A alegria de pescar

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"A alegria de pescar"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

A alegria de pescar

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Depois de algum tempo de jejum, eis que fui fazer uma pesca apeada, no molhe Sul na Figueira da Foz, isto ocorreu no dia 25AGO2013, com o despertar às 06H30.

Pequeno-almoço tomado, agarro no saco, na cana, tiro a minhoca do frigorífico e às 07H00, pois estou mesmo ao lado ali do mar, já estava a pescar.

Cana é uma Barros Pilado de 7 metros, carreto um Shimano Stradic 4000 FB, como fio monofilamento 0,25 mm, a marca já não sei e os estralhos 0,22 mm fluorcarbono da Sasame e anzóis nº. 3 da mesma marca.

Depois de procura-los longe, perto, na esquerda e na direita, lá encontrei um sargo, depois outro, mais tarde outro e depois parou.

Mas os pescadores começaram a aparecer do lado esquerdo do meio companheiro de pesca e ao meu lado direito posicionaram-se três pescadores, que deduzo tratar-se de pai, filho, (que aparentava ter entre 12 e 14 anos de idade) e amigo destes.

Existia ondulação, que era forte de vez em quando e o vento fazia sentir, apesar de não ser forte, estava a fazer estragos, aos meus vizinhos, que perderam inúmero material, ora pai, ora filho.

Mesmo pescando com boia fixa, ferrei uma boa solha.

Continuei a minha pesca até que entraram os robalos, ferrei um, depois outro, outro ainda e eis que vejo pai e filho a ficarem sem mais duas boias.

O pai inicia de novo a pesca e o jovem, sentou-se numa pedra, encolheu as pernas, sobre os joelhos, colocou os braços e em cima destes assentou o rosto triste.

Minutos volvidos ele continuava na mesma posição, sem pescar e de rosto fechado, deduzi então que já não tinham mais boias e o eleito para ficar sem pescar tinha sido o jovem, pelo que lhe mandei uma assobiadela, ele olhou e acenei-lhe, chamando-o.

Ele através de sinaléctica perguntou se era para ele, ao que com a cabeça, respondi afirmativamente.

Lá desceu as pedras, até onde me encontrava e perguntei-lhe como se chamava, e com que boia estava a pescar, obtendo como resposta ser o João e estar com uma boia de 20 gramas.

Dei-lhe uma boia e aqui voltou a alegria de pescar, pois o seu rosto mudou de feições, tendo ele subido as pedras rapidamente e correu sobre o molhe em direcção ao local onde estava o pai.

Momentos depois vejo-o, novamente a correr em cima do molhe, ao que o questionei sobre o que se estava a passar, ele disse não ter os pedaços de plástico que seguram a boia e que eu não tinha dado, pois nunca os trago nas boias.

Disse então ao João para ir buscar a cana e a boia, que eu próprio lhe prepararia o material.

Lá foi ele novamente a correr, para um lado e para o outro, chegou ao pé de mim num ápice, pelo que comecei a passar o fio pelos passadores, da cana, depois dei-lhe algumas dicas, nomeadamente, que ele tinha de ter a cana na vertical, pois o fio que tinha no bobine do carreto, era muito grosso, acima do 0,35 mm e com o arco que fazia, dado o peso, ia constantemente agarrar-se às pedras/mexilhão, assim evitaria perder mais material, mas tinha de estar atento, mostrei-lhe a diferença entre o fio do meu carreto e do dele, notando-se à vista desarmada a diferença.

Disse-lhe que ia preparar a cana como estava a minha, depois da boia montada, chumbo, destrocedor, oliva, estralho em fluorcarbono e anzol, que empatei e lhe exemplifiquei, pois não o sabia fazer, dei-lhe a cana e disse-lhe que o queria ver a ferrar um peixe.

O João lá subiu as pedras e dirigiu-se para junto dos seus, começando de novo a pescar.

Ainda fiz mais dois robalos, sendo o resultado das capturas de três sargos, uma solha e cinco robalos.

Por volta das 11H30, eu e o meu companheiro demos por terminada a pesca e acabei por não ver se o João acabou ou não por capturar algum peixe, mas a alegria de pescar, estava bem patenteada, quando lhe mandei uma nova assobiadela e fazendo-lhe o sinal de fixe e de despedida, tendo ele respondido do mesmo modo, mas com um grande sorriso estampado no rosto, que a mim me encheu de orgulho de ver uma cara feliz de estar a pescar. Para terminar o pai através de sinaléctica também agradeceu, mas eu sempre que me aperceba, troco uma boia por um rosto feliz.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: A alegria de pescar

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Belo relato Braga :fixe: e como é costume, sempre pronto a ajudar o próximo.

Obrigado pela partilha.

Um abraço
suchi
Mensagens: 305
Registado: quinta dez 27, 2007 11:15 pm

Re: A alegria de pescar

Mensagem por suchi »

boas , acima de tudo ver os mais novos a sorrir :fixe: , parabéns pelo belo relato mas acima de tudo pela atitude de ajudar o próximo :boia: .

cumpts

Renato sá
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: A alegria de pescar

Mensagem por Josy »

Boas,
Excepcional =D> Taliban é cá dos meus, tranquilidade e boa disposição, a pesca á algo mais que apenas capturar peixe.
Cumprimentos. :fixe:
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: A alegria de pescar

Mensagem por NelsonP »

Maravilhoso =D> =D> Um belissmo e emocionante relato e uma atitude muito digna para com o miudo. Obrigado pela partilha :fixe:
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: A alegria de pescar

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
bladerunner Escreveu:Boas,

Belo relato Braga :fixe: e como é costume, sempre pronto a ajudar o próximo.

Obrigado pela partilha.

Um abraço
suchi Escreveu:boas , acima de tudo ver os mais novos a sorrir :fixe: , parabéns pelo belo relato mas acima de tudo pela atitude de ajudar o próximo :boia: .

cumpts

Renato sá
Josy Escreveu:Boas,
Excepcional =D> Taliban é cá dos meus, tranquilidade e boa disposição, a pesca á algo mais que apenas capturar peixe.
Cumprimentos. :fixe:
NelsonP Escreveu:Maravilhoso =D> =D> Um belissmo e emocionante relato e uma atitude muito digna para com o miudo. Obrigado pela partilha :fixe:
Antes de mais quero agradecer as vossas palavras.

Só relatei isto, porque a posição em que o jovem se colocou e a cara com que ficou, deixou-me triste e olhei inúmeras vezes para ele, dando-me a impressão que seguia a boia do pai com o olhar, mas ele não tinha a cana na mão e depois de ter uma simples boia e estar de novo a pescar, não parecia o mesmo João.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: A alegria de pescar

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,

Bom relato com um optimo título!
Parabens :fixe:

Cumprimentos,
Roberto
Avatar do Utilizador
Rider
Utilizador Regular
Mensagens: 3331
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: A alegria de pescar

Mensagem por Rider »

Boas Braga.

Este acontecimento vindo de ti, teve o desfecho que se esperava.

Parabéns pela pescaria. Obrigado pela partilha.

Um Abraço.
Responder