Surfcasting (linhas e montagens)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Surfcasting (linhas e montagens)"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Surfcasting (linhas e montagens)

Mensagem por ffgsoares »

Ó Fábio, só não disse um pormenor e agora é que vi, essa urfe só a uso em zonas de areia.
Em zonas de pedra nunca usei e penso que deve ser um desastre, percebes! :fixe:

Boas pescarias :tecla:
marcioandre
Mensagens: 13
Registado: quarta out 12, 2011 1:46 am

Re: Surfcasting (linhas e montagens)

Mensagem por marcioandre »

RuiMatias Escreveu:Olá a todos.
Tenho algumas dúvidas em relação a uma situação especifica no surfcasting.
Confesso que talvez por inexperiencia tenha começado a pescar com linhas muito grossas e que gradualmente tenho vindo a reduzir de diametros. Mas isto não se aplica a surfcasting. Porquê? Porque se meto chumbadas de 150-200g cada vez que lanço a linha rompe. Em relação a fio tenho comprado fios de boa qualidade e etc... Exemplo. Se ponho uma linha 0.30mono a fazer lançamentos com chumbadas pesadas... lanço meia dúzia de vezes e já era.
Alguem me pode ajudar? Vocês usam algum tipo de acessorio na chumbada para não massacrar tanto o fio no lançamento?


Abraço
Olá Rui.
Para lançamentos com chumbos de 150 gramas ou mais é recomendado o uso de leader, que é uma linha mais grossa unida á linha mestre através de um nó ou colada.
Existem leaders cônicos, que iniciam com linha 0,22 mm e terminam com 0,52 mm. A bitola da linha vai engrossando gradativamente sem nós até chegar em 0,52 mm. O unico nó será o que liga a linha principal ao leader. Assim meu amigo, pode descer o braço que não rompe!
Use uma dedeira para proteger seu dedo no lançamento, já vi gente com dedo cortado seriamente.
Abraço
salvas
Mensagens: 24
Registado: sexta ago 24, 2007 12:47 pm

Re: Surfcasting (linhas e montagens)

Mensagem por salvas »

tiagopacheco Escreveu:Eu tou a pescar com os chicotes Awa-Shima cónicos 0.23<0.57 e gosto muito. Trás 10 chicotes de 15 metros, e nada de mal a apontar...
Ainda não percebi uma coisa. Une-se o chicote com a parte mais fina á linha do carreto, certo? E a chumbada e os anzóis são montados na linha do chicote. Para isso temos que cortar a linha e colocar destorcedores.
ljm
Mensagens: 18
Registado: domingo fev 24, 2013 4:19 pm

Re: Surfcasting (linhas e montagens)

Mensagem por ljm »

os anzois e as chumbadas sao fixos numa montagem essa sim presa ao chiquote (parte mais grossa)
salvas
Mensagens: 24
Registado: sexta ago 24, 2007 12:47 pm

Re: Surfcasting (linhas e montagens)

Mensagem por salvas »

Qual o modo para unir essa montagem ao chicote? O diâmetro da montagem é igual ao diâmetro mais grosso do chicote?
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Surfcasting (linhas e montagens)

Mensagem por joaonumberone »

salvas Escreveu:Qual o modo para unir essa montagem ao chicote? O diâmetro da montagem é igual ao diâmetro mais grosso do chicote?
Chicote a acabar em 50 ou 52 ou 57, aqui mete-se um destorcedor e depois a montagem com por exemplo 0,45 ou 0,50, não vale a pena por mais grosso, mas colocar mais fino é um bocado contraditório porque é muito diferente do chicote e é a linha onde a chumbada se liga.
Depois nessa linha da montagem liga-se os estralhos, 1 ou 2, há quem use 3 mas eu por acaso não.

para ligar o estralho directo ao chicote tb dá, já usei muito mas não permite grandes alterações e ficamos mais limitados.

Pesquisa no google imagens de montagens que percebes melhor :fixe:
salvas
Mensagens: 24
Registado: sexta ago 24, 2007 12:47 pm

Re: Surfcasting (linhas e montagens)

Mensagem por salvas »

Agora sim fiquei esclarecido. Obrigado pela ajuda.
contrabiscarda
Mensagens: 23
Registado: quinta nov 10, 2011 4:31 pm

Re: Surfcasting (linhas e montagens)

Mensagem por contrabiscarda »

boas,
Na minha opinião, basta fazeres um chicote para fio mais grosso, ou seja acrescentares cerca de 15m ou 20m de fio ao teu 0,30. Podes utilizar por exemplo 0,40 para acrescentar ou 0,45 agora tu é que verás. Quanto ao lançar, demora-se a aperfeicoar, eu pesco com 0.30 no carreto ou 0,28 e chicote de 0,40....fui experimentar ao inicío a fujika a lançar, porque tenho um amigo no trabalho que me dizia que nao passava dos 60 ou 70 metros de lançamento, então fomos testar e medir a fita métrica. Como ele é ali da nazaré e lá pescam mais perto ao robalo, deve estar habituado a malta que lança mais curto. Conclusão o primeiro lançamento e único medido porque dá trabalho, foram 152m, mas atençao que sem isco, o que provavelmente andará na casa dos cento e poucos com isco, o que já é muito bom para o que quero, porque sempre consigo uma distancia um pouco mais longa para sondar os bichinhos. Conheço malta, com quem pesco na pedra em cima da laje, que lança mesmo muito e a maior parte, é o jeito da cana, não a força. Por isso digo que a força não é tudo no lançamento.
cumpts
Responder