Ajuda..

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Ajuda.."
na nova versão do site.

TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Ajuda..

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
drpauloalmeida Escreveu:
N Moreira Escreveu: não será que taz a fazer algum teste maluco?????
:hahaha: :hahaha: :hahaha: não sei, o teste é simples: após dar o nó (nó de oito ou nó de pérola) para segurar o estralho na crossbead, seguro na crossbead com uma mão e puxo o estralho com a outra, até +- o ponto máximo de distensão da linha. O que me aconteceu por duas vezes foi: o buraco onde passa a linha do estralho simplesmente abriu... não sei se me fiz entender, talvez o desenho ajude.
Eu adquiri umas embalagens de crossbead, dumas das marcas que referiste e devolvias, pelas mesmas razões que enunciaste, ou seja uma das furações não estava correcta. Nunca é demais testar o material.

Abraço.

Braga.
TALIBAN
Utilizador Regular

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Já me estava a esquecer os tamanhos das crossbead, diferem de marca para marca, por exemplo da "Mustad", utilizo o tamanho "S", da "Stonfo", o tamanho dependendo dos fios ou utilizo o "3", o "2,2", ou o "1,82, da Camor, o "3,5" / "S", etc.

Abraço.

Braga.
TALIBAN
Utilizador Regular

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
N Moreira Escreveu:acho no meu entender que quando se faz a montagem das crossbeds na madre se deve fazer o no de oito normal, e não passar duas vezes ou fazer dois nos de oito em cima de um do outro, pois isso acaba por facilitar a quebra da madre da montagem nesse ponto.

as minhas montagens tem no maximo um metro, mas isso sou eu cada uma faz como quer.

acho que uma montagem do tamanho da cana ou parecido so vai é chamar mais bogas e cavalas para os anzois de cima, se fosse so carapaus ainada era como o outro agora tirar bogas e cavalas .

ainda tem mais uma montagem grande , comprida é mais dificil de meter dentro do barco sem correr o risco de partir a ponteira da cana. eu quando levanto a minha montagem da agua para por dentro do barco esta vem a ficar ao meu nivel, e sem problema passoa para dentro do barco, se tivesse uma montagem de imagina dois metros , das duas uma ou tinha de a icar da agua a mao para dentro do barco, ou então tinha de ter uma cana de 5 metros , para a ponteira ficar mais alta e a montagem vir para ao meu nivel. e isto a pescar numa traineira que ate é um barco alto, agora se for num barco pequeno ja o destrocedor bateu na ponteira da cana ainda tems o anzol do fundo dentro de agua .
Caro companheiro relativamente à citação anterior e sobre os quatro parágrafos, gostava de lhe fazer umas perguntas e dar-lhe umas respostas, por isso começo por perguntar se o nó denominado oitos é ou não o constante na fotografia deste tópico, isto é sobre o 1º. parágrafo.

Sobre o 2º. parágrafo, pergunto qual o tamanho dos estralhos que utilizas? Todos os teus estralhos tem o mesmo tamanho?

Vou dar umas respostas, se existir muita aguagem, utilizo estralhos superiores a 40 cm de comprido e se na zona predominar os pargos, estralhos superiores a 40 cm e podem ir até aos 60 cm.

3º. parágrafo, eu não falei em montagens do tamanho da cana, mas sim inferior ao tamanho da cana e aqui existem logo três nuances a ter em conta, se a cana é parabólica, semi-parabólica ou de acção de ponteira. Também não compreendo como é que se apanha mais cavalas ou carapaus, nos anzóis de cima, bom talvez estejam a pescar em águas pouco profundas. Posso dizer que em 2010, fiz 18 pescas embarcadas e entre outras espécies, para exemplo digo que fiz 45 cavalas e 277 sargos, ou seja 6 vezes mais sargos do que cavalas e era na subida, aquando da recuperação da pesca com peixe, que capturei muitas delas. Posso até adiantar que bogas também apanho, mas não sou dos mais comtemplados com elas.

Posso adiantar que não tenho nenhuma cana com 5 metros e tenho montagens com 2,60 m de comprido, pesco com canas de 4 metros e uma de 4,20 m, ponteiras já parti e quem não partiu, mas nunca a levantar peixe. Procuro sempre adaptar as montagens de modo a içar o peixe da água e a chumbada vir para a minha mão, cerca da zona da cintura. Outro pormenor importante é que nunca deixo chegar o destrocedor à ponteira, pois aí sim, é meio caminho andado para se partir uma ponteira e nota importante as ponteiras que uso são em maioria de carbono. Para terminar raramente, mas mesmo muito raramente tenho de levantar o peixe da antepara do barco.

