Buldo ?? Ao robalo ??? help!!!!

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Buldo ?? Ao robalo ??? help!!!!"
na nova versão do site.

Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Buldo ?? Ao robalo ??? help!!!!

Mensagem por Paulo »

Há muitos casos desses. Por vezes quanto mais evoluímos, ou melhor, quanto mais gastamos em material, menos pescamos. :hahaha: :hahaha:

Quando voltei a pescar (depois de uns bons anos de interregno), por alturas do Verão, comprei uma cana de fibra com 3,8 metros, foi o que me aconselharam, segundo me disseram dava para tudo #-o, era uma Browning, atenção era cana não era uma espingarda.

O carreto era de bóia com drag traseiro, da mesma marca.

O vício era tanto que pescava a tudo com aquilo, era bóia (carapau principalmente) de noite, e pesca ao fundo na praia de dia, era pesca na pedra, era tudo. :hahaha: :hahaha: Que me lembre pouco ou nada gradava, na praia era robalos e sargos. À bóia era carapaus e cavalas. Aquilo é que era.

Até que um dia percebi que tinha de comprar material para o fundo. Numa tarde de calor, estava a praia cheia de pescadores. Tudo a pescar ao fundo, as canas mais pequenas tinham 5 metros, e eu no meio com a minha caninha :join: . Ninguém tinha toques, até que eu, sentado ao lado da cana, só vi a ponteira a bater e a passar ao meu lado :119: :119: . Epá, este é grade... pois é, ou melhor era, 3 ou 4 toques, trás.

O que é a beleza da inocência. Além de pescar ao fundo com um carreto de bóia, este era de drag traseiro e ainda por cima pescava com o drag no máximo, claro está. Partiu tudo. :hahaha: :hahaha: Devia ser uma bela dourada. :com:

Depois lá investi em material de fundo, mas comecei baixo. Canas de 10 ou 15 cts na altura. E pescavam, pescavam, pescavam... :hahaha: :hahaha:

Agora tenho ali material +- XPTO, pouco tempo tenho para ir pescar, quando vou, como vou poucas vezes, nem tempo tenho para me fazer ao material. #-o #-o :hahaha: :hahaha:
Mario Fialho
Registado: domingo dez 26, 2010 6:49 pm

Mensagem por Mario Fialho »

Amigo Paulo uma história de pesca como essa vale mais que uma boa dourada,são momentos desses que fazem a pesca valer a pena :fixe: :fixe:

Mario Fialho
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

Mario Fialho Escreveu:Amigo Paulo uma história de pesca como essa vale mais que uma boa dourada,são momentos desses que fazem a pesca valer a pena :fixe: :fixe:

