Bacalhau da Noruega

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Bacalhau da Noruega"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Bacalhau da Noruega

Mensagem por FILIPEPC »

Boas a todos.

Volto com mais um relato duma pescaria nas terras do bacalhau...

Depois da ultima pescaria já lá tinha ido umas vezes mas o peixe não queria nada comigo. Também vim a saber que por aqui o peixe gosta das águas mais frias, o que até não de estranhar não é! Eheheh
Das outras vezes também não tinha investido nas melhores horas do dia para ir à pesca, que por cá são as mesmas que aí em Portugal. Ou seja o amanhecer e o anoitecer!

Imagem



Foi então que programei a pesca com o pessoal do trabalho, em que partiríamos para o pesqueiro no primeiro autocarro das 6 da manhã. Sim de autocarro, porque ainda não pensei em ter carro porque a rede de transportes é muito boa, e o passe é bastante versátil, pois dá para todos os transportes, metro, eléctrico, autocarro e ferryboat. Portanto sim vou para a pesca de transportes públicos...



Eram 5h45 e já estava os meus três colegas, Rui, Marcelo e Daniel, à minha porta prontos para rumar ao pesqueiro. Como era cedinho o autocarro vai quase directo e não pára em quase nenhuma paragem em menos de 20min já estávamos no local a montar o material.


Quase não havia claridade e já estávamos todos à pesca, logo aí fiquei contente por ter começado a pescar ainda antes do nascer do sol, mas tinha uma contrapartida que era a temperatura, os termómetros deviam rondar os -2ºC até aos 0ºC, e assim se manteve de certeza até por volta das 8h30.
Com a pouca claridade que havia conseguíamos ver que o peixe estava activo. Sim via-se e ouvia-se o peixe a saltar e a comer à tona da água, que com o avançar do dia de para ver que existe por lá muito peixe enguia, a bicar à superfície que tanto, que tanto os peixes predadores adoram. Pena não ter conseguido apanhar bem nas fotos a quantidade desses peixes que havia.

Então cada um escolheu o seu pesqueiro para iniciar a pesca e vai de começar de dar vida às nossas amostras. Eu escolhi o pesqueiro onde estava os peixes a saltar, e avisem todos os meus colegas, para não se afastarem muito e lançarem para aquela pequena baia, onde pensava eu que podiamos ter algum sucesso.
Já ia eu no 3º ou 4º lançamento, com a minha amostra matadora (ainda só apanhou dois peixes mas das que tenho foi a unica que apanhou, eheheh), e sinto um peso, e digo peso porque não foi bem um puxão. Mesmo assim faço a ferragem e começo a recolher e só sentia peso, ainda pensei que fosse um monte de limo, sim por cá também há disso, mas a meio caminho lá sinto uma cabeçada e outra e outra. Vi logo que era peixe, e pimpa já cá estava fora o primeiro. Era um badejo a rondar as 800gr. Fiquei todo contente o dia começava bem. Continuem a insistir no mesmo sitio e nada...

Imagem

Nisto do outro lado da mesma pequena baía estava o Marcelo a pescar. Ele já tinha perdido uma das minhas amostras e como a cana dele requer gramagens mais pesadas, disse-lhe que ele ia pescar ao buldo pois o Daniel tinha um buldo. Ajudo-o a fazer a montagem monto-lhe um pequeno Raglou branco e disse-lhe como funcionava a coisa. Lanças e recolhes devagar, simples simples. Isto porque os meus colegas embora tenham algumas noções de pesca ainda são verdinhos.
Ao segundo lançamento o Marcelo crava um peixe, começa a recolher devagar e fui logo para o lado dele para ajudá-lo a pôr a seco. Estava feito o segundo badejo do dia este maior do que o meu.
Então começo a pescar ao lado dele a lançar já mais numa ponta duma pedra e ferro uma cavala jeitosa e bem gorda.
Embora os meus outros dois colegas ainda não tivessem apanhado nada já estávamos todos contentes com a pescaria até ao momento.
Digo a todos para virem para aquela pedra pois dava para pescarmos todos dali pois o peixe estava lá.
Passado mais uma meia hora o Marcelo tira mais uma cavala e continuávamos a ser os dois os únicos a facturar.
Mais uns lançamentos e é a vez do Daniel ter peixe na linha mas este não quis vir ter com ele e desferrou-se a meio caminho para grande pena minha. Pois o Daniel era o meu único colega que só começou a pescar comigo aqui na Noruega e ainda não teve o prazer de tirar um peixe...
Nos segundos que teve o peixe ferrado deu bem para ver a cara de satisfação e de alegria. Mas ele não desmoraliza e disse que só lhe dá vontade de pescar mais, e para mim é muito bom ouvir isso e sentir isso. Pois também já passei pelo mesmo, alguns de vocês também já sentiram isso, e outros já o viram isto estampado na minha cara.

