Fluorcarbono

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Fluorcarbono"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
cezar
Mensagens: 57
Registado: segunda out 27, 2008 12:10 pm

Fluorcarbono

Mensagem por cezar »

Ola sou um novo utilizador por cá não sei se o assunto já foi abordado mas gostava de saber as vossas opiniões sobre fluorcarbonos qual para voçes o melhor fluorcarbono a venda em portugal e qual o melhor relação preço qualidade.Eu usava muito o da mirage da izori mas agora ando a usar o gorrila da tubertini ontem perdi um peixe bom com 0.22 fiquei um pouco desiludido dai a minha pergunta..abraço a todos e boas pescarias
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Fluorcarbono

Mensagem por Ramiro »

Qualquer dos dois fios que mencionou são de boa qualidade. Se perdeu um peixe, não vejo razão para tamanha desilusão. Podem ter havido factores estranhos à qualidade do fio que originaram essa ruptura, tais como:
- Nó de empate defeituoso.
- Fio "coçado" pelo uso.
- União do estralho à madre defeituosa.
- etc, etc, etc.
Estas e outras razões também podem variar conforme o tipo de pesca que se esteja a fazer (bóia, fundo, etc). É vulgar por exemplo, muitos pescadores à bóia, após várias capturas, esquecerem de ir verificando o estado do estralho. O fio pode ir ficando trilhado, tanto por acção da boca dos peixes como por roçar em eventuais pedras, e depois se ferram um exemplar maior, o fio que já não está em boas condições acaba por ceder. :wink:
Avatar do Utilizador
007kil
Mensagens: 1204
Registado: terça dez 12, 2006 5:05 pm

Re: Fluorcarbono

Mensagem por 007kil »

Isso realmente de perder um peixe por rebentar a linha é um bocado relativo.
Pode ter sido pelas razões que evocou o amigo Ramiro e muito bem, pode também ter sido pelo porte do peixe e uma vez que estamos a falar de um 0.22 poderá à volta de 3 kg.
Eu no final de cada jornada tenho sempre o cuidado de ver se a linha madre ficou ferida e substituo o fio aos tensos
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Fluorcarbono

Mensagem por Paulo »

Sem querer ser repetitivo e concordando com o que já foi dito, utilizo regularmente o Gorilla UC4 da Tubertini (que na realidade não é Fluorcarbono 100% mas sim fluor coating), e não me posso queixar do fio em si, já parti diversas vezes mas nunca senti que o culpado fosse o fio, estando este em perfeitas condições.

Se indicasse qual o tipo de pesca que estava a praticar, tamanho do peixe, espécie de peixe, ajudava a dar mais umas opiniões.

Uma coisa que faço regularmente ao longo da jornada de pesca, principalmente quando pesco com fios de espessuras menores é testar/verificar o fio, para evitar dissabores. :fixe:
Fabio Batista
Mensagens: 17
Registado: quinta mai 14, 2009 5:51 pm

Re: Fluorcarbono

Mensagem por Fabio Batista »

Boas Cezar, o gorilla uc4 da tubertini para mim é um bom fio, que utilizo para pescar á boia, nao o utilizo em surfcasting porque me parece que este encaracola um bocado.
Para surfcasting e embarcada gosto do seaguar fluocarbono e o cormoura revoution, este exelente qualidade e preço. :fixe:
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Fluorcarbono

Mensagem por Ramiro »

... e ainda se pode acrescentar que, se era um peixe de bom porte, pode o peso e a força do mesmo ter ultrapassado a carga de ruptura do fio. Claro que a cana amortece e o carreto com a embraiagem bem regulada (e as mãos do artista) previnem muitos dissabores, mas mesmo assim nem sempre ganha o pescador :huuum: .

:fixe:
Avatar do Utilizador
cezar
Mensagens: 57
Registado: segunda out 27, 2008 12:10 pm

Re: Fluorcarbono

Mensagem por cezar »

O mais estranho de tudo é que tinha o carreto regulado,estralho era novo,antes de perder esse tinha tirado um peixe apenas com cerca de 1kg,o peixe perdido foi ao fundo na praia,na noite passada tinha tirado um robalo com 1,5kg e o toque que tive na cana foi do mesmo género,mas este partiu a linha a metade muito estranho,já tinha tirado exemplares até 2kg mas este rebentou já a muito que não perdia um peixe assim sem um bocadinho de luta...ehehehe..melhores dias virão...obrigado a todos pelas respostas :fixe:
PedrasSalgadas

Re: Fluorcarbono

Mensagem por PedrasSalgadas »

Fabio Batista Escreveu:……… o gorilla uc4 da tubertini para mim é um bom fio, ……… nao o utilizo em surfcasting porque me parece que este encaracola um bocado.
Idem idem raspas raspas, um bocado é favor.
Como fluorcoating para surfcasting tenho usado o Silanium da Sert. “Dizem“ que é o mesmo fio que o Gorilla UC4 mas :nono: não acredito.
Aliás nem se vende nas mesmas espessuras.
Responder