anzóis de patilha vs. anzóis de argola

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"anzóis de patilha vs. anzóis de argola"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: anzóis de patilha vs. anzóis de argola

Mensagem por ffgsoares »

Comporta50 Escreveu:
ffgsoares Escreveu: Os anzóis de argola, usei um ou dois algumas vezes mas acho o nó um bocado grosso para certos iscos, assim como o comportamento do anzol na ponta do estralho, a não ser, que usemos o empate normal e depois passemos a linha pela argola, mas ainda não encontrei vantagens (na minha opinião, ok )
Eu também achava o mesmo até experimentar o Grinner :fixe:

Ab

Pois, estou de acordo contigo companheiro, por vezes quando experimentamos um anzol diferente do "nosso" habitual, não experimentamos o melhor ou pelo menos um que seja uma boa escolha, depois, parece-nos tudo muito diferente e, não gostamos.

Mas o que eu não gostei mesmo foi do nó (palomar) pareceu-me exagerado,... bem o estralho era 0,39 mm, talvez um pouco grosso.

Um abraço :fixe:
Avatar do Utilizador
Zurc
Mensagens: 1428
Registado: sábado mai 21, 2011 1:32 pm

Re: anzóis de patilha vs. anzóis de argola

Mensagem por Zurc »

http://www.youtube.com/watch?v=HsppPYJ4p-w

Encontrei um video onde mostra o empate de anzois de patilha que faço.

Abraço
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: anzóis de patilha vs. anzóis de argola

Mensagem por drpauloalmeida »

Boas,

sendo uma pesca muito específica, posso ponderar usar anzóis de patilha ou argola, conforme o isco, respectivamente grosso ou fino.

Como 99% das vezes uso vários iscos, não dou importância ao formato do olhal. Por preferência, uso sempre que possivel de patilha.

Ao usar anzol de argola muitas vezes reparava neste acontecimento:
anzol mal posicionado.jpg
anzol mal posicionado.jpg (3.66 KiB) Visto 894 vezes
quando devia ser sempre este
bem posicionado.jpg
bem posicionado.jpg (3.16 KiB) Visto 894 vezes
isto durante a uma pescaria claro :hahaha:

Por esta razão evito os de argola e quando os uso, fao o empate como se fosse de patilha, just in case :join:

Abraço
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: anzóis de patilha vs. anzóis de argola

Mensagem por joaonumberone »

Bem, quanto a mim os anzois de argola são mais fáceis de empatar mesmo quando se faz o empate como se não tivessem argola.
Tenho usado 95% das vezes anzois de patilha mas começo a optar pelos de argola porque têm 2 vantagens:
1. podem empatar-se de qualquer forma
2. "Aceitam" melhor iscos tipo minhoca, e dos outros também.

Além disso servem para empates duplos para iscos tipo sardinha ou choco.

Por isto tenho vindo a optar por começar a comprar destes em detrimento dos de patilha.

Para mim o melhor nó é o que o Zurc aí meteu ou se for para empate na argola, o nó improved clinch para mim é o melhor, aliás para mim e pela lógica.
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: anzóis de patilha vs. anzóis de argola

Mensagem por ffgsoares »

Ó malta, talvez pelo nó que usei, o palomar, como já disse atrás, não gostei, do iscar, do volume do nó,... e tal. Talvez com o improved clinch como diz o João a coisa funcione melhor quer a iscar quer no facto que o Paulo aponta e que eu também noto, continuo a gostar mais de anzóis de patilha.
Já usando em tipo tandém para usar em iscadas longas, claro que a argola funciona na perfeição por deslizar na linha.

Um abraço a todos :fixe:
Comporta50
Mensagens: 131
Registado: segunda jan 02, 2012 2:36 pm

Re: anzóis de patilha vs. anzóis de argola

Mensagem por Comporta50 »

ffgsoares Escreveu:Ó malta, talvez pelo nó que usei, o palomar, como já disse atrás, não gostei, do iscar, do volume do nó,... e tal. Talvez com o improved clinch como diz o João a coisa funcione melhor
Sem querer complicar: Usa o Grinner. Em opção o Trilene. São os nós mais fixes para empatar anzóis de argola.
Para anzois de patilha há um nó muito usado pelos "nuestros hermanos" em que saem as duas pontas do fio para o mesmo lado (normalmente o de cima). Dizem eles que é para iscar a Lombriz. Penso que se trata da "nossa" Tiagem.

Ab
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: anzóis de patilha vs. anzóis de argola

Mensagem por NelsonP »

Uso qualquer um deles. Para pescar mais fortes e com iscos mais duros e com casca uso os de patilha. Para minhocas uso de argola. E não tenho tido o problema de vir o anzol torto em relação á linha :join: :fixe:
commander
Mensagens: 45
Registado: quinta jun 07, 2012 4:19 pm

Re: anzóis de patilha vs. anzóis de argola

Mensagem por commander »

Eu nao gosto de anzois de patilha, ja não é primeira vez que a linha parte na patilha dos anzois pois obrigatoriamente tem de usar um nô fixo, ja verifiquei isso varias vezes, se usar os de argola com nô palomar, que axo um dos melhores, isso numca acontece visto o nô deslizar pela argola para direita e esquerda. Este tipo de nô com anzol de argola é curioso que fica tao resistente que a linha maioritariamente quando fica preso acaba por partir ou ao meio ou noutra parte qualquer da linha.... mas rente ao anzol ou destorcedor com nô palomar é muito raro quebrar.
Responder