Linhas multifilamentos , qual ?

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Linhas multifilamentos , qual ?"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Linhas multifilamentos , qual ?

Mensagem por Paulo »

Se calhar até tens razão. :hahaha: :hahaha:

Agora acerca da foto, isto do imageshake cada vez me irrita mais, um gajo cada vez que vai lá é só publicidade a "saltar"... é por estas e por outras que gosto que metam as fotos aqui.

Uma dica, metem lá no imageshake e depois visualizam a imagem, de seguida botão do lado direito em cima e gravam no vosso PC, assim já a conseguem por aqui, fica tratada. :hahaha: :hahaha: :fixe:

Ou pra ela direitinha vinda de lá:
imagem0138d.jpg
Suchi, com tanta "conversa" até me esquecia. Parabéns pela pescaria. :fixe: :fixe:
suchi
Mensagens: 305
Registado: quinta dez 27, 2007 11:15 pm

Re: Linhas multifilamentos , qual ?

Mensagem por suchi »

Paulo Escreveu:Se calhar até tens razão. :hahaha: :hahaha:

Agora acerca da foto, isto do imageshake cada vez me irrita mais, um gajo cada vez que vai lá é só publicidade a "saltar"... é por estas e por outras que gosto que metam as fotos aqui.

Uma dica, metem lá no imageshake e depois visualizam a imagem, de seguida botão do lado direito em cima e gravam no vosso PC, assim já a conseguem por aqui, fica tratada. :hahaha: :hahaha: :fixe:

Ou pra ela direitinha vinda de lá:
imagem0138d.jpg
Suchi, com tanta "conversa" até me esquecia. Parabéns pela pescaria. :fixe: :fixe:

boas , ok obrigado pela dica :fixe: :fixe:

cumpts

Renato Sá
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Linhas multifilamentos , qual ?

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Na minha opinião umas das melhores linhas multifilamento é a whiplash da berkley. A fireline também da berkley já é mais "dura" e menos maleável.

Como muitos outros pescadores aqui já mencionaram, desaconselho o uso em sitios com muita pedra, eu apenas utilizo este tipo de linha para pescar em praias com fundo de areia, com chicote progressivo de uns 15 mts em mono, não por causa do risco de quebra da linha durante o lançamento, porque a multifilamento é muito resistente ao choque, mas por duas razões, não cortar o dedo no lançamento e ter um pouco de elasticidade para trabalhar o peixe. Gostos destas linhas porque não têm elasticidade, permitem um lançamento longo e o minimo toque do peixe sente-se de imediato na cana, convém ter a embraiagem afinada e em uso pela falta de elasticidade.

As desvantagem são o preço exorbitante das linhas, darem apenas para pescar em fundos de areia e daí serem pouco polivalentes, e o facto de se sentir mais a acção das ondas na ponteira da cana.

Zé Manel
RJGSOUSA
Mensagens: 123
Registado: sábado jan 15, 2011 10:24 pm

Re: Linhas multifilamentos , qual ?

Mensagem por RJGSOUSA »

Boas
Eu tambem comecei a usar multi para fundos arenosos á pouco tempo ,mas estou a sentir alguma dificuldade em me adapetar aos lançamentos . Será que se usar chicote irá melhorar devido á eslastecidade que o multi não tem ?
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Linhas multifilamentos , qual ?

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Pela minha experiencia com este tipo de linhas, o chicote em monofilamento nos lançamentos trás a vantagem da elasticidade, sem dúvida.

No meu caso como uso uma cana de ponteira rigida sinto muita diferença nos lançamentos com chicote e sem chicote. Sem chicote, e devido à rigidez da ponteira e do multifilamento e apesar de usar dedeira, sentia bem a violência do embate da linha no dedo chegando por vezes a partir o multifilamento nos lançamentos devido á rigidez tanto da cana como da linha.

Com o chicote, permite um lançamento mais cómodo e menos violento devido à elasticidade do monofilamento, estou a falar da minha experiencia com a minha cana SAT BX que é um "pau" em termos de rigidez de ponteira.

Penso que uma cana com acção de ponteira mais branda também ajude nos lançamentos com multifilamento directo, penso que permite um lançamento não tão violento para o material (e dedo).

Zé Manel
RJGSOUSA
Mensagens: 123
Registado: sábado jan 15, 2011 10:24 pm

Re: Linhas multifilamentos , qual ?

Mensagem por RJGSOUSA »

Vou experimentar usar chicote :fixe:
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Linhas multifilamentos , qual ?

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Faça essa experiência e veja a diferença. Se for preciso, veja na net como fazer um nó de união entre linha mono com multi.

Depois diga se os lançamentos se tornaram mais fáceis.

Zé Manel
Responder