Qual seu modelo preferido ???

Para falar de todo o outro tipo de material que não está representado nos fóruns anteriores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Qual seu modelo preferido ???"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
renato maquarte
Mensagens: 220
Registado: terça jul 15, 2008 12:22 pm

Qual seu modelo preferido ???

Mensagem por renato maquarte »

Ola Pessoal, quais são os modelos de chumbos que mais gostam e por que ??? :fixe:


Abraços
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Qual seu modelo preferido ???

Mensagem por ffgsoares »

Uso chumbadas em forma de gota, cerca de 160g, lançam bem (boa distancia) e a recuperar são suaves para o material, montagens de um ou dois anzois, a fixação desde que o mar não corra são optimas.

Uso também em forma de torpedo, 150g, têm boa performance com linha fina e usando só uma isca, para mar calmo, leves a recuperar.

Tudo chumbadas com haste.

Basicamente fazem 80% das pescarias, depois algumas mais leves em situações especiais e as pirâmides quando o mar assim obriga.

Penso que é isto que perguntas, ajudou !!!

Um abraço :fixe:
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: Qual seu modelo preferido ???

Mensagem por tiagopacheco »

Em relação a chumbadas, eu tento sempre adequar o peso à cana que levo, e claro ao estado do mar... E tento sempre pescar com o minimo possivel... Atentendo a estes factores.. È claro que não vou por 100g, numa cana que me lance melhor 140 por exemplo...

Em relação ao tipo de chumbada quando o mar está chão tenho estas em 135 e 150g, que foram uma grande surpresa, mais pelo lançamento. Lançam que se fartam... Todas as que dei a amigos meus, foram todos unânimes, e também foi confirmado que se consegue uma distância melhor que pode chegar aos 5/10m. Infelizmente comprei-as no Algarve, e estão a acabar...

Imagem

Quando o mar tem alguma, mas pouca força, gosto de usar as chumbadas nesta imagem, as de baixo, acho que têm uma boa relação entre a capacidade de lançar e o que agarram... Gosto de as ter em 120, 140 e 165g.

Imagem

Quando o mar está meio sacaninha em que a chumbada que falei em cima não chega em 140g, mudo para esta ( a de cima que tem o circulo vermelho ), em 150g...

Imagem

Essencialmente quando sei que o mar precisa de muito chumbo nem lá vou... Não tem nada a ver com haver peixe ou não, simplesmente não gosto de pescar em mar encorpado... Porque essencialmente eu pesco para me divertir, não é para andar "atrás" da cana, nem sou um apanhador de peixe. Mas eventualmente se o mar crescer e for preciso chumbo maior, tenho estas, tenho que agradecer ao Nelson da Robaleira, que foi ele que mas foi buscar...

Imagem

E pronto estes são os chumbos que mais ando a usar de momento... Mas não só... lol
Avatar do Utilizador
renato maquarte
Mensagens: 220
Registado: terça jul 15, 2008 12:22 pm

Re: Qual seu modelo preferido ???

Mensagem por renato maquarte »

Eu tenho um bocado de modelos e pesos, mas destacaria alguns

Esferas: com peso de 40g a 135grs que são usados em praias, canais e enseadas por serem bons de arremessos e de ancoragem e de facil recolhimento

Imagem

Pião: de 90 a 140grs que são usados em praias, principalmnete de tombo pela excelente ancoragem

Imagem

Hexagonal e turkana: de 100 a 140grs que uso para mandar longe sem me preocupar com ancoragem. O turkana é na minha opinião o melhor para lançar longe.

Imagem
Imagem

Baratinha: de 40 a 80grs que uso para pescar onde ha estruturas no fundo e para corricar(recolher) a isca. otima opção para canais e enseadas

Piramide e similares: de 40 a 115 grs que uso visando somente ancoragem e "reforcar" a fisgada. Para baiacu acho o piramide a melhor opção.

Fotos by chumbadas online
mcll
Mensagens: 179
Registado: quarta ago 24, 2005 12:44 pm

Re: Qual seu modelo preferido ???

Mensagem por mcll »

Renato, aí pelo Brasil não usam chumbadas com haste ?
Avatar do Utilizador
renato maquarte
Mensagens: 220
Registado: terça jul 15, 2008 12:22 pm

Re: Qual seu modelo preferido ???

Mensagem por renato maquarte »

mcll Escreveu:Renato, aí pelo Brasil não usam chumbadas com haste ?
Usa sim, mas eu particularmente não gosto muito, esses citados são os meus preferidos :fixe:
sz5qbj
Mensagens: 125
Registado: quinta abr 02, 2009 8:43 pm

Re: Qual seu modelo preferido ???

Mensagem por sz5qbj »

Um bom tema para se debater.... chumbada com haste ou sem haste? e porquê?
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Qual seu modelo preferido ???

Mensagem por NelsonP »

Uso quase sempre com haste. Torpedo e parecidas a essas hexagonais e as torkanas :fixe:
Responder