( Surfcasting) Corvina no atentado à inteligência dos peixes

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"( Surfcasting) Corvina no atentado à inteligência dos peixes"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

( Surfcasting) Corvina no atentado à inteligência dos peixes

Mensagem por FILIPEPC »

Boas,

Este é um relato simples, porque não tem grande história, e porque o aparecer de um senhor com muita graça... Deu-me facilmente o título deste dia... Um obrigado desde já pela companhia, pelos momentos, e porque me fez rir à brava. Você e o pessoal da velha guarda. É fantástico trocar impressões com vocês.

Bem, vamos ao relato.

Olhei para o Windguru, e pensei... Um pouco de vento..., algum calor... Maré cheia a uma hora porreira... Hmmm, Bóia, não... Mar está flat. Spinning, não me apetece levantar às 4 da manhã... Ilha... Não vou sozinho e o vento estraga tudo... Bem, ou vou ter com os entrevados ao Seixal ( um abraço a eles, malta fixe), ou vou para onde gosto, sossegado, apesar de lá estar sem companhia de amigos, aparecem sempre pescadores e sempre fico na conversa...

E assim foi... Rumei a Ponta do Mato.

Cheguei já estavam lá 2 pescadores ambos com duas canas cada, e perguntei se podia montar uma por ali... Ambos foram simpáticos e deixaram. Muito devagar fui montando a cana, e escolhi uma chumbada de 180 gramas, com um estralho de 0,47mm fluorocarbono, numa montagem com fusíl, para em caso de prender eu trazer o peixe e ficar lá o resto. Tudo ok, agora restava esperar... O pessoal bem tentava mas as canas não seguravam, e a praia foi enchendo durante aquelas duas horas de espera. Sabia que tinha uma hora e pouco de pesca, e aí tinha que estar tudo ok.

Espetei o ferro mais a esquerda dos dois e fiz um lançamento para ver como estava a maré, e a minha chumbada foi varrida em segundos... Tirei e fui-me sentar...

Faltavam ainda minutos importantes e fui escolher os caranguejos de 2 cascos que prefiro: As fêmeas. Sabia que iria fazer 4 a 6 lançamentos, pelo tempo que tinha para pescar, e escolhi o que melhor me pareceu... Fiz logo uma grande chucha duma fêmea vermelhinha que lá tinha... E esperei mais um pouco... Entretanto já a maré estava a minutos da praia-mar e chegaram mais 2 pescadores. Eu mantive-me perto do 2ª pescador, e fiquei à sua esquerda, numa zona que para mim é a melhor nessa praia.

Nisto surge um senhor de idade... Muito engraçado... Vinha com outro que tinha chegado mas nem ia pescar... Só ver... Disse boa noite, e ficou a falar com outro que por lá estava a ver os pescadores...

Eu fui lançar a minha cana... E sentei-me numa cadeira a espera...

Nem um toque.. 11 canas na água e ninguém tirou um peixe com a maré parada... Tirei a cana 3
vezes e nada, só por uma vez tive que mudar o caranguejo por estar um pouco "ratado" e ter perdido parte do seu molho mortífero...

O tal senhor foi-se aproximando, aproximando... E quando o senhor da esquerda tira um rabeta de 700 gramas... Olhou para o meu isco e começou a "dança"... " oh amigo, mas você isca dessa maneira??? Isso está mal. É uma má apresentação do isco, o anzol está a mostra, o peixe vê, olhe que eles são inteligentes, e assim você não apanha nada. Isso é um atentado à inteligência dos peixes, é gozar com eles"... E aqui ainda sem falar muito com a pessoa... Epa vem-nos à cabeça tudo... Mandar o homem dar uma volta, dizer não me chateie... E levar aquilo na desportiva... Escolhi esta, e acho que fiz bem, a pessoa era castiça, e enfim... Chateou-me até ao fim por causa do caranguejo...

Fui tirar a cana e lá veio ele... Olhou, viu-me a iscar outro caranguejo de reforço... e tornou a dizer " Você não apanha nada... Com o anzol a mostra não dá..." E eu vai de rir... e tentar explicar que epa... o caranguejo tem que se iscar assim, senão elas não ferram, mamam e vão à sua vida... Ele com o ar de gozo " Naaa, não me convence jovem..."... E eu continuava a rir sempre que olhava para a cara dele de gozo.

Depois decidiu ficar ao meu lado e contar-me histórias da tropa, de como ele apanhava em tempos mais de cem robalos numa noite... Os seus truques, crenças, e histórias de uma vida que me pareceu cheia de histórias engraçadas... A verdade é que me entreteu e dei por mim várias vezes a olhar para ele e dizer " você está a dar-me um granda baile"... e ele ria... Foram umas horitas muito boas... Cada vez que ia iscar lá vinha ele... e troque de isco, e tape o anzol, e depois veio outro, devem jogar na mesma equipe, põe-se a olhar para mim a lançar e diz... " Epa mas isso é um lançamento muito mau" Ao que respondi... " Mas eu lancei mais longe que você"... E ele... " Mas tá bem, mas lançou todo torto, isto para se lançar longe é por detrás da cabeça..." E eu só pensei... Mas o que eu fiz para merecer isto??? E lá me ri... E expliquei que para se lançar longe com cana duras é com lançamentos laterais e não como eles faziam... Não me ligaram nada, lol...

