Embarcada do Sítio

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Embarcada do Sítio"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Embarcada do Sítio

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Ainda pensei mudar o título, mas assim dá continuidade à marcação da pescaria.

Eis que chegou o dia 18FEV2012, para a embarcada em Aveiro, com pessoal do Sítio, sendo a equipa constituída por: Braga/Taliban, João/joaonumberone, João Rodrigues/João Rodrigues, Rui Valério/Rui Valério, Carlos Rosário/Carlos Rosário, Bruno/Vergokan e o Carlos Simões, um penetra de última hora, dado que outro faltou à última da hora.

Como tudo estava minimamente alinhavado, pelas 05H13 recebo a primeira chamada do pessoal que vinha de mais longe, por volta das 05H45, chego ao primeiro local de encontro onde eles já estavam, tratando-se do João, o Bruno e o João, cumprimentos e apresentações rápidas, pois comigo seguiam o Carlos Rosário e o Simões, a concentração estava marcada para as 06H15 na marina.

Arrancámos direitos à pastelaria, entretanto recebo mais uma chamada, era o Rui e disse-lhe para onde íamos tomar o pequeno-almoço e comprar o pão para o almoço, onde todos nos encontrámos e de seguida arrancar direito à marina, que era muito próxima.

Material dentro da embarcação, a qual fomos estrear em acção de pesca, há pois foi, só tive conhecimento deste facto na sexta-feira, depois da hora do almoço e zarpámos rumo ao mar alto, mas logo que saímos a barra, marca nos manómetros que um dos motores tinha parado, mas não correspondia à verdade, depois foi descoberto o problema.

Mais duma hora de caminho que serviu para começar a descascar amêijoa, comecei eu e o Simões e a dada altura já quase todos estavam a fazê-lo.

Chegados ao pesqueiro na Galega, foi dado aos três “virgens” neste tipo de pesca, a ré, Rui e Simões a bombordo e a estibordo Carlos e Braga, para estar perto deles.

Comecei a esticar canas, que já iam preparadas, só tive de fazer uma alteração na manivela dum carreto, da esquerda para a direita e ainda não tinha a minha cana esticada já o Rui estava a baldear sargos e uns serrões também, o que era um bom prenúncio.

Vi umas montagens feitas, pelo pessoal novo, mas a maioria eram compradas, mas lá começaram a pescar e a tirar uns peixes.

Sobre o tempo só posso dizer, que muitos dias de Verão tinham vergonha deste dia, pois o vento era nulo ou quase, o mar estava impecável, com ondulação que nem se notava e o sol a brilhar de contente, por nos ver por ali.

Também pesquei mas o meu estado não era o melhor, os problemas digestivos e estomacais não davam tréguas, mas lá me aguentei.

Os peixes foram escasseando e estava na hora de fazer uma poitada e lá rumámos para outro local, lá apareceram mais uns peixes, no geral foram capturados no barco, sargos, besugos, serrões, fanecas, carapaus, choupas, bogas, safio, pissos e um polvo com medida, saiu ainda outro sem medida e uns gorazes, também devolvidos.

Pois os que estavam à espera que o gregório aparecesse no local, “tirem o cavalinho da chuva”, todo o pessoal se portou lindamente.

Fizemos a pausa para almoço, com chouriço, presunto, paio, queijo, bôla de carne, croquetes, rissóis, pasteis de bacalhau, carapaus de escabeche, camarão cozido, omolete, e sei lá que mais, mais umas minis pelo meio e eu só bebi uma, para ver a minha reacção, para além de não poder abusar e também bebi água.

Mais pesca, mais uns peixes, com os iscos, que foram vários, desde amêijoa, camarão, batata, sardinha, etc.

Material, eu utilizei a cana Tubertini F1 504, que tinha aposto um Shimano Stella 6000 FA, com multi e chicote. O “Joaonumberone” foi a Barros Titanus Offshore, com um Shimano Stella 8000 FA, com multi e chicote. O Bruno foi a Grauvell Teklon Teleboat e carreto Okuma Axeon AXS 65 D, com multi e chicote. E o João Rodrigues teve Colmic Hypnosys, com o Banax SI 5000 DX, com multi e chicote. Eles os três utilizaram canas de 4 metros.

Disponibilizei montagens, mas eles gastaram poucas. As montagens eram de fios Seaguar, Awa-Shima e outros, os estralhos tinham diâmetros rondaram os 26 mm, mas acabei a pescar com o 20,5. Anzóis variados, da Asari e Sasame, com a numeração do 3 ao 5.

Cerca das 17H00, termo da pesca e vamos então arrumar material e rumar à marina, pois esperámos um lanche ajantarado.

