Linhas para surfcasting

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Linhas para surfcasting"
na nova versão do site.

1eard
Mensagens: 16
Registado: quinta set 12, 2013 10:55 am

Re: Linhas para surfcasting

Mensagem por 1eard »

tou me a baralhar todo :huuum: eu faco as montagens desta maneira,como todos os pescadores aqui da zona fazem,comecamos por por o destorcedor com clip no fim da linha do carreto pode ser com arranque ou nao e depois fazemos uma montagem em separado que vou tentar explicar pegamos nus 2 ou3 metros de fio consoante o mar e fazemos 1 argola numa ponta para meter o destorcedor com clip,depois imediatamente abaixo fazemos outra argola para a chumbada e no fim da linha metemos o anzol neste caso e a montagem com 1 anzol,se souberem as linhas corretas para por na montagem que referi,arranque e madre digam por favor,tambem agradecia se pudessem por uma imagem das montagens que estao ai a referir
Avatar do Utilizador
DCautosport
Mensagens: 553
Registado: terça ago 21, 2012 1:53 am

Re: Linhas para surfcasting

Mensagem por DCautosport »

Pois secalhar não me estou a explicar muito bem... É assim a montagem que tenho usado e que tenho gostado mais é montagens com 3 anzóis....
No fim da linha do carreto leva um destorcedor com clip...
Depois tem da madre da montagem que liga a esse destorcedor, estas podem ser de vários tamanhos eu tenho usado com cerca de 2mts...
mas claro que pode (e deve) ser adequado a cada pesqueiro...
Depois nessa madre da montagem (em 0,30) tenho 3 Rotores devidamente aplicados entre 2 missangas... esses rotores em metal (arame) feitos com cerca de 10cm de comprimento com argola na ponta, nessa argola tenho fio com 0.28mm com cerca de 50cm de comprimento ligados diretamente (empatados) ao anzol...
Portanto isto 3 vezes, pois tal como disse tenho usado montagem com 3 anzois....
No fim da linha madre da montagem tenho mais um clip onde é colocada a chumbada....
Na chumbada tenho colocado uns 10cm de fio 0,60m (e única e exclusivamente porque tenho ai um rolo que tenho de acabar tal como já tinha dito) que faz a ligação/passagem entre a argola do chumbo e o clip no fim da montagem....

Parecida com esta na imagem...

Imagem

Só que uso uns rotores malucos que rodam na madre da montagem e têm ai uns 10cm de comprimento só depois leva linha pro anzol... de resto é muito semelhante a essa que está na imagem...

Já deu para entender!? Ou será que estou a fazer algo mal? Ou até poderei melhorar em alguma coisa?
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: Linhas para surfcasting

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,

Ou eu ainda nao percebi bem como pescas ou entao nao percebo como a tua montagem em 0,30 aguenta o lançamento com chumbadas de 150gr... :hummm:

Eu pensei que fosse rabeira, porque a rabeira sao montagens que ficam a trabalhar independentes da chumbada, logo nao têm de aguentar esse esforço do lançamento, agora, com a imagem que apresentas, a madre da montagem tem de aguentar o esforço da chumbada no lançamento...

Como já disse e volto a dizer, surfcasting (excepto malta dos campeonatos) não é preciso complicar nada.

Praia com Fundo de areia:
- linha do carreto de preferencia fina entre 0,20 e 0,25
- chicote de +\- 15m de preferencia conico
- rotor ou destorcedor entre missangas e stopper aplicado no chicote
- em alternativa ao anterior pode-se colocar um clip/snap no final do chicote para usar montagens com missangas coladas ou uma urfe
- estralho com comprimento e diâmetro adequado, aplicado no rotor / destorcedor
- no final do chicote ou montagem, colocar destorcedor com clip para a chumbada ( se for urfe não é necessário)

Praia com fundo misto ou rochoso (este caso já varia mais consoante o pesqueiro):
- linha do carreto mais grossa (0,40's) ou multi
- sem chicote se for um mono grosso ou entao chicote mono 0,40's se for multi
- aqui as montagens já variam por uma serie de factores mas, um simples destorcedor triplo, pode chegar para o efeito e nao perdes muito material em caso de prisão.
- estralhos uma vez mais, depende da especie alvo, iscos, estado do mar, pesqueiro, etc..

