em zonas diferentes, um deles é em Setúbal e o outro é em Sines.
Em Setúbal não passamos dos 35-40 metros de profundidade em Sines já pescamos a uns bons 80metros.
E o que se passou foi o seguinte nesta ultima pescaria em Setúbal usei exactamente a mesma montagem que usei em Sines, uma vez que me tinha corrido muito bem ferrava bem o peixe, corria tudo ás mil maravilhas. Em Setúbal estive desde das 7:00 até ás 11:00 sem apanhar peixe, nem bogas apanhava sentia o peixe ir lá isco no entanto não conseguia ferrar o peixe até que o mestre da embarcação disse-me que tinha os anzóis muito grandes, estava a usar anzol nº2, segui o conselho do mestre a reduzi o tamanho dos anzóis para nº4, daí para frente comecei a apanhar peixe, umas safias boas, uns parguetes, as malditas bogas, uns carapaus, maçacotes etc,
Alguém me explica o porquê de me ter acontecido isto?Em Sines apanhei exactamente as mesma espécie que em Setúbal, a única diferença que verifico é a na profundidade a que pesquei.
No carreto tenho fio multi-filar com diâmetro de 0,26mm, uso um chicote com cerca de 4m de fio mono filar de 0,4mm (cor verde semelhante á cor do fio multi-filar).
As montagens são muito semelhantes, cerca de 2m de comprimento total, uso 3 anzóis, nº2 no anzol de baixo e depois anzol nº4 no restantes, os anzóis estão +ou- á distancia de 35cm.O diâmetro do fio das montagens(madre) é de 0,40mm nos estralhos uso fio de 0,30mm.Costumo usar os estralhos curtos cerca de 20cm.

Se alguém achar que estou a fazer alguma coisa mal, peço-vos que me digam de modo a fazer bem para a próxima pescaria que é já no próximo fim-de-semana.
A minha pergunta é, a profundidade influencia a escolha do anzol?
Estou-me a esquecer de alguma variável que tenha influenciado a má prestação além da falta de jeito

Agradeço desde de já a vossa atenção.
Gandalf
Registado: sexta ago 01, 2008 11:00 am

Re: Pescaria embarcada em Setúbal e Sines, que diferenças ex

Mensagem por Gandalf »

Bom dia Sandrodias,

Eu faço pesca embarcada em Setubal já à uns bons anos.
Já pesquei em Sesimbra, Sines etc...

O que tens que ver é se estás ocm montagens adequadas e anzois adequados à zona onde estás a pescar.
Caso esteja com determinada montagem e azol nº 2 e não estejas a apanhar peixe mas os teus colegas estão, é porque algo está errado no teu equipamento.
Nessas alturas o melhor é perguntares aos colegas que tipo e medida de anzol estão a usar, e depois mudas os teus anzois.
Quando estás a pescar e sentes o peixe na isca sem o conseguires ferrar, deves logo mudar para anzois mais pequenos.
Não te esqueças que dependendo do sitio os peixes podem ser mais pequenos ou maiores.
Tens sempre o mestre da embarcação para te elucidar.

Boas pescarias
Norbi
Registado: terça mai 10, 2011 6:23 pm

Mensagem por Norbi »

Boa Noite a todos,

Vou estar em Setubal no fim de semana 19, 20 e 21 e gostaria de ir à pesca....talvez pesca embarcada. Alguém poderia por favor me indicar quem aluga barcos, ou faz pescarias por la (tel, site internet, etc). Obrigado, um abraço, n
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

