Linha de Costa

Questões / Sugestões / Críticas
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Linha de Costa"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
pfzeca
Mensagens: 549
Registado: quarta jul 18, 2001 11:00 pm

Linha de Costa

Mensagem por pfzeca »

Boas

Vamos la ver se alguem me é capaz de elucidar qual a " linha de costa " de Portugal Continental.

Alguem tem algum mapa ou carta que defina a linha de costa ? ou cada capitania tem autoridade para criar a "sua" linha de costa ?


Cheira-me que as capitanias andam a inventar linhas de costa por esse Portugal fora, e andamos todos enganados.

Obrigado
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Linha de Costa

Mensagem por joaosousa »

O que é que entende por linha de costa? A linha que separa o mar da terra ou está a falar das fronteiras maritimas?
Avatar do Utilizador
pfzeca
Mensagens: 549
Registado: quarta jul 18, 2001 11:00 pm

Re: Linha de Costa

Mensagem por pfzeca »

Pois , o problema é mesmo esse, considerando a linha de costa a separação terra do mar, como classificamos por exemplo a ilha das berlengas?
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Linha de Costa

Mensagem por joaosousa »

Eu nao sei muito bem aquilo que pretende, mas linha de costa, por definição penso que seja a linha (em média) que separa a terra do mar. As ilhas berlengas são isso mesmo, uma ilha que pertence ao território português :)
Avatar do Utilizador
pfzeca
Mensagens: 549
Registado: quarta jul 18, 2001 11:00 pm

Re: Linha de Costa

Mensagem por pfzeca »

Boas


Pois eu tb pensava que sim, mas sendo que os arrastos só podem ser feitos a 6 milhas da costa, existe nas cartas uma linha designada para esse efeito que passa 6 milhas por fora da costa, até aqui tudo bem, não fosse o caso de essa linha passar 6 milhas por fora dos farilhoes ( ilheus adjacentes da berlenga), logo a berlenga e respectivos ilheus são considerados linha de costa.

E andam "os nossos amigos" PM a multar o pessoal considerando que estao fora do limite.

Abraço
Responder