Mario Fialho
Nem mais. :fixe: :fixe:
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Espero então que as minhas próximas palavras façam lógica, senão para todos, pelo menos para alguns...
Todos somos treinadores de bancada, neste caso, o que quero dizer é que todos temos o nosso ideal de site, a nossa forma de estar, de pensar, de agir...
Alguns de vocês não me conhecem, mesmo os que me conhecem é de apenas uma visita( excepto alguns usuários daqui, que não postam, mas sei que aparecem), mas a realdidade é que nutro de amor pela pesca inexplicável. Quando aderi à internet tentei aprender, e acima de tudo conviver, na realidade tenho que agradecer muito aos foruns, conheci gente muito boa, amigos que me acompanham semanalmente, outros embora virtualmente acompanho mesmo diariamente, logo só posso estar feliz com o que conquistei e com o que tento partilhar. Se correu sempre bem? Não, claro que não, a net é um mundo complicado, mas parece-me que aqueles que acreditam que o que sentem pela pesca é muito mais do que apanhar peixe, devem não têr receio e aceitar o que é realmente susceptível de acontecer. Nem sempre ser bem interpretado, ou sermos julgados por quem nao nos conhece, indevidamente. Esse é o tal preço a pagar, aquele que uns não querem... Cada um de vocês que não o faz permite que outros por vezes com interesses, manias, e outras coisas tais, apareçam, e façam da pesca uma coisa pior...
O sitio do pescador foi o 1º site onde comecei a postar, é um site que todos sabem que admiro, porque tem algo que pela net vai escasseando: Liberdade.
O ser humano é por vezes muito cruel, queixa-se a vida toda do que existe, mas a realidade é que se aparecer algo melhor, dificilmente vai defender esse ideal, mesmo sendo aquilo que sempre pregou...
Existem dias em que me sinto cansado da net, por diversos motivos, mas penso sempre que existem pessoas aqui e noutros locais, que estão a começar, outros que necessitam de uma ajuda... Será melhor não responder com medo de aconcelhar mal? Ou deixar a pessoa comprar à toa? fica ao critério de cada um. Eu prefiro, ser aconcelhado, e aconcelhar.
Falando sobre os sites, ou o site em si, eles vivem dos usuários, mas vivem muito do que a moderação consegue fazer, ou seja, palavra puxa palavra, o que estamos aqui a fazer por vezes não acontece, seja por falta de tempo, ou pura inércia, muitos dias é deixado esquecido... E isso sim é penalizador para o forum.
Percebo o cansaço que muitos anos de net podem trazer, mas por vezes simples artigos, simples respostas, demonstrações de material, e os relatos, que são o sumo do que aprendemos aqui e na prática, podem dar ao forum mais dinâmica.
Pede-se portanto à moderação mais energia, e aos usuários mais vontade... Porque o forum somos todos, eu estou sempre a aprender, conto continuar a aprender, e espero que quando não saiba algo, ou dê uma resposta errada, que me corrijam, ou ajudem... É dessa partilha que falo, porque ningúem sabe tudo, ningúem domina todas as técnicas, todos os locais, todos os iscos, e claro que até o pescador mais limitado pode de alguma forma dar algo a um grande pescador, se não na pesca em si, quem sabe se na forma de a vêr, de a sentir...
Nunca me escondi, e ontem ao lêr um forum espanhol vi uma frase que me ficou cá dentro... Talvez vos diga algo, e tentem perceber o significado:
Se luchas... puedes perder, si no luchas... seguro que pierdes.
Este é o meu pequeno contributo para esta temática... Pensem porque será que mesmo com o forum por vezes sozinho( quero dizer obviamente sem a moderação online), ele consegue, com tantos foruns hoje em dia, sêr o 2 mais visitado do país actualmente, e o maior a nível de usuários registados... Porque será? O que aconteceria se com estes ideais, houvesse uma corrente?
Pensem e se chegarem à conclusão que eu cheguei ao fim de poucas semanas de cá andar, postarão um pouco mais, basta têr vontade, e não acharmos que aquele assunto não interessa, pois uma simples palavra, para nós insignificante, para alguns usuários mais recentes, pode significar muito...
E claro aqueles pescadore smais experientes, que por cá passam, deviam ajudar mais, com a vossa capacidade, e conhecimentos isto seria muito mas muito mais dinâmico. Um abraço, e não me interpretem mal.

Sobre o assunto, achei piada e percebi o que o Zé quiz dizer na brincadeira, mas Zé olha que eu tenho me cansado muito mas muito ao spinning, e corrico, sendo que no spinning, chego a andar quilómetros pelas praia fora, e sempre a lançar e recolher. O desgaste é enorme, neste aspecto maior do que no surfcasting, que talvez por eu gostar de falar e estar no convivio :hahaha: prefira o surfcasting, que na minha opinião só se torna mais pesado na questão do carrego do material, que por vezes parece que não termina, e eu adoro isso... :join: , nisso o spinning, é uma pesca bem mais leve e limpa.
É de salutar depois as respostas de alguns membros neste tópico, simplesmente de uma qualidade muito acima da média. Obrigado.
Panca
Utilizador Regular
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Mensagem por Panca »

Filipe sempre em grande =D> =D> =D> =D>

Abraço
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

Pois é Filipe tens razão em muito do que dizes, mas há só uma parte, e que se calhar me toca mais que vou tentar explicar.