Antes que me esqueça, até por dentro sou verde, foi dito por lá, :hahaha: :hahaha: :hahaha: e confirmado com visualização.

Os números da minha pesca pouco interessam, fiz uns besugos, choupas, fanecas, sargos e serrões.

Chegados a terra a mesa estava posta e à nossa espera, foi só o tempo de colocar outro prato na mesa e eis que chega a feijoada de sames de bacalhau, o arroz, previamente marcada, comemos, repetimos e aqui bebi dois copinhos de vinho, há pois foi, ou ia, ou rachava. Aqui, como noutras ocasiões, fomos falando da pesca e a sensação com que fiquei é que os ex-principiantes de pesca embarcada, gostaram e vão repetir.

A nível de convívio da minha parte foi o possível, tirando dois ou três momentos de ausência forçada momentânea.

Como havia pessoal que ainda tinha uma grande distância para percorrer, lá saímos e após as despedidas lá rumámos à estrada que nos havia de levar aos nossos destinos.

Para terminar, porque o relato já vai extenso, quero agradecer a todos os presentes, pelo excelente dia passado, um convívio espectacular, (apesar estar um pouco débil), que espero repetir e ficando na esperança que tenham gostado.

Os regressos a casa fizeram-se sem novidade, só não sei do Rui.

Fotografias não tenho, mas penso que existem, vão ter de aguardar.

Abraço e até à próxima.

Braga
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Embarcada do Sítio

Mensagem por Panca »

Braga realmente tiveste azar com essa indisposição mas como es e o pouco que te conheço foste a (sofrer) para não falhares ao teu compromisso e isso sim és dos meus :fixe: :fixe:

Quanto ao resto do povo aposto que adorou claro mais nada só falta o relato de cada um e umas fotos acompanhar :join:

Abraço e até breve com o resto da pescaria :hahaha:
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Embarcada do Sítio

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Só mais dois pormenores, inicialmente o peixe estava a comer bem, a dada altura começou a mamar o isco, tornando mais dificeis as ferragens.

A outra questão tem haver com o vento, que apareceu para o final do dia, mas nada de anormal.

Espero ter aflorado todos os assuntos, mas caso isso não tenha acontecido, alguém dirá algo.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Embarcada do Sítio

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
Panca Escreveu:Braga realmente tiveste azar com essa indisposição mas como es e o pouco que te conheço foste a (sofrer) para não falhares ao teu compromisso e isso sim és dos meus :fixe: :fixe:

Quanto ao resto do povo aposto que adorou claro mais nada só falta o relato de cada um e umas fotos acompanhar :join:

Abraço e até breve com o resto da pescaria :hahaha:
Pela vontade da minha família, que viram o meu estado no dia anterior, foram unânimes em dizer para não ir, mas contra factos não há argumentos, portanto é como dizes Costa, antes quebrar do que partir.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Embarcada do Sítio

Mensagem por ffgsoares »

Excelente ralato ó amigo Braga, foi bom de ler, entusiasmante !!! bem... aquela parte da pausa para o almoço, tava a ver que a ementa nunca mais acabava, voces foram foi fazer uma almoçarada no mar :hahaha: :hahaha: :hahaha:

Mais um óptimo momento de encontro entre amigos, pessoais e virtuais mas, amigos ! é um espectáculo !!!

As melhoras para ti e vai preparando a próxima :join:

Um abraço á malta toda !!! :fixe:

PS: Agora que venham as fotografias dos pescados e pescadores. :118:
Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: Embarcada do Sítio

Mensagem por krazy_dude »

Relato espectacular Braga! completo mesmo!
Um dia bem passado só é pena o teres ficado assim, mas se assim já estavas a dar cartas, o pessoal ficará a pensar que tu estando bem dás é baralhos :hahaha:
As melhoras amigo! :fixe:
Agora o resto do pessoal tem que aproveitar o tópico e fazer os seus relatos, pois foi a primeira embarcada :D e todos se portaram bem e se divertiram muito que é o que interessa.
Grande abraço a todos e aqui está mais um á espera das fotos seja do peixe ou do convivio :D
Avatar do Utilizador
jmsp80
Mensagens: 32
Registado: terça nov 01, 2011 5:42 pm

Re: Embarcada do Sítio

Mensagem por jmsp80 »

muito bom! parabéns!

Só por uma vez participei numa embarcada... e já lá vão mais de 15 anos... um dia destes terei que repetir!
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Embarcada do Sítio

Mensagem por FILIPEPC »

Excelente relato Braga... Eu a julgar que o Gregório ia aparecer :join: . Ainda bem que correu tudo fixe. Aguardo pelas fotos do João a acapturar os pissas... :join: . :join:
Responder