A verdade dos peixes (cont.) A magia dos peixes

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"A verdade dos peixes (cont.) A magia dos peixes"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
dejesus
Mensagens: 99
Registado: domingo abr 07, 2013 11:59 pm

A verdade dos peixes (cont.) A magia dos peixes

Mensagem por dejesus »

Imagem

Em resposta ao escrito anterior, para o Nelson e Chodadog e outros possiveis,fica aqui,numa tentativa de elucidar alguns fatores de condições diversas na ação de pesca ,numa esperança em que em algum momento ou determinada situação este escrito possa ajudar a compreender e assim direcionar melhor ,no entendimento de cada um, os nossos sentidos na relação dos peixes com o seu meio, facilitando assim quem busca pescar.
Quero acrescentar que é baseado nas experiências vividas por mim e opinião pessoal minha,logo não é um tipo de como se deve vêr ou agir ,mas sim como eu vêjo e ajo.

A TEMPERATURA DA ÁGUA

É sabido que a temperatura da água do mar tem aumentado na costa ocidental desde 1956,considerando assim na minha zona águas medianas p. volta dos 16/17º,tendo como minimas 10/12º e as maximas 19/21º no geral.

Então perfil geral de águas ditas "frias"(normalmente inicio de época)

1 Mares mexidos ,ventos,correntes fortes
2 Peixes com pouca atividade(metabolismo lento)
3 Peixes longe da costa,nas profundidades(onde a temper. da água mais quente)
4 Pouca biodiversidade marinha exposta(pouco alimento)

Pois bem se quisermos tentar os peixes nestas condições,o método que o permite fazer é certamente o do surfcasting (pesado na sua maioria), que garante pelo menos um maior conforto ao pescador já que as águas frias são normalmente acompanhadas de temperaturas do ar portadoras o mesmo nome .
Sabendo que poucas espécies mantêm actividade por águas ditas "frias",os robalos,linguados e pregados,são os que melhor conseguem suportar estas condições.
Há que encarar por vezes nestas condições os lugares abrigados ,pontões,barras dos portos, estuários etc como sítios onde os peixes são como que empurrados pelas correntes e força dos mares onde por vezes têm alguma atividade alimentar e se conseguem algumas capturas.
Assim podemos tentá-los com isco só ,ou por sistema de engodagem sendo a sardinha a mais democratizada,acessível a todos e que mostra bons resultados por águas ditas "frias",sobretudo nas espécies que referi.
Podemos encarar ainda de algum método ligado ao corrico,e se for em simultâneo com a engodagem , melhor.Será de dar preferência aos lugares mais calmos das praias,baías,fundões,entre coroas,etc.
Se águas ditas "frias" é sinónimo de ausência de peixe,este é um método que pode contrariar.

Dependendo das correntes marinhas e variando de época por época no seu aparecimento,o fator aumento da temperatura da água faz com que o metabolismo dos peixes aumente, ganhando assim muitas atividades diversas(não só alimentação) levando a que cada vez mais os peixes estejam presentes perto da costa.
Para cumprir essas atividades têm de se deslocar em diferentes lugares e níveis de profundidades de água diferentes, e ao fazê-lo ... vão-se alimentando!
A bom exemplo disso,é o aparecimento das nossas espécies estivais, peixes e não só ,que por si só são uma mostra de um metabolismo migração/alimentação em movimento,provocado pela subida das temperaturas da água.
Deste fator deriva que os peixes colonizam todos os ambientes marinhos diversos no cumprir das suas atividades, praias, portos ,estuários etc.
Se quisermos analisar que alimentos terão os peixes por águas ditas "quentes",o que podemos observar de forma geral é que os peixes têm todo tipo de alimentos,em todos ambientes marinhos diversos,em grandes quantidades.
A biodiversidade marinha está no seu ponto máximo e exposta aos peixes de modo franco.
E não me refiro aqui só na categoria animal,mas também(para que o quebra cabeças esteja completo),na categoria vegetal (maior luminosidade por dias mais longos) vários tipos de algas e micro algas importantissimas na boa forma dos peixes e que fazem com que muitos peixes ,sobretudo os marisqueiros ,na altura, de pré,e pós desova consumam com frequencia.

Então o perfil de águas ditas "quentes" :

- Águas claras,mar calmo
- Alimento em abundancia exposto
- Peixes movimentando-se muito
- Águas com disturbios constantes (banhistas ,pressão de pesca alta)

Á primeira vista nem parece mau,considerando as condições das águas ditas "frias",pelo menos os peixes estão perto e com atividade. No meu ver, (opinião pessoal),hexistem muitos condicionantes,e o principal é os pescadores menosprezarem os peixes na sua condição de sobrevivencia ,(o que um peixe tem de fazer perante os fatores que lhe são apresentados x o que o pescador precisa de fazer perante os fatores que lhe são apresentados).
Claro está, que a razão que motiva um peixe, não é a mesma que motiva um pescador, pois o pescador não tem a vida em jogo.

a- No meu ver, (opinião pessoal) ,se águas claras antes de nos apercebermos dos peixes, eles já o fizeram!