Certamente para muitos é um pormenor que faz confusão, para outros que estão aqui há mais tempo, pode ser que não.

Falo da moderação, na pratica quem faz actualmente parte da equipa do site?

1) Eu, o criador do site.

2) O Ramiro e o Mario, como Administradores, na prática são mais meus consultores, ou seja, como não sou perfeito, por vezes preciso receber uns conselhos e umas opiniões acerca de como agir.

3) O Pedro Lourenço como moderador, e aqui como verdadeiro moderador, caso haja algum problema e ele o detectar antes de mim, ou algum dos outros dois Administradores, contacta-me e/ou tenta solucionar a questão.

Agora o que se calhar faz confusão, qual a razão de haver um equipa tão pequena?

Por principio nunca fui a favor de equipas muito grandes, aliás nem era a favor de equipas sequer. Acho que um site (neste caso falando mais de um fórum) deve valer por si próprio, não pelos moderadores, mas pelos utilizadores.

Ou seja um fórum a meu ver deve valer pelo contributo dos utilizadores, não pelo puxar de moderadores. Quando falo de contributo falo tanto de perguntas como de respostas, tudo é contributo.

Apesar deste meu principio há uns anos também entrei na ideia de criar uma equipa. Já que todos os outros (fóruns) tinham, se calhar eu é que estava mal e também devia ter.

Promovi, ou se quiserem premiei, alguns utilizadores mais participativos com um estatuto diferente dos outros utilizadores (menos participativos).

Assim foi criada uma equipa, constituída por moderadores (quem conseguia estar mais tempo on-line) e por colaboradores (quem estava menos tempo mas participava regularmente).

Parece uma ideia interessante, não é?

Uma equipa, utilizadores ajudarem a comunidade a progredir. E realmente isso aconteceu, durante algum tempo.

O problema é quando aparecem "questões" entre membros dessa equipa, e infelizmente isso extravasa para o site.

Mais grave, alguns utilizadores que faziam parte dessa equipa, como eu resolvi não me meter ao barulho entre as guerras entre eles, começaram a tentar acabar com este site, difamando o site, difamando-me a mim perante utilizadores recentes, e criando ao mesmo tempo outro fórum. Estavam na pratica a aqui, a falar mal deste site, a denegrir-me perante utilizadores deste site, para arranjarem utilizadores para o fórum que entretanto criaram.

Graças a isso tudo este site esteve mesmo para acabar, e aqui agradeço publicamente principalmente ao Ramiro que me fez ver as coisas por outro prisma, porque se não fosse ele, há mais de um ano que este fórum tinha fechado.

Depois disto, percebi, que afinal não estava errado, quando achava que a equipa tem de ser pequena e tem de ser pessoas amigas em primeiro lugar, não pessoas conhecidas. Percebi não apenas pelo que aconteceu aqui comigo, mas também pelo que já aconteceu noutros fóruns/sites. Muitos acabaram minados por dentro, por utilizadores que ao faziam parte das equipas ou por utilizadores que ganharam algum estatuto dentro da comunidade.

Sendo assim, percebo o que dizes, se houvesse mais moderadores a puxar pelas coisas teoricamente as coisas seriam melhores em termos de participação.

Mas não, não vou por aí mais nenhuma vez. [-X [-X

Este fórum vai ser o que os utilizadores quiserem que ele seja, na pratica quando eu escrevo, 99% das vezes escrevo como outro utilizador qualquer, apenas posts deste tipo são escritos como o criador do site.

Por isso este fórum tem de valer pelos seus utilizadores, os novos, os velhos, os que perguntam, os que respondem. Todos livres de falar, todos livres de opinar, claro desde que seja com respeito pelos outros e pelas opiniões dos outros.

Pode ser uma utopia, mas é assim que vejo o fórum, e só assim acho que vale a pena a sua existência. Acho que um fórum na Internet deve ser isto. Acho que este fórum só vale a pena existir se for isto.

