Saida 29-12-08

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Saida 29-12-08"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
lostsoul
Utilizador Regular
Mensagens: 2684
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

Saida 29-12-08

Mensagem por lostsoul »

Eis me de volta depois de algum tempo ausente, e de ferias devido ao período Natalício. :mrgreen:
Aproveitado para que a equipe do JMF se junte para mais uma pescaria, o barco esse é o mesmo de sempre o Behur, eleito quer pela comida, quer pelo mestre.
Desta vez com desistências de ultima hora mas rapidamente resolvidas e com 2 novas aquisições Tiago Ramalho e Jorge Ferreira. Logo prometia ser algo de especial quer pelas estreias na pesca embarcada, ou neste convívio. Desta forma coube me a mim arranjar o material necessário o que foi facilmente resolvido. #-o
Chegado o dia, e depois dos maus tempos para a pratica desta actividade, todos nós esperávamos que o dia se mantivesse sem chuva e sem vento [-o< . O que foi correspondido quase na totalidade, ainda assim um mar bastante suave e manso para as estreias. =D>
Ponto de partida uns reclamam pela bica que não tiveram tempo para beber porque alguém apareceu mais cedo ou se atrasou, enquanto esperávamos pelos mais atrasados do costume fomos bebendo um café que nos foi presenteado pelo Carlos, chegando os restantes membros e o mestre Miguel rumamos em direcção a embarcação e zarpamos rumo ao pesqueiro escolhido pelo mestre.
A nossa frente esperava-nos uma viagem de duas horas, até ao local escolhido, aproveita-mos entretanto para ir petiscando uns pastelinhos e rissóis e umas fatias de Bolo-rei, acompanhado por uma cervejas para alguns.
Ora bem o que vamos comer
Ora bem o que vamos comer
Calhou – me preparar as canas e materiais necessários para puderem pescar, após a escolha de locais e troca de alguns devido à preferência de alguns, e a necessidade de por os novatos a pescar aonde menos atrito de linha pudessem causar, assim sendo a popa do barco ficaram os novatos comigo no meio para ir dando umas dicas e manter as coisas na ordem.
Chegados ao local e após o fundear o barco foram abertas as hostilidades e pelos visto o pesqueiro também não se negou e brindou nos com bons peixes nomeadamente Safias, Choupas, alguns Besugos e Pargos nomeadamente 2 de seguida para uma estreia deveras prometedora: Choupas, Pargo, Besugo, Pargo bem o que se pode dizer o material é bom e esta testado e ensinado,
Tiago e seu 1º Pargo
Tiago e seu 1º Pargo
enquanto uns vao tirando peixe de porte outros iam limpando fundo ( :evil: é um trabalho sujo, mas alguém tem de o fazer) dispensava era as duplas e triplas de Julianas. #-o
Entretanto mais alguém se estreia com um pargo, 8) e ate há quem comece a abusar chegando a tirar 3,
O Abusador e o seu 1º pargo do dia
O Abusador e o seu 1º pargo do dia
abusador. :twisted: Entretanto da minha parte acabou hora da limpeza e começou o cantar das Choupas, como alguns lhe chamam, muitas a rondar a medida mínima legal, devolvidas prontamente ao mar mas com frequência e algum engenho as grandes brindavam as minhas iscadas :twisted: compondo assim uma geleira composta por 4 pargos eheheh.
No meio disto alguém desvia um pargo de um balde, o que veio a ser motivo de risota e discussão o dia todo chegando mesmo o mestre Miguel a dizer que não tinha visto o dono do pargo a apanhar algum ainda, o que claro esta ainda veio a provocar mais risada. Pargo esse que foi devolvido ao devido so ao fim do dia rumo a
Sera este que foi este o desviado
Sera este que foi este o desviado
terra :mrgreen: :mrgreen: :twisted: . Com o desenrolar da manha o mar faz a sua 1 vítima, o Tiago, não aguentou aquele embalar e foi às cordas, não se dando por derrotado continuou a pescar e comer pelo fruta mas ainda assim ainda teve mais algumas conversas de pé de orelha com mar.
Chegada a hora de almoço e após uma mudança de pesqueiro este novo pesqueiro estava uma maravilha mais do mesmo Choupas, Pargo e Safias, já que o meu colega após as conversas com o mar diminuiu um pouco o ritmo, nada de mal com isso. Já o meu 2 pupilo de estreia estava um bocado esmorecido pois os Pargos saiam com alguma regularidade e ele só os via passar, mas não se dando por vencido o Jorge lá tira um parguinho quase sem fazer barulho quase que passava despercebido há malta, não fosse aqui o meu sensor de Pargos a acusar a sua presença ali ao meu lado. :twisted:
Quase que passava despercebido a sua estreia
Quase que passava despercebido a sua estreia
Almoço bem quem conhece o Miguel já sabe que ali não se brinca no que toca a comer e como o próprio diz podem dizer mal do mestre do barco mas do cozinheiro não (são a mesma pessoa) e por acaso ate hoje é sempre uma delicia, mesa posta toca a comer uma massinha de cherne
A Famosa Massada de Cherne
A Famosa Massada de Cherne
e depois umas fatias de bolo trazidas pelo Miguel e pelo Sérgio (a malta agradece, podes dizer a tua mulher para continuar), acompanhadas pelo café e pelos digestivos.
De volta à pesca o pesqueiro continuava bem fornecido mas foi por pouco tempo, obrigando a mais uma mudança de pesqueiro, com pena minha pois as Choupas até estavam a dar gozo pela ousadia, mas não se pode ter tudo.
Neste pesqueiro que se veio a revelar o ultimo só tirei 3 peixes sendo que um deles era mais um pargo perfazendo assim a bela conta de 4, entretanto aos meus colegas do lado pelas conversas que íamos tendo fico a saber que o Joao Araújo apanhou 2 sendo que um devia ser de kilo e tal, e Sérgio também tirou 3 mas não deixou tirar foto deve ter medo que lhe digam que só apanha peixe sem medida :twisted:
Neste ultimo pesqueiro a conversa foi feita com iscas dedicadas aos nossos amigos vermelhos mas de tamanho maior, iscadas maior, pilado e lula mas eles não quiseram nada talvez por andar lá um safio que achou que era altura de brindar o amigo Joao Araújo e que bela luta aquilo deu, foram uns bons 10 minutos a ver quem cedia primeiro, mas acabou por ganhar o pescador.
O anoitecer vinha a passos largos a pesca estava feita ainda assim o Carlos ainda saca um Pargo que mais tarde se veio a verificar que era uma Bica, a gajos que são uns sortudos.
Bem o dia estava feito a viagem de regresso estava a decorrer enquanto nós íamos conversando e discutindo o que se passou em cada pesqueiro e ou com aquele peixe, as cervejas iam passando fresquinhas a acompanhar, uma bela surpresa do nosso amigo Araújo, uma carne frita.
Um dia bem passado, muito convivo, muita paródia, algum peixe e a certeza que temos de repetir novamente.
Após conversa com os estreantes deu para perceber que estavam de acordo que foi um bom dia, bem passado e se possível a repetir numa próxima oportunidade.

