Escolha de fio - Surfcasting

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Escolha de fio - Surfcasting"
na nova versão do site.

karva

Escolha de fio - Surfcasting

Mensagem por karva »

Amigos vou precisar da vossa ajuda, visto estar um bocado desactualizado em relação aos fios existentes no mercado.

A cana já chegou a semana passada ( Power Aero Surf Twin Tip 5 mts) o carreto chegou hoje. Acabei por optar pelo Ultegra xsa 12000.
Sendo que este equipamento será para a práctica de Surfcasting em fundos de areia e mistos, qual o fio - para o carreto - e a espessura que me recomendam?

Obrigado
karva
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

ora bem, gostos sao gostos...eu optava por 0,40 trabucco especial agua salgada para inverno e mais fino para verão. :wink:
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Eu costumo fazer assim:

Junto a pedras e quando o lançamento não precisa de ultrapassar os 80-100mts, normalmente uso Falcon Titanium (côr rosada) 0,45mm sem baixada de choque e até a 150grms de chumbo. É um fio que anda na casa de 10 a 12 aéreos/600mts e boa qualidade. Quando é preciso pôr mais peso, facilmente se põe uma baixada de "zéro-grosso". :twisted:
Em pesqueiros onde o perigo de enrochar seja menor e onde exija mais uns metros no lançamento e por conseguinte o uso de linhas mais finas e com boa saida, gosto especialmente de dois:
- Falcon Match soft (Muito bom)
- Shimano Technium (Excelente saida)
Para além destes dois, ainda saliento o Falcon Planet, o Asso Tetramax e o acima mencionado Falcon Titanium.
Haverão outros, mas até ver são as minhas preferências. :wink:
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re: Karva

Mensagem por Carpa Real »

Amigo Karva boa noite, não vou entrar em promenores porque o que aqui foi exposto pelos companheiros está certíssimo. Apenas gostaria de deixar a minha opinião para que possa optar de forma mais equilibrada.
Para zona mais rochosa uso o foi da ASSO Casting 0,45 côr verde para as chumbadas +- de 150gr.
Para pesca com pouco pedra ou de areio com espessuras de 0,35 ou mais para baixo uso o Speed Master da Shimano. Esta embora esteja indicada para Spinning é de uma levêza extraordinária sai de forma muito fluída e até arraca pedras sem esforço, a sua cor é um branco para cinza claro.
Os preços estão mais ao menos de acordo com as sugestões apresentadas, claro que fios muito bons tem também que se pagar um pouco mais, mas vale a pena pela segurança que oferecem.

Saudações Desportivas. :wink:
Anexos
CIMG2527.JPG
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re: Cont... Karva

Mensagem por Carpa Real »

Para Karva.
Anexos
CIMG2528.JPG
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Por acaso até comprei recentemente 2 bobines desse Asso Casting (côr azul).
Bobines tipo "bulk" em que 0,30 vem com 710mts e 0,35 com 522mts, por 4 aéreos cada uma.
O fio em si não safa mal mas na minha opinião, após 2 ou 3 lançamentos torna-se um pouco "áspero" e "pêrro". Mas para lances mais curtos e pesqueiros tipo "cemitério de material", é uma escolha que não nos dói na carteira e oferece um bom compromisso de resistência.
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re:

Mensagem por Carpa Real »

Mestre boa noite e aquele Abraço. Nesta marca à realmente referências que não compensa comprar, este fio que referêncio é muito bom e de côr verde. O seu custo é um pouco acima dos 12€. Mesmo em zonas de risco uso sempre fios que me ofereça segurança para evitar surpresas.

Boas!
karva

Mensagem por karva »

Obrigado aos amigos aranha, Ramiro e Carlos Marinho, as vossas opiniões são para mim uma mais valia e permitem-me ir fazendo uma selecção dos fios que vou precisar.
Vou ficar a aguardar por mais alguém que queira dar alguma sugestão.

Obrigado
karva
Responder