BERKLEY NANOFIL

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"BERKLEY NANOFIL"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: BERKLEY NANOFIL

Mensagem por Joao Rodrigues »

jm_araujo Escreveu:Eu uso Nanofil de 17lb (0.25) para corricar.
A linha é 5*. Fazem-se lançamentos para distâncias parvas (o que já deu episódios engraçados). Resistente e sem memória como um multi tradicional, mas sem ser entrançada, é lisa e desliza como o melhor mono nos passadores. Os nós e cabeleiras são mais fáceis de desfazer que no multi.
Comecei a pescar à boia com Nanofil porque usei o mesmo carreto do corrico para ver se gostava da pesca. Cheguei à conclusão que é um desperdício usar uma linha tão cara. Com a boia a correr a massacrar, e a ocasional investida às pedras, torna-se um desperdício caro cada vez que decides tirar uns metros de linha mais desgastada do fim.
Mudei-me para um multi 0.14 do ebay muito barata(10€ por 300m), muita pouca resistência ao vento ou corrente, muito macia e forte quanto baste (já levantou umas cavalas grandinhas e muita boga :moca: ), e quando preciso de cortar um bocado estou-me pouco lixando para o custo, e quando vai ao mexilhão só me preocupo com a boia.
Da-se....que não sou só eu que as apanho :hahaha: :hahaha: :hahaha:
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: BERKLEY NANOFIL

Mensagem por pedrolourenco79 »

Se vais pescar a cotas de 20 m ou mais, o multi é fundamental... Escolhe um multi mais economico pois vai ser para estragar nas pedras... algo entre o .015 e 0.17 dependendo do peixe que possa aparecer é um bom compromisso entre força e capacidade de lançamento... Quanto a esse fio muito boa capacidade de lançamento sem duvida mas caro de mais para andar a roçar na pedra... :pay:
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: BERKLEY NANOFIL

Mensagem por Josy »

Boas,
Apenas umas considerações;
Se vamos a ter em conta a mecânica quântica todos os fios são constituidos de multipas particulas atómicas, subatómicas e o caso complica-se imenso. Não há dúviva que os fios que hoje utilizamos resultam do estudo destas questões nomeadamente da forma de ligação dos átomos entre si, a ligação entre eles pode ser mais ou menos estável (resistente), mais ou menos flexivel, mais ou menos junta, etc..
Combinando ieste estudo dos materias com o processo de produção pode conseguir-se um fio mais ou menos redondo, mais ou menos abosrvente de água mesmo nos multifilares.

Será que o nylon não surge através de um processo de fusão?

No entanto o que práticamente me interessa;
Utilizo Nanofil ainda antes de ter saido cá, antes até de quem faz muitas considerações sobre ele sequer ter começado a pescar (e não me refiro a este tópico), para mim, apesar das suas limitações, é um dos malores fios que existe para muitas coisas e isto para além de conseguir entre mais um quarto ou um quinto nos lançamentos.
Cabe a cada um descobrir através da sua utilização e fazer o seu próprio juizo bem como descobrir as formas de ultrapassar as principais suas principais limitações algumas das quais aliás estão anunciadas no folheto, só faltam estar lá as verdadeiras soluções.

Cumprimentos. :fixe:
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: BERKLEY NANOFIL

Mensagem por Josy »

Boas,
Apenas umas considerações;
Se vamos a ter em conta a mecânica quântica todos os fios são constituidos de multipas particulas atómicas, subatómicas e o caso complica-se imenso. Não há dúvida que os fios que hoje utilizamos resultam do estudo destas questões nomeadamente da forma de ligação dos átomos entre si, a ligação entre eles pode ser mais ou menos estável (resistente), mais ou menos flexivel, mais ou menos junta, etc..
Combinando este estudo dos materias com o processo de produção pode conseguir-se um fio mais ou menos redondo, mais ou menos absorvente de água mesmo nos multifilares, mais ou menos resistente, etc..

Será que o nylon não surge através de um processo de fusão?

O que práticamente me interessa;
Utilizo Nanofil ainda antes de ter saido cá, antes de quem faz muitas considerações sobre ele sequer ter começado a pescar (e não me refiro a este tópico), para mim, apesar das suas limitações, é um dos melhores fios que existe para algumas coisas e isto para além de conseguir entre mais um quarto ou um quinto nos lançamentos.
Cabe a cada um descobrir através da sua utilização e fazer o seu próprio juizo bem como descobrir as formas de ultrapassar as principais suas principais limitações algumas das quais aliás estão anunciadas no folheto, só faltam estar lá as verdadeiras soluções.

Cumprimentos. :fixe:
Avatar do Utilizador
Pesqueiro Alto
Mensagens: 16
Registado: domingo dez 15, 2013 11:19 pm

Re: BERKLEY NANOFIL

Mensagem por Pesqueiro Alto »

Josy Escreveu:(...) fazer o seu próprio juízo bem como descobrir as formas de ultrapassar as principais suas principais limitações algumas das quais aliás estão anunciadas no folheto (...)
Quais são as limitações insertas no folheto?
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: BERKLEY NANOFIL

Mensagem por Josy »

Boas,
Segundo me recordo as do folheto têm a ver com os nós a utilizar o nanofil escorrega demais ao fazer o nó com o fluor, dai que o fabricante aconselhe a utlização de alguns tipos de nós, mas não resolve, mesmo com esses nós quando não escorrega corta-o quando está sujeito a uma boa tensão e o peixe não se apanha e ainda por cima vai com anzol e fio de flour, coisa que não me agrada nada.
Cumprimentos. :fixe:
Avatar do Utilizador
Pesqueiro Alto
Mensagens: 16
Registado: domingo dez 15, 2013 11:19 pm

Re: BERKLEY NANOFIL

Mensagem por Pesqueiro Alto »

Caro Josy,
Com base na sua experiência, como é que qualifica o fio na resistência à abrasão (contacto com as rochas e acção de pesca no mar)?
Os valores de carga condizem com o anunciado?
CC,
G
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: BERKLEY NANOFIL

Mensagem por Josy »

Boas,
Sim mais ou menos acho que condizem, quanto ao contacto com as rochas como esperável, basta manusear o fio, é pior que o nylon e melhor que o multifilamento.
Cumprimentos. :fixe:
Responder