Isquei com 2 caranguejos e pensei... Já corres, é agora ou nunca! A maré começava a ganhar força!

Finalmente os toques começaram embora muito pequenos... E saiu mais uma corvinota pequena, abaixo de quilo lá no canto... A minha cana nada...

E o meu companheiro persistia..." Você pesca sempre com caranguejo? Não tem mais isco nenhum?"... " Não amigo, só trouxe caranguejo, só vim fazer meia dúzia de lançamentos e vou para casa. Não trouxe mais iscos nenhum"...

E nisto bate a cana do senhor do lado... Toque, toque... Puxão... E a minha bate também... Toque, toque pum, toque toque pum... Parecia que estava a tocar bateria... E o senhor agarra na cana dele... Eu na minha, só sentia uns toques mas não fazia nada... A cana dele estava enleada com a minha e fiquei parado a tentar perceber o que fazer para desenlear... Quando percebi, dei uma volta, ele tirou o peixe dele... e eu ao sentir um toque maior, estava claramente a mamar e dou-lhe um puxão... E a Power Aero lá dobrou ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, o meu Banax despejou metros de linha, e após uma paragem, mais uma cabeças, outra, e outro arranque forte... ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, e lá se cansou... Facilmente a controlei... Que diferença de pescá-las com uma cana de spinning, e linhas finas... E fui trazendo-a com a maior das calmas, sempre com pequenos arranques, mas aqui já sem a mesma força e ao chegar a terra deu umas voltas a ver se soltava o anzol, mas andei para trás e nem enrolei o carreto, trouxe-a a seco, onde pude sorrir um pouco.






E voltei a carga... " Então... Já acredita que o caranguejo pode deixar o anzol à vista???..." Ele sorriu, e disse " Essa é analfabeta, isso de pescar com o anzol à mostra é um atentado a inteligência dos animais" E eu encolhi os ombros... Vencido pela forma autoritária e convicta como o senhor expressava a sua indignação por eu pescar desta forma... Arrumei a cana... Despedi-me da malta... e lá fui para casa. Estava feito. Só queira mesmo uma, e tinha tanto sono e cansaço...

Até casa ia sorrindo... É giro, muito giro, quando se passam destas coisas, e é giro estar com pessoal castiço bem disposto e com tantas histórias de vida. Obrigado a todos pelo bocadinho... E pesquem mais com caranguejo e de preferência com ele à mostra...ahahah!




A minha pequena:



Imagem

Imagem


Material:
Cana: Shimano Power Aero Twin Tip AX 4,50 mt.
Carreto: Banax Mighty 2000
Linhas: Sufix 832, com estralho 0,47mm Seaguar Ace
Iscos: Caranguejo de dois cascos

Filipepc
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: ( Surfcasting) Corvina no atentado à inteligência dos pe

Mensagem por ffgsoares »

Ah ah ah, levaste uma seca mas depois ficaram de queixo caído :join:

Bela corvina, bem,... e o relato está mortal, estavas ali a levar umas lições de bem pescar e não querias aprender :moca: há bocados impagáveis, ainda bem que vamos á pesca !

Parabéns pelo peixinho e pela partilha bem engraçada !

Um grande abraço :fixe:
Avatar do Utilizador
Jac Seabra
Mensagens: 251
Registado: segunda ago 27, 2007 3:50 pm

Re: ( Surfcasting) Corvina no atentado à inteligência dos pe

Mensagem por Jac Seabra »

Boas

Estas a ver tu não percebes nada disto . A tua sorte é que a corvina também não.

Ele há cotas que têm sempre razão mesmo quando não têm.

Fica bem

José Seabra
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: ( Surfcasting) Corvina no atentado à inteligência dos pe

Mensagem por NelsonP »

Bela história com o cota :join: :join: O anzol não pode ficar á mostra e tal :hahaha: :hahaha: ... Depois de tudo aquilo e com um bicho desses ele ainda foi convencido que tiveste uma ganda caga :join:
Parabens pelo bicho :fixe: E rica paciência com o avô :join: É assim mesmo....Desportivismo :fixe:
Tactos
Mensagens: 39
Registado: quinta ago 16, 2012 10:17 am

Re: ( Surfcasting) Corvina no atentado à inteligência dos pe

Mensagem por Tactos »

Já agora podes partilhar o local?
Já agora parabéns :)
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: ( Surfcasting) Corvina no atentado à inteligência dos pe

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Parabéns pela captura e obrigado pelo relato.

Filipe aprender até morrer, nem que não ponhas em prática os ensinamentos :hahaha: :hahaha: .

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
pintassilgo
Utilizador Regular
Mensagens: 2018
Registado: domingo jan 11, 2009 2:48 pm

Re: ( Surfcasting) Corvina no atentado à inteligência dos pe

Mensagem por pintassilgo »

parabéns pela pescaria e pelo relato!!! :fixe: :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
Rider
Utilizador Regular
Mensagens: 3331
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: ( Surfcasting) Corvina no atentado à inteligência dos pe

Mensagem por Rider »

Velhos tempos em que se apanhavam 100 robalos...
Parabéns pela pescaria.
Obrigado pela partilha.

O menos jovens pelo menos merecem o nosso respeito. A velhice é um posto.
Responder