Para ser isto, depende de vocês, de mim, dos outros 3 membros da equipa, mas depende de forma igual, porque na pratica quando falamos de pesca aqui somos todos iguais, somos todos pescadores.

Espero que percebam.

Abraço.
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Paulo, tu não imaginas o quanto eu te percebo... Por diversas razões. Mas começemos, eu percebi o que disses-te, aliás já pensava assim antes de o dizeres, mas...
Existe sempre um mas não é? :hahaha: .
Eu considero e nunca escondi isso a ninguem o sitio do pescador como um site/forum, que está quase 100% em consonância com os meus ideais, e quando assim é, epa é mexer pouco, mas... a sociedade é cruel como te disse, e o que parece simples de resolver, por vezes torna-se complicado... A solução obvia seria claro aumentar e equipe, e aqui acho que não sendo necessário teres 20 colaboradores, sinceramente tenho ideia de que são poucos os que existem neste preciso momento.
Mas queres que te diga que percebo o teu ponto de vista? Claro que percebo Paulo, e senti na pele isso mesmo que explicas-te. A net, ai a net, enfim, o problema está nas pessoas, e concordo que a escolha deverá ser sempre criteriosa e minunciosa, principalmente, pensando quem são as pessoas, e como elas são... Terão os mesmos ideais? Ou simplesmente os achamos bons pescadores tecnicamente?
É muito complicado por vezes pôr uma equipe a remar toda para o mesmo lado, eu embora o barco tenha andado mais parado, sempre disse que era e sou um admirador deste forum, e das pessoas que ele tem na equipe, neste caso voces os 4... Quando estive com voces, tentei vêr como eram, simples gestos, simples palavras, por vezes dizem muito. Porque por aqui somos muitas vezes induzidos em erro, ou podemos ser enganados, mas pessoalmente a coisa já é diferente.
Uma equipe é isso, pessoas que se entendem, sabem falar, gerir um espaço, e serem humildes quando vêm que não têm razão.
O que não quero é vêr este forum terminar só isso, porque até hoje ganhei economicamente zero com a pesca, mas ganhei tanto humanamente, que lhe estou muito agradecido. Sempre.
É difícil encontrar as palavras ´certas, de forma a que percebam o intuito das minhas palavras, mas a valorização deste site, teria um valôr enorme para a pesca em si... E entristece-me que outros possam reinar, numa forma de estar muito distante daquilo que deveria sêr o que fazêmos aqui e na vida. Os tais donos do nada, como os apelido, que salivam por poder, continuaram a aproveitar-se inteligentemente daquilo que nós usuários permitimos. Não estejas á espera que te agradeçam o facto daquilo que dás, daquilo que transmites, daquilo em que acreditas, porque poucos o farão, eu dou-vos aos 4 um abraço, acho que são pessoas muito dignas e isso para mim é importante.
O difícil Paulo é encontrar o ponto de equilíbrio, entre conseguir um forum bem gerido e a tal isenção e paz em que tu acreditas, assim como de certeza mais alguns usuários, conseguir encontrar essa formula é necessária, não te tenho inveja :hahaha: , pois sei que é complicado...
Mas pede-se mesmo mais intervenção do pessoal, daí te têr dito, que sem pressas, sem precipitações, o forum precisa não de uma equipe de rubgy, mas de uma equipe que seja capaz de o movêr. Caso não seja essa a tua ideia, respeito-a assim como quem gosta do site.
Parece-me que este tópico serve ao menos de alerta aos usuários...Espero que por muitos anos esteja on, o sitio do pescador...
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

Vamos ver Filipe. O fórum continuará a ser o que os utilizadores quiserem que seja. Se não participam, não podem esperar que tenha muito interesse para eles ou para os outros.

Se conseguires ir ao encontro na Figueira depois podemos falar pessoalmente, é mais simples. Grande Abraço. :fixe:
Responder