1º Pescaria SurfCasting

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"1º Pescaria SurfCasting"
na nova versão do site.

GuilhermeCravo
Mensagens: 62
Registado: terça fev 12, 2013 12:35 pm

1º Pescaria SurfCasting

Mensagem por GuilhermeCravo »

Boas pessoal, tanto ansiei por este dia e lá chegou. Levantei-me de manha e a primeira coisa que disse a minha maria foi "vamos já À casa de pesca?" e ela começou logo a resmungar, a dizer que eu até quando acordo começo a falar de pesca (e tem razão, ultimamente só falo de pesca... opá mas eu ja nem controlo... o vicio é tanto, so tenho pena de nao praticar mais vezes). Bem dito bem feito, levantei-me fui beber um café e arranquei para a casa de pesca, perguntei ao senhor se ainda tinha aquela cana que me tinha falado da ultima vez, e la estava ela, a rir-se para mim, azul e branca. Uma Evia, Surf edition 450, 4,50m - 3 sec - Ac 100/200 gr, falei com o companheiro, ele disse que os carretos que eu tinha não eram os aconselhados, mas que o Spin Master - Long Cast, dava para safar. Falou-me de um carreto, que ja chegava muito bem para a cana que comprei, e que era barato, e ainda me oferecia o fio. (Isto anda mau de trocos), meteu-me o fio entrelaçado que tenho, de 0,15mm até 7,450kg.
Comprei tambem 2 chumbos de 140gr, porque os que tenho sao todos com buraco, e nao com argola (para que servem os chumbos com buraco???)
O anzol que usei foi um nº2, o companheiro disse que nao valia a pena estar a comprar um anzol maior para por naquele fio, eu até lhe disse que ia mais para experimentar a cana, e para ver as diferenças.
Feito isto, la fui eu para casa todo contente, ajudar o meu sogro a dar comida as galinhas e a cortar uns grelos de umas coves. Almoçei e peguei no material e siga para a praia.
Fui até a praia da gala, e nao vi ninguem, olhei para o lado (para a praia do hospital) e vi lá 2 pescadores. Sinceramente fiquei um bocado triste, por saber que existem pessoas assim, com medo de ensinar outras... fui ter com um dos pescadores, o outro fugiu mal me viu, e perguntei se me podia dar umas dicas, porque nunca tinha pescado no mar, e ele simplesmente disse "oh amigo, isto é como no rio, cada um por si!!!" virou costas e continuou o que estava a fazer... eu fiquei a olhar para ele, e f***do de todo, fui-me embora entrei no carro, acendi um cigarro e pensei "porra.... isto nao é nenhum bicho de 7 cabeças, vou mas é para a praia da gala, que foi onde o senhor da casa de pesca me tinha dito que estava bom, e vou pescar sozinho" e assim foi.... voltei para a praia da gala, tirei o material do carro, descalçei-me, calças para cima e la fui eu.
Montei a cana (até brilhava mesmo sem sol), carreto no sitio, um destorcedor com engate que comprei tambem la (marca colmit extra strong, tamanho 01) bota o chumbo, e anzol com 2 metros de fio fluorcarbono de 0,35mm que companheiro me tinha dado. Começei a abrir as ameijoas, e meti 4 ou 5 ameijoas no anzol. Lá vou eu direito ao mar, para fazer o lançamento... mas maçarico como sou, levei com uma onda que fiquei molhado até ao abono de familia.... e pensei "bom... está a começar bem", recuei um bocado e faço o lançamento.... e vejo 2 ou 3 ameijoas para um lado e o anzol com 1 ou 2 mais o chumbo na agua... dei linha, recuei para opé do material e lembrei-me.... "nao tenho nenhum suporte para a cana" .... fiquei com ela na mao :moca: .
Passados 5 minutos estava a linha já cá em cima, a corrente estava muito forte, e estava na enchente. Como nao sou de disistir À primeira, voltei a iscar, e mais um lançamento, mais 2 ou 3 ameijoas para um lado e o anzol para o outro. Entretanto chega outro pescador, e eu recolhi a o anzol, posei a cana e fui falar com ele. Um companheiro 5 estrelas, vem de pombal para ir pescar para a figueira, praticamente todos os fins de semana (nao vou dizer o nome, porque o companheiro nao usa internet, e pode ficar chateado de estar a publicar o nome) ele aconselhou-me a ir mais para o lado direito da praia (para o meio de 2 molhes) porque o mar estava muito bruto daquele lado, e que ia so fazer um lançamento para ver como tava e que ja la ia ter comigo. Lá fui eu, isquei, lançei, novamente isco a sair do anzol, mas sinceramente estava mais numa de experimentar a cana e treinar os lançamentos, até que .... vem o carago duma onda, molha-me a mim, molha o material todo que tinha na areia (SECA !!!) até me molha os tennis, que se nao fosse a correr eram levados para dentro de agua... e foi desta.... passei-me com aquilo, posei a cana, acendi um cigarro, e fiquei à conversa com o companheiro. Pedi-lhe o numero do telefone, e ficou combinado que da proxima vez que vier a figueira, para lhe ligar e combinarmos uma pescaria.

