Linhas multifilamentos , qual ?

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Linhas multifilamentos , qual ?"
na nova versão do site.

suchi
Mensagens: 305
Registado: quinta dez 27, 2007 11:15 pm

Linhas multifilamentos , qual ?

Mensagem por suchi »

boas , ando com ideias de encher os meus carretos de pesca ao fundo com linha multifilamento , vi uma da SPRO 270 m 39 euros , alguem conhece esta linha ? outras das opções é a FIRELINE da BERKLEY . O que me dizem destas linhas qual será a mais indicada para pescar paredões onde predomina a pedra , ou aconselhão outra ?

cumpts

Renato Sá
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Linhas multifilamentos , qual ?

Mensagem por ffgsoares »

Boas companheiro, não me parece uma boa opção usar multifilamento na pesca ao fundo, é só a minha opinião ok !

Boas pescarias :tecla:
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Linhas multifilamentos , qual ?

Mensagem por Panca »

Foi o que sempre me disseram e nunca usei e até agora não estou arrependido, mas cada qual sabe de si :fixe:
suchi
Mensagens: 305
Registado: quinta dez 27, 2007 11:15 pm

Re: Linhas multifilamentos , qual ?

Mensagem por suchi »

boas , o problema é que o sitio onde eu normalmente pesco é em são Jacinto e aquilo é pedra e mais pedra e com marés abaixo de metro é quase cada tiro cada melro ( chumbeira ) para além de cosar a linha toda . Ainda a semana passada perdi um peixe jeitosito por ter arrebentado a madre devido a estar cosada e eu não dei por ela . Pelo menos uma bobine vou meter para experimentar .

cumpts

Renato Sá
Avatar do Utilizador
JoaoL
Mensagens: 159
Registado: quarta fev 02, 2011 10:20 pm

Re: Linhas multifilamentos , qual ?

Mensagem por JoaoL »

Pela pouca experiência que tenho mas por aquilo que tenho visto é melhor nem gastares dinheiro para esse fim, tive a pescar na pedra à uns dias com o meu tio lançamentos curtos mas mesmo no meio de pedra e ele estava com multi e chorou e bem a meia bobine bobine que lá deixou só de multi, pelo que tenho constatado conclui que o mono por ser "eslastico" vai quebrar nas zonas de maior tensão ou seja nos de empates destorcedores e afins ou seja quando fazes um lançamento e fica preso ao forçares desprender ele vai partir quase sempre nos nós o multi já não é tanto assim como não é elasctico não se deforma e o fio está sempre sobre grande tensão é claro que nos nós também está mas o fio por assim dizer não amortece a tensão e pode partir no meio e foi assim que o meu tio perder tanto fio num lançamento de 50 metros recuperou para ai 10m, não sei se me fiz entender e não aconselho também pelo factor monetário dado o desgaste e riscos eminentes de ficarmos sem o fio

A comparação entre o mono e o multi não é a melhor de longe mas pelo que tenho visto parece-me fazer sentido

Abraço
João Lopes
suchi
Mensagens: 305
Registado: quinta dez 27, 2007 11:15 pm

Re: Linhas multifilamentos , qual ?

Mensagem por suchi »

boas , uma coisa é certa a chunbeira ficando presa e nao tendo fusivel não há linha que a tire cá para fora , mas o mono como cossa nas pedras normalmente fica mais fragil que os nós e é por aí que parte , já o multi com um fusivel bem calibrado muito raramente se perde linha , é esse o meu ponto de vista :hummm: .

cumpts

Renato Sá
RJGSOUSA
Mensagens: 123
Registado: sábado jan 15, 2011 10:24 pm

Re: Linhas multifilamentos , qual ?

Mensagem por RJGSOUSA »

Boas
multf só se for em areal .
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Linhas multifilamentos , qual ?

Mensagem por Joao Rodrigues »

Boas
Na minha modesta opinião, multi....só em fundo de areia.
quanto mais fino melhor para obteres maior rendimento nos lançamentos.

Em pedra....monofilamento.

Um conselho, prende a chumbada ai com cerca de 5 ou 10 cm de fio mono e fino.

Assim, se algum peixe ferrar o anzol e caso tenhas a cumbada presa a alguma rocha, o fio da chumbada parte mas trazes o peixe.

Digo eu.........
Responder