Carreto para corrico

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Carreto para corrico"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Carreto para corrico

Mensagem por drpauloalmeida »

Boas,

estou a iniciar-me na pesa ao corrico e queria um carreto que fosse bom para isso. A cana será uma Barros Cabo Raso 4,2m. Os pesqueiros serão essecialmente os extensos areais da nossa costa, fundo arenoso e muito raramente fundos mistos. Também ira servir para corrico em molhe, embora também mais esporadicamente. Com buldo, bóia de água, zagaias, na ordem dos 70-90 grs máximo, acho eu :join:

Qual o carreto que me aconselham para um orçamento de 100€ +-25%.

Tenho uns em mente mas não sei que características devo procurar. Ora, tem que ser leve (dah..), o número de rolamentos é importante :?: quantos mais melhor :?: o racio deverá estar em que valores :?:

desculpem estar a carregar o tópico de perguntas, mas não percebo nada de carretos e a escolha é tão grande que me perco facilmente. :hummm:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Carreto para corrico

Mensagem por Paulo »

Eu utilizo o Ultegra XSB 5500, mas podem haver se calhar carretos mais indicados. :fixe:
dave_pescador
Mensagens: 292
Registado: domingo nov 18, 2007 3:48 pm

Re: Carreto para corrico

Mensagem por dave_pescador »

Bom e barato o penn captiva 5000 :fixe:
Ab.
Avatar do Utilizador
paulo robalo
Mensagens: 187
Registado: segunda abr 20, 2009 12:15 pm

Re: Carreto para corrico

Mensagem por paulo robalo »

Boas,

Atenção ao carreto de 100€, para alem da maioria dos carretos não estarem preparados para o corrico, sim, para além de ser uma pesca de desgaste elevado, para o material, quando diz que vai pescar com zagaias....ainda pior, mais vale juntar mais uns €, e comprar um carreto mais robusto.

Um Abraço
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Carreto para corrico

Mensagem por drpauloalmeida »

Não levem a mal, obrigado pelas dicas, mas estava interessado em saber que características são mais importantes na escolha de um carreto para esta técnica (nº de rolamentos, racio, entre outros..).

e visto o orçamento estar baixo, ao que parece, também o que aconselham independentemente do preço (excepto os topos de gama claro).

o Ultegra é um bom carreto sim Por acaso tenho um e tenho uma bobine de 6000 até, mas é muito pesado e o meu cabedal não ajuda.
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Carreto para corrico

Mensagem por Paulo »

Eu disse que tenho o Ultegra XSB 5500 é o modelo mais pequeno, não tem nada a ver com o modelo XSA 6000/10000 :fixe:
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Carreto para corrico

Mensagem por FILIPEPC »

Boas. Os rolamentos a mim não me dizem muito. Para mim 5 ou 6 rolamentos chegam para um carrete funcionar bem em todos os aspectos.
Quanto a características, rápido, forte, com um enrolamento já superior a 80 cm. Normalmente os modelos 6000 shimano e semelhantes de outras marcas e fabricantes( não confudas com os de surfcasting modelo 6000 pois esses têm o mesmo tamanho do modelo 100000) são o ideal para esta técnica.
Falamos de corrico e buldo, não de spinning. Tens alguns modelos como o Penn sargus 6000, shimano spheros pg, shimano ultegra xsb 5500( carretes sempre a rondar as 500 e tal gramas). Em preços a rondar os 125 euros que falas não podemos ir muito além disto.
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Carreto para corrico

Mensagem por drpauloalmeida »

Ok, obrigado pelas opiniões, mas acho que um carreto de 100 e poucos euros ja se consegue bons carertos, com engrenagens em bronze e com meia dúzia de rolamentos (desde que tenha no rodízio, penso que os outros não alteram muito), so ficando a perder no peso em relação a carretos de gama mais alta. É a minha opinião apenas.

O shperos 6000 ou 8000 tem corpo em material um pouco fraco, não gostei.

O ultegra 5500xsb é uma máquina, realmente não é o que estava a pensar, é bem mais pequeno e parece-me o melhor carreto para esta técnica.

Vi também outros, o ultegra CI4 5500 xsa, que é um pouco mais leve que o anterior mas o preço cresce um pouco, compensará? e também vi um dawia capricorn 4500j que é outra máquina, apesar da bobine ser mais curta, achatada, tem um trabalhar que me surpreendeu e também levezinho.

Só não consegui ver o penn sargus que falam, que pelas opiniões também é um carreto a ter em olho...

Ora destes que aqui falei, o que comprariam para pescar ao buldo/boia de água/chumbada ligeira, acompanhado por uma cana Barros Cabo Raso de 4,2 ou 4,5m (ainda não me decidi, preciso experimentar uma de 4,2m para tirar dúvidas).

Os preços destes carretos rondam todos o mesmo preço, dentro do orçamento que falei, 100 +-25%, com excepção do ultegra ci4 550 xsa.

Como gosto de qualidade e poderei investir um pouco mais, se realmente necessário, ficarei grato que me digam o que usam e/ou aconselham para esta arte.

Os pesqueiros serão maioritariamente em areal, com fundo de areia, esporadicamente em molhes.

cumps,

Almeida
Responder