Noite de bóia com o mestre do Parkour- Day one

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Noite de bóia com o mestre do Parkour- Day one"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Noite de bóia com o mestre do Parkour- Day one

Mensagem por FILIPEPC »

Já há algum tempo que andava a apetecer-me ir fazer uma bóia à noite com o Filipe. É das pescas que mais gosto de fazer no Verão... O ano passado ainda tivemos a oportunidade de fazer algumas, e este ano seria a primeira. Estava um dia mesmo daqueles que eu gosto... Eram 20h e ainda se sentia o bafo.

Tínhamos combinado em minha casa por volta das 19:30h, e assim foi...
Assim que chegou, estavam umas batatas fritas em cima da mesa da minha cozinha que foi num instante que desapareceram... Impressionante... Depois ainda tem a lata de dizer que eu sou galifão, e que como muito, etc etc... Hahaha!

Como ele costuma sempre chegar 15 minutos depois a hora combinada, eu nunca preparo as coisas com muita antecedência. Costumo sempre começar a arranjar as coisas mais ou menos à hora que combinei com ele, dando o desconto dos 15 minutos, que é o tempo de ele chegar e assim nunca fico à espera. Mas desta vez, trocou-me as voltas, e às 19:30h chegou mesmo à minha casa...

Ele só dizia: - "Epá, ó Miguel despacha-te… Daqui a nada chegamos lá e já é de noite… Tenho sempre de esperar por ti... Blá Blá Blá Blá..." Quem o ouvir falar, até pensa que é verdade... Tem cá uma lata o menino...
Saímos da minha casa por volta das 19:45h e às 20:10h mais ou menos já estávamos no pesqueiro.

Queríamos ter chegado ao pesqueiro ainda de dia, para ver onde púnhamos os pés... No entanto já não conseguimos. Quando acabámos de fazer as montagens da bóia, já era noite. Era a primeira vez que pescávamos de noite naquele sítio e se de dia já é perigoso, à noite a situação ainda se complica mais.

É um pesqueiro em Sesimbra, chamado Pés de Galo. Para quem não conhece, é um género dum molhe composto por grandes blocos de pedra em forma de uns pés de galo, como o próprio nome indica. O perigo do pesqueiro em si não são os blocos, mas sim o grande espaço que há entre eles... Criando buracos enormes com mais de 3 ou 4 metros de profundidade…

Bem, continuando... Estava eu a preparar-me para descer e quando olho, já o Filipe ia a meio caminho. Parecia um macaco a saltar de pedra em pedra! Eu só me ria e ele dizia-me: - "Epá… Sabes que eu fiz muitos anos isto no Algarve... Já tenho muita prática!" Hahaha

Agora era a minha vez de começar a descer, e havia que ter calma. Tinha as duas mãos ocupadas, e uma mochila às costas.
Estava eu a escolher as pedras por onde ia descer, já o Filipe estava lá em baixo e tinha encontrado um bom sítio para ficarmos. Vendo-me em dificuldades, perguntou-me se queria ajuda para descer... Disse-lhe logo que sim, e vejo-o novamente de pedra em pedra a subir aquilo tudo, parecia que estava a fazer Parkour, Hahaha!! Chegando ao pé de mim, levou-me a cana e o balde, e ai já consegui descer com alguma facilidade...

Após chegarmos às pedras que ele tinha escolhido, estava na hora de esticarmos as varas e ver se andava lá alguma coisa... O Filipe estava a pescar com uma das suas canas preferidas de bóia, que tantas felicidades lhe tem dado, a Cormoura Corstrong 6 mt e eu com a Tubertini Linea 2.0 Evo 6 mt.

Nos primeiros lançamentos ferrei um Carapau e logo de seguida uma Cavala. E o Filipe? Nada! Claro que tive logo de começar-lhe a martelar a cabeça com aquelas frases do género: - "Epá... Olha que eu não dou aulas de borla..."; "Vê lá se começas a dar pica, que isto assim torna-se chato..." etc..
Quase todas as vezes que vamos à pesca, arranjamos competição em alguma coisa... Nem que seja quem lança mais longe, ou quem dá o nó XPTO mais rápido. Estamos sempre em competição…

Mas é uma competição saudável. Adoro pescar com o Filipe, é uma pessoa espetacular com quem me sinto mesmo bem. Ainda me lembro quando nos conhecemos.. Foi na Ponta do Mato, tinha eu mais ou menos 15 anos... Nem eu sabia o amigo que ia arranjar...

Após eu ter ferrado os dois peixes, não sentimos mais nada… Devo ter apanhados os únicos dois que por lá andavam…

Foi então que decidimos mudar de sítio... Mais uma vez, lá ia o Filipe à frente a fazer Parkour e eu atrás. Após uns 5 minutos a saltarmos de pedra em pedra, encontrámos novo poiso. Vai de esticar as canas novamente e dar continuidade à competição...