sandrodias Escreveu:Se alguém achar que estou a fazer alguma coisa mal, peço-vos que me digam de modo a fazer bem para a próxima pescaria que é já no próximo fim-de-semana.
A minha pergunta é, a profundidade influencia a escolha do anzol?
Estou-me a esquecer de alguma variável que tenha influenciado a má prestação além da falta de jeito
A montagen que usas é uma montagem base que deves ter sempre no saco mas que peca por ser grossa demais... Por norma em setubal chegas a pescar a profundidades entre os 15 e os 40 metros, essas montagens sao desadequadas.... O multi do carreto é exagerado, tornando dificil sentir o peixe se houver aguagem por exemplo ( pois faz muita resistencia na agua fazendo a linha um arco). Um 0.20 por exemplo é mais do que suficiente. O chicote de 0.40 tem um problema.... Tenta esticar uma linha 0.40 e vê qual a sua elasticidade... pouca! entao o que lá está ela a fazer? Tenta arranjar uns 5 a 7 dum 0.30 ou 0.35 com boa elasticidade para esse sector...
Quanto ás montagens...os anzois nao sao mais ou menos adquados aos pesqueiros ou profundidades: Os anzois deverao ser escolhidos é pelos iscos que vais usar, pelo peixe que está nos pesqueiro, e pela forma que o peixe está a comer. assim varias opçoes dentro das nossas xaixas dep esca sao o melhor que podes fazer...
2 ou 3 tipos de anzois com varios tamanhos,
2 ou 3 espessuras de fios 0.35/028 ; 0.30/0.26 ; 0.28/0.23 , permitem-te varias opçoes consoante a cor da agua e do peixe que está no pesqueiro. (mais de 0.28 no estralho só uso em pesca aos grandes!!!!).
2 ou 3 medidas de estralhos (exemplo 20/25/35 cm de comprimento) assim como por exemplo montagem com o anzol de baixo apescar acia da chumbada e outras montagens com ele a pescar a baixo...

Se fizeres estas montagens todas, vai schegar ao fim com cerca de 30 montagens na tua caixa de pesca, vais perderr algum tempo a faze-las mas vais poder ir á pesca com varias opçoes para ter sucesso! Não tenhas medo de experimentar, nao tenhas receio de perguntar a quem vai ao teu lado e nao tenhas problemas em parar de pescar e observar os outros em acçao de pesca... Por vezes nessas pausas adquirimos muita informaçao util! Vai tirando as tuas conclusoes e vai testando vezes sem fim pois só assim podes evoluir como pescador :fixe:
atoni73
Registado: quarta mar 09, 2011 1:20 am

Mensagem por atoni73 »

Meu caro
todas as opiniões que aqui foram descritas são justas. Eu que pesco há cerca de 15 anos desde Peniche a Sines, nunca consigo ter a certeza do que fazer. Ou seja vou sempre adapatando as montagens ao que esta a dar. Uma coisa é certa com mulifilamento no carreto, menos de 9/10m (choque) de mono é pouco. depois de muitas experiencias optei por estar nas tintas para os fios finos e usei madres e estralhos 0,39 fluoro carbono na Marateca (25 Km de Cascais) não havia pargos, mas consegui 26 kg de boas safias e besugos a 70 m . Tudo é aceitável e discutivel, usei os anzois Hayabusa nº 4.
Tripa
Registado: quarta mar 09, 2011 1:08 am

Mensagem por Tripa »

Boa Noite a todos,

Vou estar em Setubal no fim de semana 19, 20 e 21 e gostaria de ir à pesca....talvez pesca embarcada. Alguém poderia por favor me indicar quem aluga barcos, ou faz pescarias por la (tel, site internet, etc). Obrigado, um abraço, n

Caro Amigo deixo-te aqui o numero da embarcaçao na qual eu pesco.. Embarcaçao"MAR e MAR" ..Mestre Manel..
N-967564611
TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Mensagem por TALIBAN »

Antes de mais bem-vindos a ambos e boas pescarias.
Norbi Escreveu:Boa Noite a todos,

Tripa Escreveu:Boa Noite a todos,

Caro Amigo deixo-te aqui o numero da embarcaçao na qual eu pesco.. Embarcaçao"MAR e MAR" ..Mestre Manel..
N-967564611
Com já dei as boas-vindas a ambos agora acho que devem passar pelas "PRIMEIRAS APRESENTAÇÕES" e depois "NOVO TÓPICO" e aí fazerem a vossa apresentação, dizendo o tipo de pesca que fazem e tudo o mais que julgarem por conveniente.
Participem activamente e divertam-se fazendo umas pescas por aqui.
Boa continuação por cá.

Sobre a questão postada, comungo com o que disse o "Pedrolourenço79".

Abraço.

Braga.
Responder