anzóis de patilha vs. anzóis de argola

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"anzóis de patilha vs. anzóis de argola"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
nelsonpamaral
Mensagens: 508
Registado: quarta jun 08, 2011 2:59 pm

anzóis de patilha vs. anzóis de argola

Mensagem por nelsonpamaral »

Boas companheiros,

No seguimento do que passo a expor gostaria de saber a vossa opinião e qual o tipo de anzóis que mais utilizam.

A questão prende-se com a utilização de anzóis de patilha ou anzóis de argola, para os diversos tipos de pesca, quais as sua vantagens e desvantagens.

Da minha experiência praticamente sempre utilizei anzóis de patilha e muito raramente de argola. Nomeadamente na pesca à bóia, pião, chumbadinha, utilizo sempre anzol de patilha pois considero que consigo apresentar melhor as iscas mais habituais e fazê-las passar melhor pela patilha do que pela argola.

De referir que os tamanhos dos anzóis utilizados normalmente também ficam entre um nº. 6 a nº. 2.

Agora na questão do surfcasting, com anzóis de tamanhos maiores 1/0, 2/0 (também tenho usado de patilha) não sei se os de argola não ficarão com um empate mais resistente e se terão por isso vantagem.

Também acho mais fácil fazer à unha o empate nos anzóis de argola que nos de patilha (eu para estes tenho uma máquina maravilha e por isso é que ainda não utilizo muito os de argola), e em condições de ter de empatar um anzol rápidamente com pouca luz, poderá ser melhor.

Assim, acham de se deve escolher o anzol em função do tipo de pesca, do tamanho, do isco que se vai utilizar, da espécie que se propõe capturar ?

Agradecia as v/opiniões e experiências.

Nota: Peço desculpa de não ter referido a vertente da pesca embarcada, mas considero-me um verdadeiro inculto nesse tipo de pesca, e assim nem quero dizer nada, só aprender.

Um abraço a todos :fixe: :fixe:

Nelson
Comporta50
Mensagens: 131
Registado: segunda jan 02, 2012 2:36 pm

Re: anzóis de patilha vs. anzóis de argola

Mensagem por Comporta50 »

Boas

Para mim é assim: Iscos frágeis, anzois de argola. Iscos rijos, anzois de patilha.
Acerca dos nós para empatar, há uns melhores que outros.

Ab
Avatar do Utilizador
andre_05
Mensagens: 623
Registado: domingo ago 14, 2011 5:52 pm

Re: anzóis de patilha vs. anzóis de argola

Mensagem por andre_05 »

boas,

em relacao a duvida sobre a diferenca acho que ja fui respondida pelo nosso colega em relacao ao anzol deves escolher em funcao da especie que queres apanhar a uns que sao mais versateis do que outros...
deixo te aqui o que customo utilizar para empatar os meus.

http://www.freeimagehosting.net/vb5hh
Avatar do Utilizador
Trophy_Master
Utilizador Regular
Mensagens: 2623
Registado: domingo jan 22, 2012 10:05 am

Re: anzóis de patilha vs. anzóis de argola

Mensagem por Trophy_Master »

Uso ambos, tenho mais tendencia para usar de patilha, mas uso de argola para iscos mais frageis.
Mario Fialho
Mensagens: 492
Registado: domingo dez 26, 2010 6:49 pm

Re: anzóis de patilha vs. anzóis de argola

Mensagem por Mario Fialho »

Boas a todos, tanto uso uns como outros até porque eu empato os de argola como os de patilha.
Dou muito mais importancia ao tamanho e ao formato do que ser de patilha ou argola. Quanto à questão de os empatar com pouca luz até hoje esse problema nunca se colocou porque para um surfcasting nocturno levo sempre entre 20 a 30 montagens já feitas e se for para a boia de noite levo cerca de 40 a 50 anzois já empatados.
Abraço

Mario Fialho
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: anzóis de patilha vs. anzóis de argola

Mensagem por ffgsoares »

Eu uso maioritáriamente anzóis de patilha em todas as pescas, e, como pratico mais o surfcasting normalmente não se coloca a questão de empatar na praia mas, se fôr necessário penso que é fácil pelo menos da maneira como costumo empatar, no entanto é raro porque levo sempre várias montagens e 20/30 anzóis empatados e de tamanhos que possa variar dentre o nº 2 até ao 1/0, bem como o tamanho dos estralhos consoante o estado do mar.

Os anzóis de argola, usei um ou dois algumas vezes mas acho o nó um bocado grosso para certos iscos, assim como o comportamento do anzol na ponta do estralho, a não ser, que usemos o empate normal e depois passemos a linha pela argola, mas ainda não encontrei vantagens (na minha opinião, ok !)

Boas pescarias :fixe:
Comporta50
Mensagens: 131
Registado: segunda jan 02, 2012 2:36 pm

Re: anzóis de patilha vs. anzóis de argola

Mensagem por Comporta50 »

ffgsoares Escreveu: Os anzóis de argola, usei um ou dois algumas vezes mas acho o nó um bocado grosso para certos iscos, assim como o comportamento do anzol na ponta do estralho, a não ser, que usemos o empate normal e depois passemos a linha pela argola, mas ainda não encontrei vantagens (na minha opinião, ok )
Eu também achava o mesmo até experimentar o Grinner :fixe:

Ab
Avatar do Utilizador
Zurc
Mensagens: 1428
Registado: sábado mai 21, 2011 1:32 pm

Re: anzóis de patilha vs. anzóis de argola

Mensagem por Zurc »

Boas companheiros.

Eu na pesca à boia uso os de patilha, no surfcasting uso os dois.
Os de argola gosto por o empate que dou, nó palomar, não fica tão grosso e ajuda na iscagem de minhocas mais frageis ou mais finas. Os de patilha uso para os outros iscos, e faço um empate em que o fio fica por dentro. Tentei pesquisar na net a ver se encontrava mas não achei.
Quanto a anzóis empatados que levo para o pesqueiro, na boia levo 1, depois quando perco um empato outro. Para o surfcasting levo uns 5 ou 6 e o resto se for preciso empato no momento.

Abraço
Responder