Imagem

Imagem

A pesca é mesmo uma "coisa" que eu gosto. Uma "coisa" boa!

Voltando à pesca. Já o sol tinha nascido mas o frio ainda se sentia e estou a recolher a minha amostra matadora e nos últimos metros pimpa uma forte pancada na cana, e este já era um peso grande, começo a recolher, não muito pois o peixe ferrou-se mesmo nos últimos 3 metros, e vejo a bocarra do meu primeiro bacalhau da Noruega.
Entre as pedras lá consigo pôr o gajo aos meus pés. Vinha muito bem ferrado com a amostra toda dentro da boca. Estava com fome o gajo, mas não sei como. Pois em casa a limpá-lo, no estômago tinha 8 caranguejos grandinhos.
Já tinha uma boa pescaria, mas ainda tinha tempo para mais uma hora de pesca.
A actividade começava ser menor e começámos a mudar de pesqueiros e fomos andando. Nisto lembrei-me que podia não ser só dos pesqueiros e decidi dar descanso à minha amostra matadora, que bem merecia pois já tinha feito 3 peixes. E mudo para uma amostra que tinha comprado no dia anterior de cor prateada e tons vermelhos, mais clara que a anterior. E foi certinho! Ao primeiro lançamento de estreia desta amostra ferra logo mais uma cavala gorda como a outra. Estás cá com uma sorte hoje!
Andámos mais um bocado e era a vez do Rui tirar o seu primeiro peixe do dia. Outra cavala.
A pescaria estava mesmo boa mas estava na altura de começar a voltar para trás. Ainda fomos fazer mais uns lançamentos à pequena baía onde começámos e Rui ainda tirou mais uma cavala.


Estava feita a pescaria pois ainda era dia de trabalho. Tinha de voltar a casa deixar o material e o peixe, e ainda queria tomar um banho para ir fresquinho e com energias revigoradas para mais um dia de trabalho.

Imagem

Imagem


Espero em breve voltar com mais relatos geladinhos da Noruega.



Material:
Cana: Shimano Nasci 9'' MH
Carreto: Shimano Nexave 4000FC
Linha: PowerPro 0.19 vermelha
Terminal: Sufix 100% 0.40
Amostras: Kinetic MaxiGobi 18gr, Toby da AbuGarcia 18gr.


Grande abraço e saudades,

Guilherme( Guilhas)
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Bacalhau da Noruega

Mensagem por joaonumberone »

Ainda bem que já estás ambientado e pelos vistos com malta de 1ª.
Um abração Guilherme.
Luis Passeiro
Mensagens: 216
Registado: sexta out 30, 2009 11:11 pm

Re: Bacalhau da Noruega

Mensagem por Luis Passeiro »

Aí não fazes tu uma pesca de cueca molhada, pois não? :join:

Já andava á muito tempo á espera de um relato teu.
Belos peixes amigo, parabéns. :fixe:

Tenho ido á Lagoa nos ultimos tempos, não é a mesma coisa, mesmo indo com a melhor das companhias... Tou sempre a olhar para trás a pensar: "Porra esqueci-me de algo..."

Fazes cá falta "chavalo".

Um abraço aqui de longe.
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Bacalhau da Noruega

Mensagem por Panca »

Fico contente por ver que ja estas ambientado á nova vida companheiro e que arranjas-te malta do melhor para te acompanhar no que gostas de fazer, manda mais noticias para o povo que ficamos todos satisfeitos por saber que as coisas estão a correr bem :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Bacalhau da Noruega

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Bom relato, é bom saber que tudo corre bem com os nossos camaradas lá fora e ainda por cima com belas pescarias. Obrigado pela partilha :fixe:

Abraço
Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: Bacalhau da Noruega

Mensagem por krazy_dude »

Muito bom relato
e que belos peixes, são badejos mesmo, especie igual à de cá? :hummm:
Continuem a malhar neles todos e que tudo vos corra bem por ai,
Abraço Filipe e companhia :fixe:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Bacalhau da Noruega

Mensagem por ffgsoares »

Grande amigo Guilherme, que bela pescaria e mais que isso, companheiros de faina do melhor, parece que já estás em "casa".

Isso é que é porreiro ó Guilherme, um gajo ambientar-se e sentir-se bem, ajuda a tornar o tempo mais leve !

Bem, agora é que podes dizer que já sacaste um belo bacalhau, grande pescaria :join:

Um grande abraço e tudo a correr bem por aí ! :fixe:
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: Bacalhau da Noruega

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,

Belos peixes, num sítio bonito de águas calmas, muito bom!
Parabens e obrigado pela partilha :fixe:

Cumprimentos,
Roberto
Responder