Material:
Fio 0,15 mm Entrelaçado Fireline
Chumbo 140gr
Anzol nº2 Drennan
Cana Evia Surf Edition 4,50metros

PS: Adorei a pesca oceanica, aprendi a ter um olho no burro outro no cigano (um olho no que estou a fazer outro nas ondas que estao a rebentar)
Coisas a mudar:
- Levar menos material para o pesqueiro ( o carro fica relativamente perto)
- Fazer um suporte para a cana
PS2: Desculpem o testamento.
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: 1º Pescaria SurfCasting

Mensagem por NelsonP »

:hahaha: :hahaha: Já me fizeste rir e de que maneira :hahaha: :hahaha: És um auténtico espetaculo :D Essa parte da Maria , elas são todas iguais :join: Ó meu amigo, tens que levar um suporte para a cana pá :D E isso da iscada ir para um lado e o anzol para o outro tens que rever :hahaha: O melhor mesmo é combinares a pescaria com alguem «NORMAL»porque esse capanga que apanhaste lá e borrifou-se para ti não deve ser normal :moca: :moca: Alguem que te vá ensinando algumas coisas mais básicas importantes. Afinal vais lançar dentro de agua ou quê ?!!!! :hahaha: :hahaha: Deves deixar o material em local seguro onde o mar não chegue mas não te esqueças que o mar desce mas tambem sobe :hahaha: Obrigado pela partilha e continua a presentear-nos com esses relatos com o seu q.b. de humor :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: 1º Pescaria SurfCasting

Mensagem por ffgsoares »

Belo relato ó Guilherme, é assim que se aprende, erramos mas tiramos as nossas próprias conclusões, no entanto se tiveres a companhia de um pescador já mais experiente podes tirar aproveitamento mais rápido, além de algumas dicas básicas sobre pequenos pormenores como por exemplo uma linha de silicone para atar a isca assim escusas de semear as ameijoas a cada lançamento :join: leva mais alguns iscos diferentes bem como alguns acessórios de reserva para o caso de algo se partir e poderes continuar a tua pescaria.

Um suporte para a cana e, embora a cana tenha um CW até 200 g podes carregar mais um pouco, talvez 150g, deves mesmo é levar várias chumbadas não só nos pesos mas também nos formatos, assim tens as várias possibilidades consoante o estado do mar.

Quanto aos banhos,(já me fiseste rir) claro que tens de ter em atenção á linha da maré anterior marcada na areia e o material fica atrás dessa linha, a não ser que a maré ainda esteja muito vasia, em suma depois vais-te abituando, mas nunca confiando muito senão é banho certo.

Força aí e boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: 1º Pescaria SurfCasting

Mensagem por jose elvas »

Grande Guilherme, excelente relato e excelente espirito para a coisa! Gostei muito de ler, que venham mais destes... =D>
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: 1º Pescaria SurfCasting

Mensagem por joaonumberone »

Muito bem, já começou e agora é sempre a aviar :fixe:

Convém começares a ver o windguru ou algo do género, assim já não te admiravas da vaga ter varrido tudo.

Tudo a correr bem :fixe:
Avatar do Utilizador
ricardopesc
Mensagens: 19
Registado: quarta nov 07, 2012 2:14 pm

Re: 1º Pescaria SurfCasting

Mensagem por ricardopesc »

lindo ehehe... a minha 1ª vez a pescar no mar também ainda apanhei meio banho na Figueira ( praia deQuiaos)... um gajo entusiasma-se depois é assim :)

Mas o que interessa é tirar proveito destas situações que acabam por ser cómicas e aprender :)

Um dia se quiseres combinamos uma pescaria, não sei muito mas dá para desenrascar qualquer coisita :beer:
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: 1º Pescaria SurfCasting

Mensagem por tiagopacheco »

É preciso realmente ter muita atenção ao Mar, e nunca mas nunca lhe virar as costas. Vais começar a ganhar o jeito de saber a distância a que tens de deixar as coisas em função da maré... Boas Pescarias :)
Avatar do Utilizador
pintassilgo
Utilizador Regular
Mensagens: 2018
Registado: domingo jan 11, 2009 2:48 pm

Re: 1º Pescaria SurfCasting

Mensagem por pintassilgo »

bom relato,nao sera a ultima vez que te molhaste pois quem vai a pesca molha se muitas vezes.e preciso ter muito cuidado. :fixe: :fixe: :fixe:
Responder