b- Se mar manso ,os pesos que usamos para atingir a distancias ou profundidades desejadas,os achamos leves,serão para os peixes na maioria das vezes o nosso B.I. com muito peso adicional.

c- Se existe alimento em abundancia, o melhor é que o nosso seja o do momento , com algo mais.

d- Se os peixes se movimentam,há que saber os lugares onde se movimentam .

e- Se pressaõ de pesca , confirma todas alíneas anteriores.

a-,b- Portanto,há que ser discreto na nossa presença e no nosso material dando máxima prioridade aos métodos ditos "ligeiros" ou "finos",levando para borda d água as canas de menor ação os fios mais finos os pesos mais leves (ou sem pesos) cuidando dos movimentos das canas para atingir o melhor movimento dos iscos.

c- Se alimento em abundancia,será por meio da observação/análise(atenção profunda) ,conhecimento do pesqueiro por experiências vividas,por tentativa na apresentação ao peixe.Por vezes após captura pode encarar-se inspeção de conteúdo estomacal.

d- Se os peixes se movimentam muito,normalmente obriga a vários métodos diferentes na sua busca .P.ex. se peixes presentes na pedra de dia ,método ligeiro ,possivelmente(na zona) esses peixes na areia de noite com método mais pesado.
ou , se de dia peixes nas praias com método mais pesado, esses peixes á noite em lugares como portos, estuários etc.num método mais ligeiro.

e- Se pressão de pesca ,há que fujir aos momentos e sitios mais movimentados,ou então esperam que o pessoal acabe a cerveja e a festa (o que me acontece a dormir horas no carro),para depois ir lá sacar uns peixes (se não estiver já tudo espantado).O melhor será procurar as horas mais tranquilas ,a madrugada p. ex. sendo no verão uma altura em que os peixes costumam estar em boa atividade alimentar e haver sossego nas águas e nas praias.

Se facilmente lêmos este paragrafos, mais complicado será de meter a coisa em marcha , todavia "é o que o pescador necessita de fazer (opinião pessoal)perante os fatores apresentados x o que os peixes necessitam de fazer perante os fatores apresentados", (como referi há pouco) ,então vamos ver alguns pontos da parte dos peixes.

Peixes inativos - peixes sem atividade alimentar ,ou nenhuma ,várias causas podem surgir,alterações bruscas do mar ,das temperaturas da água ou do ar.
Em periodo de descanço ou por esperas dos ciclos das marés.
Pressão de pesca elevado (imagine-se alguém de baixo da água aos tiros aos peixes uma manhã ou uma tarde) , banhistas ,vehiculos aquáticos etc .

Peixes seletivos- peixes alimentando-se práticamente de um isco só,na maioria das vezes quando predadores assumem caças francas e bem visiveis , quando peixes marisqueiros ,notam-se os clarões nos fundos das reviravoltas nas pedras provocadas pela atividade seletiva,muitas vezes também prócimo da superficie da água.Aqui será a pesca do tudo ou nada,se não soubermos o que procuram ,nada feito, mas se sim, temos boa pesca.Este é o comportamento típico das águas ditas "quentes",onde por muito alimento exposto os peixes ficam seletivos.

Peixes oportunistas- é o tipo de peixe que está posicionado num local fixo aproveitando o que a água lhe dá até ao seu esconderijo.Obriga a maior número de lances na sua busca ,tendo sempre em conta o sentido das correntes e contra correntes ,situados normalmente nas pontas do pesqueiro,ou parte de trás,outra profundidade ,outra distancia ,parte trás da pedra,por trás entre coroas,escoadouros de água na pedra,na espuma, etc.
Este pode ser um comportamento levado por pressão de pesca ,disturbios na água,águas claras ,profundidade do pesqueiro etc.

Vimos então,alguns pontos do que os peixes necessitam de fazer perante os fatores(águas ditas "quentes") para assegurar a sua sobrevivêcia , mas estes são só alguns deles...os mais comuns ,outros há que os levam a desdenhar completamente os nossos iscos perante a complexidade dos momentos dos peixes e dos pescadores num ambiente tão vasto como é o das águas e do seu meio, talvez noutra ocasião!

A temperatura das águas e o clima em geral,são sem dúvida o fator que mais movimenta os seres marinhos no ciclo das suas diferentes atividades se por águas "frias" os peixes normalmente procuram águas mais calmas ou por águas ditas "quentes" procuram as mais oxigenadas e mexidas, e como não há regra sem exeção ,o jogo ainda começou ,pois aprocima-se um fenómeno que é sem dúvida o de maior interesse para o pescador ...de novo a temperatua da água. Com a aprocimação do outono e até ao principio do inverno ,verifica-se a descida da temperatura da água do mar ,época em que os peixes elevam o seu metabolismo ao máximo,e tendo executado todas as atividades ,falta uma ultima...a de se alimentarem para enfrentarem o inverno (numa altura em que o alimento já não está tão exposto e começa a faltar.
Esta é sem dúvida uma das melhores épocas do ano ,os peixes estão para se alimentar com todo tipo de iscos,em diversos níveis e em todo tipo de ambientes marinhos ,possibilitando assim todo tipo de métodos, podendo apenas variar nos horários de o fazerem ,visto que a luminosidade dos dias,condições das águas,e temperaturas,pois assim o permitem.

