Herança

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Herança"
na nova versão do site.

Comporta50
Mensagens: 131
Registado: segunda jan 02, 2012 2:36 pm

Re: Herança

Mensagem por Comporta50 »

crsv Escreveu: Como é que tiro o porta carretos e o tubo de PVC? Aquilo parece estar colado, nao se mexe. A minha ideia era tirar o porta carretos, colocar um novo, e substituir o PVC por outro, mas forrado com manga termoretratil.
1º - É preciso tempo e paciência.
2º - Serrote + Alicate
3º - Fonte de calor

Com paciência cortamos o porta carretos velho numa linha diagonal sem "ofender" o blank. Vai-se puxando com o alicate até sair completamente.
Para tirar o tubo de PVC usei o mesmo estratagema do porta carretos. Corte em diagonal. Numa ponta começei a dar calor com uma pistola "do dito cujo" e toca a puxar com o alicate. Quando já tinha conseguido "desenroscar" um bocado, cortava e tornava a dar calor e a "desenroscar" e vira-o-disco-e-toca-o mesmo. Ao fim de quase uma hora a coisa estava feita.
Depois, com lima e/ou lixa passei em todo o cabo (na minha cana por baixo do PVC estava um tubo de alumínio que acabou por lá ficar).

Acho boa ideia forrar o cabo com manga termoretractil. Há umas muito giras, a formar losangos... vê-se em algumas canas Barros.

Ab
crsv
Mensagens: 12
Registado: sábado mar 06, 2010 12:22 am

Re: Herança

Mensagem por crsv »

Comporta50 Escreveu:
crsv Escreveu: Como é que tiro o porta carretos e o tubo de PVC? Aquilo parece estar colado, nao se mexe. A minha ideia era tirar o porta carretos, colocar um novo, e substituir o PVC por outro, mas forrado com manga termoretratil.
1º - É preciso tempo e paciência.
2º - Serrote + Alicate
3º - Fonte de calor

Com paciência cortamos o porta carretos velho numa linha diagonal sem "ofender" o blank. Vai-se puxando com o alicate até sair completamente.
Para tirar o tubo de PVC usei o mesmo estratagema do porta carretos. Corte em diagonal. Numa ponta começei a dar calor com uma pistola "do dito cujo" e toca a puxar com o alicate. Quando já tinha conseguido "desenroscar" um bocado, cortava e tornava a dar calor e a "desenroscar" e vira-o-disco-e-toca-o mesmo. Ao fim de quase uma hora a coisa estava feita.
Depois, com lima e/ou lixa passei em todo o cabo (na minha cana por baixo do PVC estava um tubo de alumínio que acabou por lá ficar).

Acho boa ideia forrar o cabo com manga termoretractil. Há umas muito giras, a formar losangos... vê-se em algumas canas Barros.

Ab

Obrigado pela ajuda. Vou tentar fazer isso.
crsv
Mensagens: 12
Registado: sábado mar 06, 2010 12:22 am

Re: Herança

Mensagem por crsv »

Já iniciei os trabalhos de restauro. Já tirei o PVC e o porta carretos.

Em relação ao porta carretos, comprei um aqui numa loja, pois nao consigo arranjar Fuji da medida que quero, mas o sr da loja disse-me que este tambem é de boa qualidade.

Quanto ao cabo, vou colocar cortiça. Lá na loja ele deu-me um contato de um fabricante portugues de cortiças para canas de pesca, liguei para lá e consegui o que preciso. Já encomendei, quando chegar mostro aqui.

Para já vou lixar o cabo para receber o porta carretos e a cortiça. Quanto aos passadores, acho que vou entregar esse trabalho a um profissional, estive lá a ver algumas que ele fez e parece-me muito bom.
Anexos
27112012028.jpg
Comporta50
Mensagens: 131
Registado: segunda jan 02, 2012 2:36 pm

Re: Herança

Mensagem por Comporta50 »

Boas

Não há dúvida que esse cabo com cortiça fica bem melhor do que com manga. É capaz de dar algum trabalho com a cortiça porque o furo com que vem é muito estreito e o desbaste, se for manual, além de cansativo pode não correr muito bem.
Aconselho o uso de um vazador à medida da cana.