Eu estava a iscar com camarão e ele com sardinha. Após alguns lançamentos, o Filipe deu com eles e foi um instante enquanto se pôs à frente do marcador, 3-2 para ele!


O Mestre do Parkour em acção ...


Tinha de raciocinar rápido se não queria perder... Foi então que meti a bóia a 5,5 mt mais ou menos e comecei a lançar para de trás de uma pedra que se encontrava submersa a uns 10 metros de mim mais ou menos. E sabem que mais? BINGO! Tinha acabado de dar com umas safias que deveriam andar por lá a mariscar... É verdade que não eram muito grandes, mas já davam gozo a tirar. Era quase lançamento sim, lançamento sim... O Filipe entretanto leva uma valente marretada, do que devia ser um bom dentuças... Nem o conseguiu tirar do fundo, a cana bem vergou mas como tinha o carreto com a embraiagem um pouco aberta, foi o suficiente para o peixe continuar a crescer. Ali num instante virei o marcador e o placar já apontava 10-8 para mim. O Filipe entretanto apanhou uma faneca e ficou 10-9.

Tínhamos encontrado um bom sítio, mas com a subida da maré, a água estava a lamber-nos os calcanhares e fomos obrigados a mudar de sítio novamente... Depois de tanta troca de sítio e de andar de um lado para o outro em cima das pedras, até já me sentia à vontade e foi num instante enquanto trocamos de poiso novamente.
Encontrámos umas pedras que permitiam-nos pescar até à hora de irmos embora, sem mais mudanças…
Vai de esticar as varas de novo e no primeiro lançamento, embrulhei a linha numa pedra que estava atrás de mim. Ainda andei lá de volta a tentar soltar a montagem, mas o cansaço físico já não me permitia raciocinar da melhor forma... Decidi dar por terminada a pesca, cortei a montagem e dei oportunidade ao Filipe de empatar. Assim foi, lá sacou mais um peixito e decidimos que estava dada por terminada a pescaria, ficando o resultado final em 10-10.

Agora era a pior parte mesmo... Só me apetecia encostar nas pedras e adormecer, não queria acreditar que tinha de subir aquilo tudo novamente... Mas tinha de ser... Com algum custo lá subimos tudo novamente e chegamos até ao carro. Assim que me sentei, só me apetecia fechar os olhos... Mas não podia... No dia a seguir eu ia trabalhar e o Filipe tinha uma longa viagem pela frente até ao Algarve.

Depois de mais um dia de trabalho, nada melhor que acabar o dia à pesca com um grande amigo. Foi mais uma excelente noite de Bóia, com direito a aula de Parkour e tudo, onde a boa disposição reinou como sempre.

Chegando a casa ainda houve tempo para tirar duas fotografias...




Imagem

Imagem
Imagem




Material:

Canas: Tubertini Linea 2.0 Evo 6mt; Cormoura Corstrong 6 mt
Carretos: Shimano Twin Power FB 5000; Shimano Biomaster C5000
Linhas: Sufix 832; Flomax NBS Super Dyneema
Iscos: Sardinha; Camarão
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Noite de bóia com o mestre do Parkour- Day one

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Bonita pescaria, obrigado pela partilha :fixe: "parkour" só fiz na recruta :D hoje em dia essas práticas para mim são, como dizer, fisicamente virtuais :mrgreen:

Continuação de boas pescarias

Abraço
Luis.d
Mensagens: 26
Registado: quinta jun 13, 2013 10:54 am

Re: Noite de bóia com o mestre do Parkour- Day one

Mensagem por Luis.d »

Bonitos peixes camarada :)
Continuar a dar neles :)
Abraço
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Noite de bóia com o mestre do Parkour- Day one

Mensagem por ffgsoares »

É um relato muito bom onde se observa perfeitamente o gosto pela pesca e a competição (entre aspas) entre amigos, até mesmo a saltar nos pés de galo :hahaha: :hahaha: :hahaha:

Belo momento e uma bem boa pescaria (com empate técnico e tudo :join: )

Um abraço amigos :fixe:
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Noite de bóia com o mestre do Parkour- Day one

Mensagem por FILIPEPC »

Empate uma ova... :join: . Se eu não fosse buscar o galifão lá acima a esta hora ainda lá estava. :hahaha:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Noite de bóia com o mestre do Parkour- Day one

Mensagem por ffgsoares »

Ó Filipe então tens de o levar até lá outra vez e deixa-lo plantado lá em cima enquanto sacas os peixes todos do pesqueiro :join: :hahaha: :hahaha: :hahaha:

Um abração :fixe:
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: Noite de bóia com o mestre do Parkour- Day one

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,

Mais um relato espetáculo!
Muito bom, obrigado. :fixe:

Cumprimentos,
Roberto
Avatar do Utilizador
Caparzo
Mensagens: 1158
Registado: sábado ago 30, 2008 11:02 pm

Re: Noite de bóia com o mestre do Parkour- Day one

Mensagem por Caparzo »

Parabéns pela pescaria!
Responder