As minhas montagens são feitas em consonância com a cana, o tipo de pesca e a minha pessoa.

Abraço.

Braga.
drpauloalmeida
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Mensagem por drpauloalmeida »

TALIBAN Escreveu: Para terminar raramente, mas mesmo muito raramente tenho de levantar o peixe da antepara do barco..

:hahaha: :hahaha: :hahaha: é sempre peixe pesadíssimo, é como eu :diabo:

Pois realmente até mesmo a dona pediu desculpa por não ter visto que estava a levar aquelas crossbead's, única escolha alternativa disponível "SASAME", disse que eram das melhores, pelo preço deviam ser era de cristal... 3 montagens feitas com "teste" positivo! =D>

sobre as montagens, percebo muito pouco, para a próxima embarcada aos diversos dia 7 vou apenas levar 3 montagens diferentes, tipo1: idêntica à proposta aqui no SdP para diversos; tipo2: estralhos de 60cm e madre 2m; tipo3: especial pargos, só com dois estralhos longos que de início vão com 1m. Várias de cada :mrgreen:
TALIBAN
Utilizador Regular

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
drpauloalmeida Escreveu:
TALIBAN Escreveu: Para terminar raramente, mas mesmo muito raramente tenho de levantar o peixe da antepara do barco..

:hahaha: :hahaha: :hahaha: é sempre peixe pesadíssimo, é como eu :diabo:

Pois realmente até mesmo a dona pediu desculpa por não ter visto que estava a levar aquelas crossbead's, única escolha alternativa disponível "SASAME", disse que eram das melhores, pelo preço deviam ser era de cristal... 3 montagens feitas com "teste" positivo! =D>

sobre as montagens, percebo muito pouco, para a próxima embarcada aos diversos dia 7 vou apenas levar 3 montagens diferentes, tipo1: idêntica à proposta aqui no SdP para diversos; tipo2: estralhos de 60cm e madre 2m; tipo3: especial pargos, só com dois estralhos longos que de início vão com 1m. Várias de cada :mrgreen:
Quando o peixe é pesado, ou são vários, nada melhor que recorrer ao xalavar, o que peço algumas vezes.

A opção nas crossbead da "Sasame" é muito boa, pena é o preço, são demasiado caras.

Sobre as tuas montagens de 2 metros, tens de ter em linha de conta se a tua cana é parabólica e o comprimento da mesma é superior a 3 m?

Fazes a experiência das montagens em acção de pesca e depois ajustas às tuas necessidades.

Abraço.

Braga.
drpauloalmeida

É uma de 3,3m extensível a 3,7m. Ainda não me habituei bem aos 3,7m..

é quase o limite do tamanho, é mesmo para usar com 3,7 e caso necessário posso sempre encurtar.

Também a prática que tenho de embarcada não dá para muito, somente utilizei 1 vez a de dois anzóis para os pargos e os 2 que apanhei nesse dia foram antes de a usar :118:
Última edição por drpauloalmeida em terça mai 03, 2011 12:16 am, editado 1 vez no total.
TALIBAN
Utilizador Regular

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
drpauloalmeida Escreveu:É uma de 3,3m extensível a 3,7m. Ainda não me habituei bem aos 3,7m..

é quase o limite do tamanho, é mesmo para usar com 3,7 e caso necessário posso sempre encurtar.

Também a prática que tenho de embarcada não dá para muito, somente utilizei a de dois anzóis para os pargos e os 2 que apanhei nesse dia foram antes de a usar :118:
Se a cana for semi-parabólica ou de acção de ponteira não há problema com essas montagens de 2 m, com a cana a 3,70m.

Das canas que utilizo só uma é que só faz quatro metros, duas fazem 3 e 4 metros e outra faz 4,20 e 4,80 m, mas raramente utilizo esta medida, só para alguns lançamentos/balançamentos.

Abraço.

Braga.
drpauloalmeida

Eu uso unicamente uma cana para já, é uma NBS Steel Power Boat 3,20/3,70m. Penso que seja semi-parabólica... só sei destingir as de acção de ponteira...

Como somos uma equipa de 5 num barco de +-6m de comprimento e 3,54m de boca, dá para ir sondando o pesqueiro pois temos bastante espaço.

Além de poder usar montagens um pouco maiores, a sua opção por canas maiores têm a ver exclusivamente com a possibilidade de sondar uma maior área ou encontra outras vantagens :?:

Abr.

Paulo
Responder