Isto é apenas uma visão generalizada da pesca na modalidade de surfcasting, claro que com a prática cada um vai aperfeiçoando as técnicas e metodos com que mais se afeiçoa. :fixe:
Claro que excluo desta analise, a malta mais técnica ou federados de competição, porque esses, têm dezenas ou centenas de montagens para cada situação especifica. :fixe:

Cunprimentos,
Roberto
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Linhas para surfcasting

Mensagem por ffgsoares »

Para lançar 140/150/160 não pode haver (quanto a mim) linhas inferiores a 0.40 entre o chicote ou madre, se esta for de 0.40, e a chumbada, penso que mais lançamento menos lançamento há rotura.

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
DCautosport
Mensagens: 553
Registado: terça ago 21, 2012 1:53 am

Re: Linhas para surfcasting

Mensagem por DCautosport »

Bem de facto não tive outra opção se não voltar a confirmar a medidas das linhas que tinha para as montagens depois do que me foi dito em cima....
Bem não podia ficar mais surpreendido....
Na caixa diz de facto diz 0,30.... Mas no autocolante que está na bobine diz 0.38 (só dei por isso agora)... Não sei se alguém na decatlhon abriu a caixa... e depois colocaram o rolo em caixa diferente...!?
Bem adiante.. Agarrei num paquímetro e tenho um 0.43 / 0.44 na medida do paquímetro!? fogo é uma grande diferença......
Porque será? É uma discrepância demasiado grande........
No fio que sai o rotor para o empate do anzol a medida está certa... sempre é um 0.28 embora em certos sítios pereceu-me ter 0.29 mas tive a ver na caixa e a medida certa é 0.285 portanto deduzo que o erro na medida é meu.... é a diferença entre linha boa e linha de mandar para a :dificil: ...... Mas agora tenho de a gastar.....
[tenho cá um 0.60 da mesma marca..... será que é um 0.80!? dava para ir ao safio...lool...]
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Linhas para surfcasting

Mensagem por ffgsoares »

Ó companheiro, da Decatlon só costumo comprar o Sunset Amnesia que uso nos estralhos dos anzois, de resto não vejo lá linha de jeito e, algumas caríssimas :122:

Atenção, eu quando falo do 0,40 como garante para o material não partir é pelo facto de usar essa medida e ter usado outas menores e ter dado o badagaio, mas como em tudo cada um tem o seu jeito até de lançar e uma linha bem menor pode aguentar :huuum:

Boas pescarias :fixe:
vieiro
Mensagens: 15
Registado: sábado dez 14, 2013 4:06 pm

Re: Linhas para surfcasting

Mensagem por vieiro »

boa noite. A resistência das linhas madres nao dependem só a espessura... pode se perfeitamente pescar com uma linha madre 0.30 ou mesmo 0,25 com uma chumbeira de 180gr. mas para isso depende da cana. e de se como lança. e claro da qualidade da linha.Eu para as douradas tenho que muitas vezes fazer grandes lançamentos e uso monofilamento 0.22 com chumbeiras de correr de 150gr.
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Linhas para surfcasting

Mensagem por joaonumberone »

vieiro Escreveu:boa noite. A resistência das linhas madres nao dependem só a espessura... pode se perfeitamente pescar com uma linha madre 0.30 ou mesmo 0,25 com uma chumbeira de 180gr. mas para isso depende da cana. e de se como lança. e claro da qualidade da linha.Eu para as douradas tenho que muitas vezes fazer grandes lançamentos e uso monofilamento 0.22 com chumbeiras de correr de 150gr.

0,22 direto? a lançar mais de 30 metros? :hummm:
Responder