Ab
crsv
Mensagens: 12
Registado: sábado mar 06, 2010 12:22 am

Re: Herança

Mensagem por crsv »

Comporta50 Escreveu:Boas

Não há dúvida que esse cabo com cortiça fica bem melhor do que com manga. É capaz de dar algum trabalho com a cortiça porque o furo com que vem é muito estreito e o desbaste, se for manual, além de cansativo pode não correr muito bem.
Aconselho o uso de um vazador à medida da cana.

Ab
Boas.

Quando falei com a pessoa ao telefone, ele foi bastante acessivel, e disse-me que podiam mandar já os discos com a abertura de 30mm, que eu preciso, logo esse trabalho já vem feito.

Amanha vou ver dos passadores.
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Herança

Mensagem por ffgsoares »

Ó companheiro CRSV, para retirares o tubo podes cortar ao longo e abrir, com cuidado, encostas uma cantoneira ao longo do cabo, ou seja, metes o cabo da cana dentro do "V" da cantoneira, encostas á cantoneira um bico em aço e riscas, como se fosse uma régua, riscas várias vezes até ficar suficientemente profundo e depois forças para abrir.

Depois de retirares o tubo o porta carretos deve sair com um pouco de calor, limpas toda a zona bem limpa e colocas um porta carretos novo, e voltas a fazer o cabo ao teu gosto.

Tenho uma cana igual que vou começar a recuperar e tenho andado a ver como retirar as coisas velhas sem ferir o blanc.

Espero ter ajudado, boas pescarias :fixe:
Comporta50
Mensagens: 131
Registado: segunda jan 02, 2012 2:36 pm

Re: Herança

Mensagem por Comporta50 »

crsv Escreveu: Quando falei com a pessoa ao telefone, ele foi bastante acessivel, e disse-me que podiam mandar já os discos com a abertura de 30mm, que eu preciso, logo esse trabalho já vem feito.
Amanha vou ver dos passadores.
Porreiro; eu não tive essa sorte. A coisa começou a correr mal (estraguei meia dúzia de aneis) mas depois lembrei-me do vazador.
Colei os aneis com cola de madeira (nada de exagerar na cola: uma pequena pincelada em cada lado dos discos para não passar para fora. Esta parte da colagem não foi muito rápida mas por acaso correu muito bem.

Ab
crsv
Mensagens: 12
Registado: sábado mar 06, 2010 12:22 am

Re: Herança

Mensagem por crsv »

ffgsoares Escreveu:Ó companheiro CRSV, para retirares o tubo podes cortar ao longo e abrir, com cuidado, encostas uma cantoneira ao longo do cabo, ou seja, metes o cabo da cana dentro do "V" da cantoneira, encostas á cantoneira um bico em aço e riscas, como se fosse uma régua, riscas várias vezes até ficar suficientemente profundo e depois forças para abrir.

Depois de retirares o tubo o porta carretos deve sair com um pouco de calor, limpas toda a zona bem limpa e colocas um porta carretos novo, e voltas a fazer o cabo ao teu gosto.

Tenho uma cana igual que vou começar a recuperar e tenho andado a ver como retirar as coisas velhas sem ferir o blanc.

Espero ter ajudado, boas pescarias :fixe:
boas.

Obrigado pelas dicas, mas o tubo já foi tirado, agora falta so limpar o tubo de metal e colocar os discos de cortiça. O porta carretos tambem foi facil cortei na diagonal e assim que acabei o corte ele abriu-se, depois foi só abrir com um alicate e retirá-lo de lá.

Já comprei o porta carretos novo, vou colocar amanha.
Responder