bait clip

Para falar de todo o outro tipo de material que não está representado nos fóruns anteriores.
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"bait clip"
na nova versão do site.

SERGIO1973
Mensagens: 14
Registado: segunda set 10, 2012 7:56 pm

bait clip

Mensagem por SERGIO1973 »

Caros amigos,após uma longa ausencia deste forum e da pesca em geral,cerca de 1ano por motivos diversos,voltei a pescar,logo também senti necessidade de pesquisar coisas sobre a pesca,e claro está de cá voltar a este sitio onde fui muito bem recebido por todos,desde já um grande obrigado a todos.
Numa das minhas pesquisas encontrei montagens de surfcasting,com 1 acessório denominado por bait clip,vi colocado na linha e também noutro caso a própria chumbada tinha 1 pequeno arame de lado,gostaria de saber as vossas opiniões sobre a utilização deste acessório.
Será que tem vantagens a sua utilizão e quais são?
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: bait clip

Mensagem por Panca »

Sergio nunca usei isso mas de certeza que ha malta que dirá qualquer coisa :fixe:
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: bait clip

Mensagem por tiagopacheco »

Tem a ver essencialmente com a distância de lançamento...
Os iscos fazem-nos perder lançamento... Quem nunca viu um caranguejo pelo ar, e faz lembrar um para-quedas lol mas qualquer isco nos faz perder lançamento. Com o baitclip o isco vai junto do chumbo, não vai pelo ar criar resistência, quando chega à agua, "desprega-se"...
mcll
Mensagens: 179
Registado: quarta ago 24, 2005 12:44 pm

Re: bait clip

Mensagem por mcll »

Com montagens de um anzol, uso quase sempre que quero lançar longe :hummm: . Num outro fórum houve quem levantasse alguns problemas, mas para mim continua a ser uma mais valia no lançamento de iscos frágeis. Eu uso o ferrinho preso numa manga de silicone.
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: bait clip

Mensagem por joaonumberone »

atenção as chumbadas que vêm com isso limitam um bocado, se reparares, terás de ter o estralho muito em cima, eu costumo usar mais baixo e só por isso para mim já não servia.

o bait clip normal nunca usei, mas não me dá muita fezada, para ganhaar 1 metro ou 2, até pode ser mais mas também estamos a meter mais uma coisa na linha, não sei...
ondapesca
Mensagens: 113
Registado: sábado jan 16, 2010 4:58 pm

Re: bait clip

Mensagem por ondapesca »

SERGIO1973 Escreveu:Será que tem vantagens a sua utilizão e quais são?
Tem, caso contrário não havia quem as usasse :fixe: mas isso é óbvio e nada acrescenta :join:

As montagens clipadas são muito usadas em locais onde a necessidade de lançar longe é uma constante, como é caso das praias em zonas muito razas, por exemplo na zona do canal da mancha. São muito usadas por Belgas, Ingleses, Holandeses, malta dos países anglo-saxónicos, e menos por malta das zonas mediterrânicas. Também são utilizadas para lançar em locais onde predomina a rocha e pedra e há pouca areia, não convém ter os estralhos pendurados porque pode ocorrer a prisão de alguma iscada e por isso se recorre a lançamentos pendulares.

São montagens em que conjunto de acessórios a utilizar e o grau de exigência na sua execução são elevados, seja no rigor métrico da montagem, uma vez que os anzóis ao estarem clipados em acessórios fixos o comprimento dos estralhos tem de ser igual à distância dos acessórios de fixação, seja na qualidade e características das linhas, uma vez que a elasticidade dos estralhos tem de acompanhar a elasticidade da madre ou ter mais um acessório que permita a que o estralho acompanhe essa elasticidade sem se partir, porque de espessura menor relativamente à madre, regra geral a montagem tem de ter de comprimento do somatório dos estralhos, logo origina estralhos curtos, porque se forem longos a montagem fica enorme e depois não há muito quem a lance bem nem com eficácia. Depois vêm outros quinhentos, em acção de pesca os iscos têm de ter batentes, senão sobem na linha quando se lança, etc .... são montagens que dão muita mão de obra :pay:

Como já foi referido, estando os anzóis clipados, os iscos e os estralhos acompanham a madre no voo de lançamento, o que traz vantagens principalmente na redução do atrito que esses mesmos iscos fazem no ar.

Em Itália há alguns pescadores que usam montagens clipadas, principalmente quando se deparam com praias razas, usam iscadas volumosas, e porque também as usam, canas de duas secções e carretos de bobine rotativa, mas de um modo geral fazem-no apenas com um anzol.
Em Itália o casting é uma modalidade muito bem implantada e muito próximo de ser a maior potência Mundial da modalidade em termos colectivos.

Por cá é muito raro ver em uso esse tipo de montagens, penso que pelas características das nossas praias e pelo trabalhão que dá fazer uma montagem dessas.
Avatar do Utilizador
FilipePais
Mensagens: 37
Registado: quarta out 25, 2006 3:09 pm

Re: bait clip

Mensagem por FilipePais »

Para evitar as montagens clipadas há quem use (ex: nuestros hermanos) fio soluvel na água para prender a iscada à chumbada ou à montagem...
é procurar no google por exemplo por: HILO SOLUBLE PVA

mais um acessorio do carpfishing que pode dar jeito para desenrascar

Ab
SERGIO1973
Mensagens: 14
Registado: segunda set 10, 2012 7:56 pm

Re: bait clip

Mensagem por SERGIO1973 »

Obrigado a todos pelas vossas respostas
Responder