lucio perca

Iscos e peixes. Tipos de iscos, peixes e suas particularidades.
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"lucio perca"
na nova versão do site.

comandantes
Mensagens: 5
Registado: segunda mar 29, 2010 11:07 am

lucio perca

Mensagem por comandantes »

boas pessoal sou novo por estas bandas, eu sou pescador de carpas e barbos, pesco sempre a francesa.
como sou da zona centro, pesco quase sempre em Espanha e no ano passado na barragem de alcantra vi pessoal apanhar lucios perca despertou me o interesse apanhei dois com um vinil branco,na verdade eles nao dao luta mas para comer e do melhor que ah.
so que eu ainda nao percebi muito bem quais as alturas ideais para os pescar e locais, ah quem diga que daqui para a frente deixam de picar mas na verdade e que no domingo apanhei 2, todos eles com um vinil branco como no ano passado.
alguem me pode explicar as preferencias deles? onde os devo procurar? eu os que apanhei e em zonas rochosas e nessa zonas perde se muito material e que pelo que me disseram e tenho visto eles andam muito no fundo.
espero respostas pois gostava mesmo de perceber o que eles querem e onde os encontrar para melhorar as pescarias
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: lucio perca

Mensagem por aranha »

seja bem vindo, divirta-se por cá :fixe:
o que eles querem??? é algo que se mexa para atacar, ou nao fosse um predador nato, seja com vinis ou amostras, desde que lhe desperte a atençao, ele ataca.
quanto a mais dicas...teria de conhecer melhor local mas infelizmnte nao conheço :no:
comandantes
Mensagens: 5
Registado: segunda mar 29, 2010 11:07 am

Re: lucio perca

Mensagem por comandantes »

boas, sim eu sei que eles querem coisas que se mexam mas tem preferências em cores? em certos vinis? como o achiga tem preferências o lucio tambem deve ter. consegue se apanhar em todo o ano? eu os que apanhei foi tdx ao fim do dias na ultima hora de sol e em março, abril.
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: lucio perca

Mensagem por aranha »

a questão da cor, é sempre relativa. uns dias funcionam melhores com umas cores, no dia seguinte já são com outras, convém ter sempre cores variadas, eu já apanhei lúcios-perca com amostras de todas as cores e feitios, depende muito do que exista para ele comer ou ande á procura... como a pesca não é uma ciência exacta, temos que ir prevenidos porque não existe a amostra maravilha. até as condições de luz faz com que um dia uma determinada amostra tenha um efeito e noutro dia já tenha outro.
quanto á actividade, de um modo geral estão activos todo o ano, dependendo da abundância de alimento, mas sem duvida que as horas mais activos sao as de menos luz, amanhecer e entardecer, de dia aposte nas sombras :join:
comandantes
Mensagens: 5
Registado: segunda mar 29, 2010 11:07 am

Re: lucio perca

Mensagem por comandantes »

pois isso e verdade eles mudam, mas eu tenho apanhado os lucios todos com vinis caperlan branco que comprei na decathlon, os meus colegas com outros vinis e rapalas nao tem tido sorte dai a minhas pergunta. eu tenho usado anzois com cabeça de chumbo, sera que devia de usar montagem texas? pois a zona tem muita rocha. devo pescar muito no fundo ou a meia agua?
em que zona de Portugal os tem apanhado?
Silva D
Mensagens: 3
Registado: quarta jun 13, 2007 10:02 pm

Re: lucio perca

Mensagem por Silva D »

comandantes Escreveu:pois isso e verdade eles mudam, mas eu tenho apanhado os lucios todos com vinis caperlan branco que comprei na decathlon, os meus colegas com outros vinis e rapalas nao tem tido sorte dai a minhas pergunta. eu tenho usado anzois com cabeça de chumbo, sera que devia de usar montagem texas? pois a zona tem muita rocha. devo pescar muito no fundo ou a meia agua?
em que zona de Portugal os tem apanhado?
Caro Amigo, eu costumo ir algumas vezes a essa barragem e costumo utilizar empate Texas com balas até 10g vinil emtons de verde escuro com agua cristalina e preto em agua mais escura, usoWorms e salamandras. Eles por norma andam fundos e em cardume logo deve insistir onde sentir toques ou fizer capturas.
Existe quem os pesque ao fundo com Ablete/Alburno.

Cmts
comandantes
Mensagens: 5
Registado: segunda mar 29, 2010 11:07 am

Re: lucio perca

Mensagem por comandantes »

boas alguém com mais experiência que eu me pode dizer em que epoca se apanham mais os lucios perca, e que li numa revista que no outono e uma boa altura, e quando andam a procura de mais alimento... cumps
Avatar do Utilizador
MonteiroF
Mensagens: 56
Registado: terça set 27, 2011 11:29 pm

Re: lucio perca

Mensagem por MonteiroF »

Boas caro colega.

Também me ando a iniciar na pesca ao lúcio-perca. No ano passado já tirei alguns, e este ano durante o verão apanhei uns poucos acidentalmente enquanto pescava ao achigã.
Tal como dizem os colegas acima, o bicho não é esquisito, atira-se a tudo que mexa...uns dias mais a umas cores que outras, mas é preciso ir variando. Até os apanho com pingalins flurescentes para robalos...portanto...
Quanto à melhor época para os apanhar, aqui para cima (zona do douro) são os meses de março, abril e maio, que é depois da desova, o peixe vem mais para as margens para se alimentar, e ai sim, saem os grandes exemplares (5, 6 e 7kg por enquanto). Durante o verão também é normal apanharem-se lúcios perca mais pequenos em ribeiras, nessa altura saem com tudo mesmo, até com medalhas.
Basicamente a altura do lúcio perca é durante os meses de março, abril e maio, nos restantes podem sair...mas não tão grandes, ou tão frequentemente, porque o peixe anda no leito do rio (de difícil acesso a menos que use barco) e muito fundo (e menos activo).
O que mais utilizo para fisgar os pantemineiros são borrachas da hart e yum de cores variadas, e cabeçotes da cormoura de 10gr. Empates texas e carolina só utilizo para achigã...mas há quem pesque com empate texas ao lúcio...é praticamente a mesma coisa que os cabeçotes. Por vezes uso amostras...das baratinhas (mando vir uma resma delas pelo ebay) quando as borrachas não estão a funcionar, e também costumo ter sucesso...esse peixe é mesmo uma questão de ir experimentando o que tem na caixa, tudo que chame atenção é bom :fixe:
A parte má desta pesca...é que como tem que se vir a varrer o fundo, é normal perder muito material...a menos que seja um sitio arenoso, e mesmo assim há sempre limos e porcaria no fundo...

Abraço e boas pescarias
Monteiro
Responder