gata uma expecie de rabeca ou arma de tortura

Para falar de todo o outro tipo de material que não está representado nos fóruns anteriores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"gata uma expecie de rabeca ou arma de tortura"
na nova versão do site.

levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

gata uma expecie de rabeca ou arma de tortura

Mensagem por levi simao »

boas malta hoje trago um artigo que muitos(eu) não conhecia
a gata instrumento para auxiliar grandes capturas
gata1.jpg


A gata é um utensílio utilizado para a recuperação de peixes de grande porte nomeadamente na pesca da noite nas falésias.

Safios
gata 4.jpg
Pargos
gata2.jpg
Basicamente a sua utilidade revela-se bastante positiva quando ferramos um grande exemplar, por exemplo de 40 ou 50 metros de altura que caso contrario jamais seria recuperado.
A sua construção é similar à estrutura da rabeca ou cesto, com a mesma abertura e procedimento, com duas excepções, sendo a primeira relativa ao peso, uma vez que a mesma deverá ser construída em aço inox para evitar a oxidação e dar uma maior resistência e durabilidade vitalícia, por outro lado tem a particularidade de se assemelha a um instrumento utilizado pela Santa Inquisição em pleno século XV, devido aos seus bicos aguçados e flexíveis que irão ser primordiais na prisão e recuperação dos grandes exemplares.
gata3.jpg
gata3.jpg (17.27 KiB) Visto 717 vezes
É de notar que os mesmos irão perfurar o peixe de uma forma que o mesmo jamais se conseguirá libertar, permitindo claramente a sua recuperação de uma forma que caso contrario seria impossível.
Convém contudo que na superfície da mesma seja ligado um cabo ou corda sem memória e grossa para que não haja nós e que tenha uma grande resistência e não seja elástica.
Exemplares como este dificilmente seriam capturados sem o auxilio da Gata, este exemplar foi capturado a uns bons quarenta metros de altura, numa falésia sem acessibilidade e de noite, para além de auxiliar a captura é fundamental na nossa segurança ao permitir que estejamos a um nível bastante superior da linha de água e respectiva ondulação que já por si se torna bastante complicado de dia o que fará de noite

texto e fotos retirados de oceanusatlanticus.blogspot.com
Anexos
gata3.jpg
gata3.jpg (17.27 KiB) Visto 717 vezes
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: gata uma expecie de rabeca ou arma de tortura

Mensagem por FILIPEPC »

=D> muito bom, merece ficar num forum trancado, de forma a se têr noção de alguns utensilios a usar na pesca.
Um abraço e obrigado.
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: gata uma expecie de rabeca ou arma de tortura

Mensagem por Paulo »

Boas.

Por acaso já a conhecia de nome... em conversas ali em Peniche com velhos lobos do mar, em várias histórias de capturas de safio (nas falésias) vinha à baila a gata. Sem ela não os conseguiam trazer para cima.

Bom post, esperemos que o autor (pelo que percebi foi retirado de outro local) não fique chateado com a publicação.

Abraço. :fixe:
levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: gata uma expecie de rabeca ou arma de tortura

Mensagem por levi simao »

paulo Escreveu:Boas.

Bom post, esperemos que o autor (pelo que percebi foi retirado de outro local) não fique chateado com a publicação.

Abraço. :fixe:
quanto a isso acho que fui correcto pois logo mencionei que não fui eu o autor e por baixo menciono o local da fonte por isso respeito todos os direitos do autor

mas claro se daqui a tempos alguem criticar poderei sem problema nenhum fazer o meu post....
mas acho que não havera problemas

pareceu-me um acessorio espectacular......
existe uma versao com os dentes(picos) fixos mas esta com eles articulados é brutal ... não metam é a cabeca lá dentro :lili: :lili: :lili:
e num fim-de-semana de bricolage faz-se bem ....
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: gata uma expecie de rabeca ou arma de tortura

Mensagem por Paulo »

levi simao Escreveu:
paulo Escreveu:Boas.

Bom post, esperemos que o autor (pelo que percebi foi retirado de outro local) não fique chateado com a publicação.

Abraço. :fixe:
quanto a isso acho que fui correcto pois logo mencionei que não fui eu o autor e por baixo menciono o local da fonte por isso respeito todos os direitos do autor

mas claro se daqui a tempos alguem criticar poderei sem problema nenhum fazer o meu post....
mas acho que não havera problemas

pareceu-me um acessorio espectacular......
existe uma versao com os dentes(picos) fixos mas esta com eles articulados é brutal ... não metam é a cabeca lá dentro :lili: :lili: :lili:
e num fim-de-semana de bricolage faz-se bem ....
Boas,

Na net por vezes há um bocado de confusão acerca dos direitos de autor.

Não é pelo simples facto de dizermos qual é a fonte que podemos publicar noutro local, de qualquer forma é sempre uma boa politica dizer a fonte. Pelo menos é meio caminho andado para a fonte não ficar chateada, se bem que legalmente isso na pratica não conta para nada.

Por mim como disse é um artigo/acessório interessante e agradeço a publicação, claro se o autor não se importar. :fixe:

Já agora Levi, já tens uma gata dessas articuladas? Um artigo original, se calhar ainda mais interessante que o original era um com umas fotos a explicar como fazer uma, isto foi uma ideia que tive agora. :fixe:
levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: gata uma expecie de rabeca ou arma de tortura

Mensagem por levi simao »

paulo Escreveu:Já agora Levi, já tens uma gata dessas articuladas? Um artigo original, se calhar ainda mais interessante que o original era um com umas fotos a explicar como fazer uma, isto foi uma ideia que tive agora. :fixe:
não.. não tenho nenhuma mas já que deste a ideia assim que poder faco um esquema para auxiliar a construcao :hummm: :hummm: .... pois tambem achei a "gata" muito intressante ....
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: gata uma expecie de rabeca ou arma de tortura

Mensagem por Paulo »

levi simao Escreveu:
paulo Escreveu:Já agora Levi, já tens uma gata dessas articuladas? Um artigo original, se calhar ainda mais interessante que o original era um com umas fotos a explicar como fazer uma, isto foi uma ideia que tive agora. :fixe:
não.. não tenho nenhuma mas já que deste a ideia assim que poder faco um esquema para auxiliar a construcao :hummm: :hummm: .... pois tambem achei a "gata" muito intressante ....
:fixe:
Avatar do Utilizador
PCrat
Mensagens: 159
Registado: quinta mai 29, 2008 5:26 am

Re: gata uma expecie de rabeca ou arma de tortura

Mensagem por PCrat »

Tadinhos dos peixinhos... isso é mesmo um instrumento de tortura :diabo:
Gata eu tive uma, mas a bicha só aprendeu a caçar, para a pesca nunca a levei...lol nem as espinhas do peixe iam sobrar :hahaha: :hahaha:
Responder