Fotos minhas nao há ja que foi "empurrado" para professor e Fotografo :mrgreen: Depois a mim ninguem tirou :mrgreen:
Avatar do Utilizador
lostsoul
Utilizador Regular
Mensagens: 2684
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

Re: Saida 29-12-08

Mensagem por lostsoul »

aqui fica as restantes fotos :roll:
Segura ai que estou estoirado
Segura ai que estou estoirado
a Bica que ia sendo Pargo
a Bica que ia sendo Pargo
Bem so posso dizer que venha a proxima oportunidade de ir a pesca que isto agora anda em tempo de seca :evil:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Saida 29-12-08

Mensagem por Paulo »

Parabéns Bruno... pelo tempo bem passado na pesca, e pelo relato com que nos brindaste. =D> =D> =D>
Avatar do Utilizador
pedro galiar
Mensagens: 468
Registado: sábado abr 05, 2008 2:34 pm

Re: Saida 29-12-08

Mensagem por pedro galiar »

parabens bruno pelo relato e pela pescaria =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: Saida 29-12-08

Mensagem por rui valerio »

Ainda me mudo para o sul!!! Raios partam o mar do norte que não me deixa pescar!! :evil: :evil: :evil:

Parabéns aos intervenientes, foi uma bela pescaria... o relato também está ao nível! =D> =D>

Essa massinha de cherne anda-me aqui a dar umas ideias, que é melhor nem contar!! [-o< [-o<
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: Saida 29-12-08

Mensagem por aranha »

já somos dois Rui a precisar de mudar de ares #-o

Parabens Bruno =D> =D> =D> =D>
Avatar do Utilizador
lostsoul
Utilizador Regular
Mensagens: 2684
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

Re: Saida 29-12-08

Mensagem por lostsoul »

O Sr. Paulo Boss :mrgreen:
é so pra informar que aquela tabela de actividade dos peixes esta certinha que nem um relogio suiço =D> =D> =D>
as melhores de pesca foram ate as 7-9 horas e deois do 12 ate 1.30 e pausa pra almoço que isso é muito importante e depois de almoço ja nao foi mesma coisa tivemos apenas mais uns 20minutos e depois um deserto :evil:

epa a malta ca ao sul pode nao pescar muito :^o :^o mas alimenta-se bem e bebe :twisted: :twisted: :mrgreen: :mrgreen: ,

epa so tenho pena de nao poder fazer isto com mais frequencia mas sempre que poder estara por aqui :mrgreen:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Saida 29-12-08

Mensagem por Paulo »

lostsoul Escreveu:O Sr. Paulo Boss :mrgreen:
é so pra informar que aquela tabela de actividade dos peixes esta certinha que nem um relogio suiço =D> =D> =D>
Ela tem sido afinada. :wink: E a ideia é dar à malta mais uma ajudinha na pesca. Não tenho mais pretensões do que isso.

Na pesca da costa costumo guiar-me bastante por ela... infelizmente quando tento provar que está errada, e vou pescar em alturas de fraca actividade, levo sempre com um deserto de toques impressionante. :shock:

Na embarcada é mais difícil tirar conclusões porque a malta salta de pesqueiro em pesqueiro na procura de peixe, nada garante que um sítio que está a dar peixe com baixa actividade não podia ter dados muito mais, ou vir a dar muito mais, com uma actividade maior. :wink:
Responder