Fluorcarbono

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Fluorcarbono"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Fluorcarbono

Mensagem por Paulo »

Colaço Escreveu::? Pensei que fosse uma mais valia usar um fluor para corricar aos nossos meninos bocas grandes.. mas é com os erros que se aprende. Meu rico Seaguar que o gastei em estralhos para corrico :122: :lol:
Se assim é, monofilamento tenho aqui um que na minha caixa já tem pelo menos 14 anos, mas que se continua a portar lindamente. A sua marca é "Siglon", alguém conhece?
Pois eu li mal... #-o

O Paulo robalo utiliza mono à amostra, eu utilizo multi à amostra de spinning (para usar diâmetros mais reduzidos). O problema do multi acho que é a fraca resistência à abrasão e acho que a baixada em mono é feita mesmo por causa disso.

Quando é buldo ai sim no carreto utilizo apenas mono (nylon) e chega muito bem. :fixe:
Avatar do Utilizador
paulo robalo
Mensagens: 187
Registado: segunda abr 20, 2009 12:15 pm

Re: Fluorcarbono

Mensagem por paulo robalo »

Colaço Escreveu::? Pensei que fosse uma mais valia usar um fluor para corricar aos nossos meninos bocas grandes.. mas é com os erros que se aprende. Meu rico Seaguar que o gastei em estralhos para corrico :122: :lol:
Se assim é, monofilamento tenho aqui um que na minha caixa já tem pelo menos 14 anos, mas que se continua a portar lindamente. A sua marca é "Siglon", alguém conhece?
Amigo colaço,

Em relação à linha Siglon, é boa mas 14 anos hummmmm ……eu pessoalmente deitava fora. :dificil:
Diga os locais onde pesca :fishcool: que ate nos podemos conhecer, e logo posso dizer mais alguma coisa em relação ás linhas.

Um Abraço :fixe:
Avatar do Utilizador
paulo robalo
Mensagens: 187
Registado: segunda abr 20, 2009 12:15 pm

Re: Fluorcarbono

Mensagem por paulo robalo »

paulo Escreveu:
Colaço Escreveu::? Pensei que fosse uma mais valia usar um fluor para corricar aos nossos meninos bocas grandes.. mas é com os erros que se aprende. Meu rico Seaguar que o gastei em estralhos para corrico :122: :lol:
Se assim é, monofilamento tenho aqui um que na minha caixa já tem pelo menos 14 anos, mas que se continua a portar lindamente. A sua marca é "Siglon", alguém conhece?
Pois eu li mal... #-o

O Paulo robalo utiliza mono à amostra, eu utilizo multi à amostra de spinning (para usar diâmetros mais reduzidos). O problema do multi acho que é a fraca resistência à abrasão e acho que a baixada em mono é feita mesmo por causa disso.

Quando é buldo ai sim no carreto utilizo apenas mono (nylon) e chega muito bem. :fixe:
Amigo Boss,

Vamos lá ver se nos entendemos,

Pesca ao corrico com amostras de vinil ou buldo com o mesmo tipo de amostras, uso multifilamento no carreto e mono no tenso com 3 a 4 metros.

Spinning , uso multifilamento directo à amostra, o fluorcarbono que se utilizam na baixada dizem mais uma vez, que é para o peixe não ver o fio.

Amigo Boss, a ideia de criar um local próprio para este tema era exelente.

Um Abraço
:fixe:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Fluorcarbono

Mensagem por Paulo »

paulo robalo Escreveu:
paulo Escreveu:
Colaço Escreveu::? Pensei que fosse uma mais valia usar um fluor para corricar aos nossos meninos bocas grandes.. mas é com os erros que se aprende. Meu rico Seaguar que o gastei em estralhos para corrico :122: :lol:
Se assim é, monofilamento tenho aqui um que na minha caixa já tem pelo menos 14 anos, mas que se continua a portar lindamente. A sua marca é "Siglon", alguém conhece?
Pois eu li mal... #-o

O Paulo robalo utiliza mono à amostra, eu utilizo multi à amostra de spinning (para usar diâmetros mais reduzidos). O problema do multi acho que é a fraca resistência à abrasão e acho que a baixada em mono é feita mesmo por causa disso.

Quando é buldo ai sim no carreto utilizo apenas mono (nylon) e chega muito bem. :fixe:
Amigo Boss,

Vamos lá ver se nos entendemos,

Pesca ao corrico com amostras de vinil ou buldo com o mesmo tipo de amostras, uso multifilamento no carreto e mono no tenso com 3 a 4 metros.

Spinning , uso multifilamento directo à amostra, o fluorcarbono que se utilizam na baixada dizem mais uma vez, que é para o peixe não ver o fio.

Amigo Boss, a ideia de criar um local próprio para este tema era exelente.