A conversa já vai longa... Nelson , Chodadog e outros possiveis ...Boas pescas!

dejesus.
Avatar do Utilizador
Trophy_Master
Utilizador Regular
Mensagens: 2623
Registado: domingo jan 22, 2012 10:05 am

Re: A verdade dos peixes (cont.) A magia dos peixes

Mensagem por Trophy_Master »

Mais uma vez muito bom :fixe: :fixe: :fixe:
obrigado :join:
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: A verdade dos peixes (cont.) A magia dos peixes

Mensagem por NelsonP »

Está bom mas precisa de continuação, no meu ponto de vista. Este bocado é como se der uma trinca no pão com chouriço :join: Sabe muito bem mas sabe a pouco e apetece mais :fixe:
Avatar do Utilizador
chodadog
Mensagens: 628
Registado: domingo jan 15, 2006 11:45 pm

Re: A verdade dos peixes (cont.) A magia dos peixes

Mensagem por chodadog »

:fixe:
A continuação seria bastante apreciada. :fixe:
Acho que para tornarmos o dia de pesca um sucesso também depende de inumeros factores (pesqueiro, espécies, tipo de pesca, isco, etc). Por vezes basta alterar o isco, outras o modo de pescar... Não sou expert, aliás ando muito longe disso, mas tudo depende do que se quer fazer, se o que interessa é só pescar (como costuma ser de inicio) é só adequar a nossa pesca para o que existe nesse pesqueiro. Por exemplo, eu costumo ir muito para a Ilha de Tavira, se quiser posso pescar safios e moreias com montagens de mão nos buracos entre as rochas, camarão com rede, por vezes peixe porco, cavalas e liças à bóia, etc. O que quero dizer com isto é que existem muitos pescadores que nunca variam o método de pesca, esperando que lhes dê sempre resultados e outros consoante as inumeras variantes adequam o material e as técnicas. Isto também serve se quisermos pescar a mesma espécie pois esta nem sempre tem a mesma predisposição.
Devo ter dito aqui uma data de asneiras, mas é a minha opinião.
Avatar do Utilizador
dejesus
Mensagens: 99
Registado: domingo abr 07, 2013 11:59 pm

Re: A verdade dos peixes (cont.) A magia dos peixes

Mensagem por dejesus »

Boas aqui é da minha parte uma tentativa de demonstrar que na maioria das vezes o peixe está no pesqueiro e o pescador não se apercebe , e mostrei alguns fatores que condicionam "a mostra do peixe/captura" só isso. ,mais nada!
Avatar do Utilizador
dejesus
Mensagens: 99
Registado: domingo abr 07, 2013 11:59 pm

Re: A verdade dos peixes (cont.) A magia dos peixes

Mensagem por dejesus »

Não acho "asneiras" a quem tenta pescar , variando as técnicas , e direcionando-as numa tentativa correta, até pelo contrário: um pescador nasce pescador e e faz-se pescador , quer dizer qualidades inatas (como nascemos , personalidade e nossos sentidos) e qualidades adquiridas , que baseadas no nosso inato e que vamos adquirindo ao longo da nossa vida de pescador !,por isso chodadog ,esse é o caminho que muita gente deveria por optar no meu ver. :fixe:
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: A verdade dos peixes (cont.) A magia dos peixes

Mensagem por NelsonP »

É sempre complexa a análise....Ja por diversas vezes fiquei convicto que o peixe não andava na zona, Ainda muito recentemente algumas pescarias que fiz durante uma mão de horas o isco vinha sempre igual. Não alterei a tecnica de pesca (surfcasting) mas foi tentando imprimir algumas «nuances» á procura de acção e nada...E com toda a gente que estava no local igual. Algumas formas diferentes de pescar, diferentes distâncias, iscos, etc...e nada. Acredito piamente nisso quando alguem chegar nestas condições e chegar ao local e tirar peixe onde mais ninguem dá sinal dele!! E por vezes acontece o pescador ao lado tirar peixe ao nosso lado e nos nada ou vice-versa. Agora onde estão 5/6 pescadores em que o isco vem sempre intacto e aparece alguem que faz milagres ?! :hummm: No entanto, acredito que o saber e a experiência claramente muitas vezes fazem a diferença. Estou a tentar perceber com esta explicação, como !! :fixe:
Avatar do Utilizador
dejesus
Mensagens: 99
Registado: domingo abr 07, 2013 11:59 pm

Re: A verdade dos peixes (cont.) A magia dos peixes

Mensagem por dejesus »

Olá Nelson , eu não disse que o peixe está sempre presente eu (na minha opinião pessoal ) quis dizer que muitas vezes o peixe está presente sem que o pescador saiba .Todavia (opinião pessoal) essa modalidade do fundo pesado que a maioria dos pescadores pesca é para mim sem dúvida alguma a técnica menos apta para procurar o peixe .Só pesco ao fundo quando não há condições de praticar mais nenhuma outra técnica.
Responder