paulo Escreveu:Podes comer cavala à vontade, não é um "peixe porco".
Aliás pelo contrário, raramente vivem em zonas poluídas, podem passar por lá em cardume, mas não andam por lá.
Pessoalmente não aprecio, mas já comi muitas quando voltei a pescar, era o que havia.
Gosto bem mais das sardas (mais raras na costa), são parecidas mas normalmente mais saborosas e gordas.
Hmmm entao vou ver se pesco uma... ou duas... tenho que provar
Obrigado Paulo e ja agora nao me sabes dizer se o processo de preparaçao da cavala é igual aos outros peixes? ou seja, escamar, tirar as entranhas e siga po tacho?
Bom dia.
Já comi frita e cozida (escabeche ainda não)
De qualquer das formas é um peixe que se come bem.
Pessoalmente tambem não aprecio muito pois é um pouco seco no paladar. (para mim)
Nada melhor que exprimentares.
paulo Escreveu:Podes comer cavala à vontade, não é um "peixe porco".
Aliás pelo contrário, raramente vivem em zonas poluídas, podem passar por lá em cardume, mas não andam por lá.
Pessoalmente não aprecio, mas já comi muitas quando voltei a pescar, era o que havia.
Gosto bem mais das sardas (mais raras na costa), são parecidas mas normalmente mais saborosas e gordas.
Bom dia,
Como se destingue a sarda da cavala.?
Já apanhei muitas, mas sinceramente pensava que era a mesma coisa, ou seja poderia ser chamada dos dois nomes.
Quanto há sua confecção, já as comi escaladas na D.Barca ( Portimão ) e estavam deliciosas. Já experimentei fazer em casa em casa e ficaram muito secas, nem se conseguiam comer.
De resto a maioria das pessoas come-as cozidas.
Já agora existe algum truque para que não fiquem secas quando escaladas?
Eu distingo a Cavala da Sarda principalmente pelo tamanho dos olhos, a Sarda tem os olhos bem maiores (correcção em 31.01.2011 - os olhos da Sarda são menores que os da Cavala, como já corrigi mais à frente).
Pode também fazer-se uma conserva em azeite que dá para guardar e... sempre que nos der na vineta ir lá roubar um filetinho para petiscar (hei-de colocar a confecção no local próprio).
No entanto, normalmente a Cavala faz-se cozida por ser um peixe um bocado para o sêco, mas bastante rico em gorduras saudáveis. Deve-se amanhar o peixe e salgá-lo 6 a 8 horas antes de marchar para a panela (isto para o sal lhe "comer" o sangue e apaladar o peixe). Como já alguém disse, para grelhar é melhor a Sarda visto normalmente ser mais gorda.