Um Abraço
:fixe:
Pois ficou mais claro... então a diferença para o que faço é no buldo usar sempre mono. :fixe:

Então vamos parar aqui com este tema, já que merece uma discussão à parte, Colaço, força crie um novo tópico no fórum do Corrico para a malta falar disto. :fixe:
Colaço
Mensagens: 91
Registado: sexta jan 02, 2009 11:38 am

Re: Fluorcarbono

Mensagem por Colaço »

paulo robalo Escreveu:
Colaço Escreveu::? Pensei que fosse uma mais valia usar um fluor para corricar aos nossos meninos bocas grandes.. mas é com os erros que se aprende. Meu rico Seaguar que o gastei em estralhos para corrico :122: :lol:
Se assim é, monofilamento tenho aqui um que na minha caixa já tem pelo menos 14 anos, mas que se continua a portar lindamente. A sua marca é "Siglon", alguém conhece?
Amigo colaço,

Em relação à linha Siglon, é boa mas 14 anos hummmmm ……eu pessoalmente deitava fora. :dificil:
Diga os locais onde pesca :fishcool: que ate nos podemos conhecer, e logo posso dizer mais alguma coisa em relação ás linhas.

Um Abraço :fixe:
Pode acreditar que a linha está mesmo em excelente estado. Tenho comprovado isso com linhas finas principalmente. Andei afastado da pesca estes anos todos mas a caixinha ficou sempre guardadinha com o material todo lá dentro, talvez por isso se tenha mantido impecável.
bufa

Re: Fluorcarbono

Mensagem por bufa »

paulo robalo Escreveu:Paulo não leve isto a título pessoal por o estar a citar, mas depois das últimas fotos postas (por todos) que têm sempre o mesmo enquadramento aproveito para dizer que pessoalmente aprecio mais ver fotografias onde aparecem o pescador e o peixe (se possível no local de pesca) - manias.

Esta foto não é de nenhum robalo (é para aparecer algo diferente), além disso tenho a mania de pescar para comer, como tenho andado enjoado de sargos e robalos :join: e como até gosto muito a abrótea cozida aqui fica uma:

Amigo Boss,

De maneira nenhuma levo a mal a sua citação, mas quando introduzi esta imagem e o comentário não era minha ideia mostrar a pescaria, mas sim tentar dizer em poucas palavras que linhas, canas, carretos e afins da marca x, y e z, são muitas das vezes comentadas por pescadores como sendo de boa ou má qualidade sem experiência própria. ( A minha é sempre melhor ) .

Um exemplo flagrante, li um comentário aqui em relação as linhas de fluorcarbono que, qualidade preço é a linha X, e se não houver problemas no preço é a linha Y. Como é, a qualidade esta nos euros ?

Na minha humilde opinião o fluorcarbono só tem vantagem em algumas situações de pesca e para poucas espécies de peixes, se não vejamos a sua composição e depois vamos lá ver se o termo Invisível utilizado pelas marcas, esta ou não correcto.

A linha de fluorcarbono é composta de polivynilidene fluoride. Seu processo de fabricação é até semelhante ao do náilon, mas essas semelhanças terminam por aí.
A pouca elasticidade da linha permite maior sensibilidade a qualquer toque do peixe, eficiência na ferragem na medida em que a linha esticando pouco, ajuda a cravar melhor os anzóis no peixe. Ela posui uma resistência muito grande a abrasão, (não confundir com resistência da linha em Kg), isso a torna ideal para a pesca em locais difíceis com pedras, lajes etc. Como é quase invisível, o índice de refracção da linha de fluorcarbono é de 1,42. Quase o mesmo da água que é de 1,3, amigos QUASE. :hummm:
O náilon possui índice de 1,52. Este índice mede o grau de passagem da luz por uma substância, ou seja, na medida em que esse índice de refracção se aproxima do índice da água, a linha vai se tornando mais invisível na água. o fluorcarbono é o material que mais se aproxima do índice da água.

Amigos pescadores é preciso pesquisar bastante antes de comprar a linha de fluorcarbono, pois a variação DE PREÇO È MUITO GRANDE e por vezes não se justifica.


Já agora também ando enjoado de Robalos, Sargos, Douradas eeeeee ……. Pescar para comer também é o meu lema...... por falar em comer vou mas é comer um Cabritinho à Pitaarisca .




Um Abraço

Paulo Moreira

=D> =D> =D> É um homem do NORTE CARAGO
Avatar do Utilizador
cezar
Mensagens: 57
Registado: segunda out 27, 2008 12:10 pm

Re: Fluorcarbono

Mensagem por cezar »

Boas alguém me sabe explicar qual é a diferença do carbon pro para o invz da marca seaguar?
jopinto
Utilizador Regular
Mensagens: 2388
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Re: Fluorcarbono

Mensagem por jopinto »

O INVISI é um fio mais leve que o Carbon Pro, ou seja é um fio para pescar em Rios e Lagos. Quanto ao resto da estrutura, tratamentos etc. é tudo igual.
De qualquer maneira é um fio de qualidade identica, e que tem tambem bons resultados no Mar.
O Carbon Pro é em tudo identico ao Surf Cast que infelizmente acabou no mercado. A diferenca de preço por metro entre estes dois não se nota nada. O Carbon Pro tem algumas medidas que o Surf Cast não tinha como por exemplo o 0,31mm :join:
Abraço :fixe:
Jo Pinto
Responder