Pesca na Noruega

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca na Noruega"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Pesca na Noruega

Mensagem por FILIPEPC »

Boas a todos.

Para alguns não é novidade mas para outros que nem sabem quem sou é de certeza...

Imagem


Fui mais um que tive que vir tentar uma vida melhor para fora do meu querido país. O destino foi Oslo, Noruega.

Já cá estou desde Abril deste ano, e desde essa data só tinha conseguido pescar numa "escapadela" que dei até Portugal para ir ver a família, e aproveitei não tanto para pescar, mas sim poder estar com um grande amigo, ele sabe quem é. Mas pronto, de Abril até agora tinha sido "só" essa pesca. E ponho só entre aspas porque não foi só além da pescaria que até foi boa, consegui sentir o nosso mar, levar com salpicos, o vento e acima de tudo estar com ele. O Filipe.

Foi nessa minha escapadela em Portugal, que resolvi trazer material de pesca, porque aqui os preços são um absurdo. Como vinha pescar para águas desconhecidas, lá andei a pesquisar na net, e então optei por adquirir material de spinning, tipo de pesca que nunca tinha praticado. Já tinha aqui o material comigo, mas o trabalho não me dava oportunidade de ir até ao mar. Até à pouco tempo que lá consegui ir, mais dois colegas do trabalho em que um deles só ia fazer companhia e o outro pouco percebe de pesca...

Imagem

O destino da pesca é uma pequena peninsula, Bigdoy, que é relativamente perto de onde moro, 20 minutos de autocarro.
Cheguei lá e começo andar pelas rochas/praia e lá escolho o local onde íamos começar e depois iamos andando a experimentar os pesqueiros. Começo a montar o material, e para amostra de estreia, quer neste tipo de pesca, quer da cana, Shimano Nasci 9'' MH, escolhi uma amostra que comprei por aqui, da Kinetic, Magic Minnow Maxi Gobi.
E começam os lançamentos, lançar para aqui, lançar para ali. Neste dia estava convencido da grade pois era a minha estreia no mundo dos plásticos, mas de tanto já ter lido sobre este tipo de pesca, e também por falar com o Filipe sobre spinning já tinha umas noções. Então começo a tentar perceber como trabalhava a amostra, qual a velocidade melhor para recolher, etc.


Num dos lançamentos, lá vou eu a recolher lentamente, e sempre a lembrar-me do que sabia, e uma das coisas que me ficou na memória, de alguns relatos que li de pescas ao robalo, é que devemos trabalhar a amostra sempre até ao final porque por vezes estão bem perto, e assim foi. Nos últimos 4 metros uma truta do mar ataca a amostra. Faço a ferragem, mas vejo logo que era peixe pequeno, e tiro-a facilmente para fora. Era pequena sim, mas deu-me uma alegria enorme, por vários factores. Estava feita a minha estreia no spinning. Já tinha estreado a cana, não era grade. E acima de tudo senti que podia manter o bichinho da pesca activo neste país longincuo.
Lá continuou a pesca, lançamento atrás de lançamento. E por muitas vezes nesta pesca pensei nos meus amigos de pesca, e um em especial. Pensava muitas vezes ai se ele estivesse aqui. Ou melhor ai se estivéssemos numa praia a olhar para os starlights, a beber um cafézinho e a por a conversa em dia. Mas o destino assim o quis e por agora aqui vou ficar, mas amigos destes ficam para sempre.
Voltando à pesca, já tinha corrido muitos pesqueiros e nem mais um toque. Foi então que resolvo começar a andar para trás para uma pedra que tinha visto quando tinha chegado mas para lá chegar tinha que molhar os pés, mas como a maré já tinha vazado um pouco fui tentar e lá conseguimos ir para a pedra que era bem mais avançada do que o resto dos pesqueiros que tinha passado. O sol já se começava a pôr e eu sempre a lançar. Até que pimba, toque e ferro, já era maiorzinho mas não sabia o que era, pois deu luta ao inicio e depois vinha a nadar lateralmente enquanto recolhia. Ainda pensei, querem ver que tive a sorte de ferrar um robalo, pois durante os meses de Agosto e Setembro eles andam por cá. Mas não era, era sim uma cavala já grandinha que não resistiu à MaxiGobi. Olhei para todo contente e disse-lhe hoje és o meu jantar. E assim foi.
Entretanto o meu colega que ia só fazer companhia começa a apanhar uns burriés para o petisco que serviu para acompanhar a cavala.
Pelo meio da pescaria ainda experimentei outras amostras, uma delas que trouxe de Portugal, a blackminnow tamanho 120 12gr. Trabalha bem a amostra muito realista, mas não deu nenhum peixinho.
Com o sol já quase escondido atrás do horizonte dei o dia por terminado. Soube bem. Foi bom voltar a pescar. Mas sabem? Não é a mesma coisa...

Até breve.
Abraços


Imagem

Imagem


Material:
Cana: Shimano Nasci 9'' MH
Carreto: Shimano Nexave 4000FC
Linha: PowerPro 0.19 vermelha
Terminal: Sufix 100% 0.40
Amostras: Kinetic MaxiGobi 18gr, More Silda22gr, BlackMinow 120 12gr


Guilherme ( Guilhas)
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Pesca na Noruega

Mensagem por FILIPEPC »

A pedido do Guilherme que de momento não consegui publicar, está aqui o 1º post dele na Noruega.
A ele, um grande abraço, muita força, e que tudo corra bem. É com muito gosto que vejo um relato de outro país.
Avatar do Utilizador
Zurc
Mensagens: 1428
Registado: sábado mai 21, 2011 1:32 pm

Re: Pesca na Noruega

Mensagem por Zurc »

Boas a todos!

Pois é amigos já comecei as lides por estes lados. É um prazer enorme partilhá-lo com vocês.
Obrigado ao Filipe por ter postado o relato por mim.
Obrigado também pela força que ele tem dado, e me tem motivado para seguir em frente e manter este bichinho da pesca que há em todos nós.

Grande abraço a todos
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Pesca na Noruega

Mensagem por joaonumberone »

Grande Guilherme, dá-lhes com força e experimenta outras pescas, quando sair um bacalhauzinho avisa o pessoal.

Um abração e tudo do melhor, aguenta por aí que por cá não vai melhorar tão cedo.
Luis Passeiro
Mensagens: 216
Registado: sexta out 30, 2009 11:11 pm

Re: Pesca na Noruega

Mensagem por Luis Passeiro »

Eu a pescar á boia e tu agora agarrado aos plásticos!
O mundo da pesca tá virado ao contrário... :join:

Um abraço amigo e diverte-te ao máximo!!! :fixe:
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Pesca na Noruega

Mensagem por NelsonP »

Não é fácil aguentar a crise instalada no País mas tambem não é facil partir para uma vida melhor noutro País e deixar para trás das costas todas as raizes. Nota-se no relato a saudade. Força companheiro :fixe: O inicio é o que custa mais e depois habituaste. :fixe: Tudo a correr bem e cá ficamos a aguardar novas pescarias :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
Rider
Utilizador Regular
Mensagens: 3331
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: Pesca na Noruega

Mensagem por Rider »

Um abraço Guilherme.
Continua a enviar-nos relatos das tuas pescas por aí.

Tudo de bom para ti.
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Pesca na Noruega

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Obrigado pela partilha :fixe:

Venham mais relatos sempre que possível.

Abraço
Responder