Talvez a última embarcada do ano

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Talvez a última embarcada do ano"
na nova versão do site.

TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Talvez a última embarcada do ano

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Dia 18DEZ2010, pelas 03H00, concentração junto do Restaurante do “Alfredo”, em Santa Clara – Coimbra, do grupo de pescadores que iria até Peniche, para fazer uma embarcada na “Nau”. Percorremos o trajecto apenas com uma paragem, na área de serviço da Nazaré e cerca das 05H15, lá estávamos a chegar ao cais de embarque, sem novidade.

Às 05H30, zarpámos até ao pesqueiro ainda sem o nascer do sol e para iniciarmos a nossa actividade tivemos de recorrer à luz auxiliar da embarcação e lá vão pescas para baixo, começando por sair uns besugos.

Eu, durante toda a manhã estive mal disposto, mas nada teve haver com o “Gregório” , a causa foi o jantar de Natal do meu serviço, que terminou tarde e teve talvez algo a mais, sei lá, se calhar comi demais… digo eu, isto tudo aliado à falta de descanso deve ter originado o mal estar.

Consegui ferrar uns peixes durante a manhã, tendo até feito algumas triplas de sargos, mas a coisa estava feia e só comi algo pelas 11H00, para ver se vomitava, ó se ficava melhor, começando a ter sinais de que a coisa estava a melhorar.

Durante este tempo existiram umas festas, (uma rodada de minis) e eu nada.

Com a minha arribação, a pesca começou a fluir e a cana começou a trabalhar melhor, apesar do mar estar um pouco trapalhão e dado o vento que se fazia sentir.

Existiu a pausa para almoço, que foi um grelhado de febras e entremeada, sendo só nesta altura que toquei num pouco de vinho tinto.

Daqui para a frente a coisa começou a rolar normalmente, mas o peixe tinha ido almoçar para outras bandas, para além de estar difícil de fisgar.

A pesca resultou em 42 peixes, tratando-se de 3 besugos; 3 carapaus; 1 cavala; 3 choupas; 1 pargo; 30 sargos e 1 serrão. Também capturei um peixe lua que foi devolvido ao mar e não está na contabilidade anterior.

Material utilizado foi a cama Colmic Hypnosys de 4 metros, que tinha aposto um shimano stella 8000 FA, as montagens eram composta, as madres por fios 28,5 e 26mm da seaguar e os estralhos com fios 26 e 23,5mm também da marca já referida, os anzóis foram das marcas sasame e da asari, modelos chinu, maruseigo e yamane.
O isco congelado foi camarão, amêijoa e lula de bico, fresco foi a navalha.

O regresso a casa decorreu sem novidade, com o termo de mais uma pesca embarcada, que pode ter sido a última do corrente ano, apesar do meu estado foi um dia bem passado, como se costuma dizer mais vale um mau dia de pesca, que um bom dia de trabalho.

Abraço.

Braga.

P.S.-Fotografias não existem, como de costume, desta vez até o telemóvel me esqueci em casa.
zedomorto
Registado: terça nov 27, 2007 10:05 pm

Re: Talvez a última embarcada do ano

Mensagem por zedomorto »

Também fiz a última do ano no sabado 18. Sai em Leixões mas o mestre não arriscou sair para o Valongo devido a previssões de algum vento pela manhã e ficamos mais por terra nas Pedras Baixas...foi um dia de peixe porco a rebentar/traçar linhas e mesmo com algumas montagens em 0,40 os dentes dos gajos traçavam tudo demos cabo tiramos cabo mais poitada menos poitada mas a zona estava cheia deles e as fanecas chegavam cá acima sem olhos só com cabeça lombos roidos, etc...safaram-se uma duzia de Sargos outras tantas choupas com medida à tangente (muitas voltaram para a água) e fanecas que davam para escalar, salgar e por a secar para fazer sucedaneos de bacalhau...A minah mulher ficou 4 horas a preparar filetes de Peixe porco (Pampo lá para o Sul).

O que interessa é que ninguem se aleijou, vendi as ultimas rifas do CNM e os 4 a bordo bebemos 2 garrafinhas de tinto para aquecer...agora venham as Festas e para o ano teremos mais.

Um abraço Natalicio do ZedoMorto
José Costa
josegonzalez
Registado: segunda jul 07, 2008 8:54 pm

Mensagem por josegonzalez »

Pois foi no dia 12/10 que fiz a minha ultima pescaria este ano.Como é hábito os segundos domingos são sagrados desde que se consiga ir
Saida de Peniche por volta das seis da manhã em direcção a sul aonde chegamos uma hora e meia depois
Poitada feita e-- por sorte foi a unica durante o dia--lá começamos a nossa faina que se relevou bastante frutuosa para todos os que iam naquele barco
Contas feitas no fim lá consegui trazer 2besugos.1 dourada,1 pargete,10 carapaus e 4o sargos/safias
No barco ainda saiu 1 peixe-galo e 1 pargo.Para final de ano não foi mal

Para todos aqui envio um desejo de BOAS FESTAS E UM ANO NOVO CHEIO DE TUDO DO MELHOR e que os peixes não entrem tambem em crise

josegonzalez
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Boas Braga, parabéns pela pesca. Uma coisa que me intriga nos relatos de embarcada aí mais do norte é se quando falam em sargos falam mesmo de sargos ou de safias?
Aqui a realidade é que safias existem muitas, sargos de barco tem sido bem mais raro. Abraço.
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Obrigado pelos relatos de todos. :fixe:

Filipe vou meter a "foice em seara alheia" mas penso que sejam Sargos Safia, aqui é também essa espécie que se apanha mais na embarcada. Na costa é ao contrário saem muito mais Sargos Legítimos que Sargos Safia.
TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
paulo Escreveu:Obrigado pelos relatos de todos. :fixe:

Filipe vou meter a "foice em seara alheia" mas penso que sejam Sargos Safia, aqui é também essa espécie que se apanha mais na embarcada. Na costa é ao contrário saem muito mais Sargos Legítimos que Sargos Safia.

Pois é Filipe é como o Paulo diz, saem mais sargos safias do que legitimos, muito embora também sejam capturados alguns.

Abraço.

Braga.
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Fico mais descançadp :hahaha: , achava que eu é que andava a pescar mal :hahaha: .
Seja como fôr, tens peixe para um mês.
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Parabéns Braga. =D>

Pelo meu lado só por muita sorte conseguirei ainda uma pescaria embarcada este mês. :cry:

Paciência, não vem mal ao mundo. :roll:
TALIBAN Escreveu:(...) sendo só nesta altura que toquei num pouco de vinho tinto.
Daqui para a frente a coisa começou a rolar normalmente (...)
O 'café frio' é radical :fixe: . É remédio garantido para muitas maleitas a bordo, especialmente o síndrome amarelo-esverdeante. :mrgreen:
Responder