Surfcasting (linhas e montagens)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Surfcasting (linhas e montagens)"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Surfcasting (linhas e montagens)

Mensagem por Paulo »

ruiformi Escreveu:Hmmm... ok, é uma questão de tentar.
Pensei que fosse mais correcto perder 3 metros mas ter um fio "continuado".
Sendo então uma ligação 0,18 -> 0,26, que nó aconselhas? Nó de sangue ou albright?

*Edit:
Nota que se optasse por cortar, nunca ia ficar com menos de 10m. Sempre na casa dos 12~13m :)
Mas sim, vou seguir o teu conselho e fica lá à experiência até durar :fixe:
A razão tem mais a ver com o seguinte, parte um bocado do chicote, vamos dizer 3 metros ainda tens algum, se tirar já 3 metros, partes um vez e tens de trocar o chicote, o que principalmente de noite é uma seca.

Eu uso o nó de sangue, feito com calminha, bem humedecido com saliva e bem testado de seguida. :fixe:
ruiformi
Mensagens: 127
Registado: domingo ago 14, 2011 12:00 am

Re: Surfcasting (linhas e montagens)

Mensagem por ruiformi »

Bem visto! :fixe:
Obrigado de novo
pcunha03
Mensagens: 9
Registado: segunda set 26, 2011 4:56 pm

Re: Surfcasting (linhas e montagens)

Mensagem por pcunha03 »

Paulo Escreveu:
ruiformi Escreveu:
Eu uso o nó de sangue, feito com calminha, bem humedecido com saliva e bem testado de seguida. :fixe:
Normalmente uso o albright e quando experimentei o nó de sangue aquilo não me correu muito bem. Isto tudo para perguntar como é que conseguem testar bem o nó para se ter a certeza (ou quase) que aquilo não vai se vai partir ou desfazer facilmente?
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Surfcasting (linhas e montagens)

Mensagem por Paulo »

pcunha03 Escreveu:
Paulo Escreveu:
ruiformi Escreveu:
Eu uso o nó de sangue, feito com calminha, bem humedecido com saliva e bem testado de seguida. :fixe:
Normalmente uso o albright e quando experimentei o nó de sangue aquilo não me correu muito bem. Isto tudo para perguntar como é que conseguem testar bem o nó para se ter a certeza (ou quase) que aquilo não vai se vai partir ou desfazer facilmente?
Em primeiro lugar gostava de esclarecer que se um fio parte, um fio com um nó mais facilmente parte. :join:

Desfazer, não se desfaz se estiver bem feito. Mas por vezes se o nó não fica a 100% uma das pontas pode "fugir" do nó e com isso acontecer o tal "desfazer". Tenho por hábito nunca cortar as pontas demasiado rentes.

Testar... eu dou uns puxões em ambas as linhas, com a pressão suficiente para não superar a resistência da linha mais fraca. Depois é uma questão de "achar" que passou o teste, claro se quisermos ser "mais papistas que o papa" conseguimos partir sempre o nó, já que estamos a falar de fios finos.
pcunha03
Mensagens: 9
Registado: segunda set 26, 2011 4:56 pm

Re: Surfcasting (linhas e montagens)

Mensagem por pcunha03 »

Pois o problema deve ser mesmo a falta de qualidade da linha com um bocado à mistura com a falta de jeito...

Um gajo às vezes para poupar um bocado no fim sai mais caro.

Já agora... algumas marcas recomendadas com uma boa relação qualidade/preço? Já andei aí pelo forum e até falam bem da Trabuco...
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Surfcasting (linhas e montagens)

Mensagem por Paulo »

pcunha03 Escreveu:Pois o problema deve ser mesmo a falta de qualidade da linha com um bocado à mistura com a falta de jeito...

Um gajo às vezes para poupar um bocado no fim sai mais caro.

Já agora... algumas marcas recomendadas com uma boa relação qualidade/preço? Já andei aí pelo forum e até falam bem da Trabuco...
Eu uso várias marcas... todas as marcas têm coisas boa e coisas más, por isso não vou por marcas :pay: , mas estás a perguntar linha para que "sítio" em concreto?

Chicote? Fio do carreto? Estralho? :fixe:
pcunha03
Mensagens: 9
Registado: segunda set 26, 2011 4:56 pm

Re: Surfcasting (linhas e montagens)

Mensagem por pcunha03 »

Era mais a nivel do chicote e estralho mas já agora aproveito para te perguntar quais é que usas também no carreto.
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Surfcasting (linhas e montagens)

Mensagem por Paulo »

Linha de carreto para pesca de verão gosto do Shimano Speedmaster Spinning 0,22. Muito bom mesmo. :pay:

Estralhos, francamente é o que calhar, mas dentro dos que tenho:

Falcon Prestige
Tubertini Gorilla UC4
Asso Hard
Asso Fluorlight
Asso Tetramax
Asso Ultra

Mas isto já disse em 2008, não sei se fui eu que não evolui ou a evolução do material não me satisfez.

Mas de 2008 para cá em questão de fios estou praticamente na mesma.

http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... =15&t=2223 :hahaha: :hahaha: :hahaha:

:fixe:
Responder