Linhas para surfcasting

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Linhas para surfcasting"
na nova versão do site.

1eard
Mensagens: 16
Registado: quinta set 12, 2013 10:55 am

Linhas para surfcasting

Mensagem por 1eard »

ola a todos os pescadores,estou com uma duvida e espero que a possam resolver,bem o seguinte e que eu pratico surfcasting na praia e uso um fio directo de 0.45 apesar de resistente nao consigo lancar mt longe ja tentei com uma de 0.35 mas passado uns lances violentos rompia se com a chumbada de 120gr eu gostava que me dissesem que linha devo utilizar no carreto,arranque e para o aparelho montagem separada a que se junta ao destorcedor atado na madre para lancar ate 180gr por favor me ajudem,qualquer sugestao eu agradeco :D :hellllp:
Avatar do Utilizador
rasta
Mensagens: 776
Registado: domingo jan 23, 2011 11:23 pm

Re: Linhas para surfcasting

Mensagem por rasta »

podes usar um 0.30 e metes um chicote de 0.45 uns dez metros e ja podes puxar a vontade pelos lançamentos :fixe:
1eard
Mensagens: 16
Registado: quinta set 12, 2013 10:55 am

Re: Linhas para surfcasting

Mensagem por 1eard »

chicote e tipo o fio mais groso que se junta ao fio mais fino da madre ne? e posso lancar violentamente com cumbadas de 150?
Avatar do Utilizador
rl24
Mensagens: 22
Registado: quinta nov 14, 2013 11:49 pm

Re: Linhas para surfcasting

Mensagem por rl24 »

Boas

Olha verifica o tópico que diz (chicote) e tiras todas as duvidas que eram as mesmas que as minhas , deram varias sugestões depois logo vês a melhor.

Abraço
Avatar do Utilizador
DCautosport
Mensagens: 553
Registado: terça ago 21, 2012 1:53 am

Re: Linhas para surfcasting

Mensagem por DCautosport »

Eu comprei um 0,40mm de boa qualidade e até aos 150gr (testado até essa gramagem e ainda não partiu) e penso aguentar até aos 180gr sem problemas.
Com esse 0,40mm pesco direto sem chicote, e tenho feito dupla laçada no fio numa laçada ponho a chumbada na outra ponho o anzol, Mas isto em fundos rochosos e mistos que são os que mais apanho...
Em fundos arenosos podes usar uma linha mais fina tipo 0,25mm com um chicote cónico, embora eu tenha testado 0,25mm com chicote cónico >0,57mm e com 120gr a chumbada desapareceu...
No entanto merece novos testes pois pode algo ter corrido mal... Mas dá para teres umas ideias...
Para as montagem o melhor será fluocarbono, embora possas usar um bom mono de muito boa qualidade... quanto ás medidas usadas nas montagens também vai depender do pesqueiro mas eu uso 0,30mm para os estralhos e 0,28mm nos empates dos anzois...
Mas isto como muita boa gente tem referido não se trata de uma ciência exata, como tal cada um tem estilos materiais e até "manias" diferentes, por isso deves ouvir meia dúzia de opiniões e verificares qual se assemelha mais ao o teu estilo e ao teu pesqueiro e depois usas testas e mudas consoante os teus testes...
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: Linhas para surfcasting

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,
DCautosport Escreveu:Para as montagem o melhor será fluocarbono, embora possas usar um bom mono de muito boa qualidade... quanto ás medidas usadas nas montagens também vai depender do pesqueiro mas eu uso 0,30mm para os estralhos e 0,28mm nos empates dos anzois...
Acho que deves tentar explicar melhor porque podes estar a induzir o colega em erro...
Estralho 0.30 e empate anzol 0.28 !? estralho e empate de anzol não serão a mesma coisa !?
Usas um estralho 0.30 e depois fazes uma ponteira com o anzol em 0.28 (para quê !?) !?
Se te referes à linha madre da montagem, 0.30 é pouco para quem quer lançar 150gr, tem de ser de 0,40 ou mais.
DCautosport Escreveu:Em fundos arenosos podes usar uma linha mais fina tipo 0,25mm com um chicote cónico, embora eu tenha testado 0,25mm com chicote cónico >0,57mm e com 120gr a chumbada desapareceu...
Rebentou por onde?
Não foi no 0,57 decerto :hahaha:
Talvez se tenha desfeito o nó de união do chicote com a linha do carreto? ou talvez tenha ficado fragilizado durante o nó e por isso rebentou... :hummm:
Que nó usaste?

Tenta lá explicar isso melhor pá malta mandar uns bitaites. :join: :fixe:

Cumprimentos,
Roberto
Avatar do Utilizador
DCautosport
Mensagens: 553
Registado: terça ago 21, 2012 1:53 am

Re: Linhas para surfcasting

Mensagem por DCautosport »

Sim refiro-me a madre da montagem o 0.30mm e 0.28 na madre até ao anzol... perguntas porque.... Eu tenho feito assim porque se enrochar em algo parte o fio pelo 0.28 e continua em funcionamento toda a restante montagem....
O fio que irá suportar a chumbada é no final de toda a montagem e ai no ultimo detrocedor tenho posto só um bocado de fio tipo 10cm para segurar só a chumbada até tem sido com um 0.60 que tenho cá uma bobine de 300mts que tenho de a gastar, e para não estragar tenho usado ai.... Mas tenho ideia que poderá ser medida muito mais reduzida tipo os 0.30 que aguentará bem a chumbada porque é apenas um bocado de fio tipo 10cm onde não terá elasticidade suficiente para fazer rotura da linha... Mas é uma questão de experimentar...

Poderá haver mais e diferentes maneiras e com certeza que há... Mas isto é a minha opinião... que tal como disse devemos ir experimentando e tirar as nossas conclusões... e foi o que fiz..

Quanto a partir o chicote partia a meio do chicote.... tipo a 3 ou 4 metros da ponta dos 0,57mm... Mas ai talvez tenha a ver com a má qualidade do chicote... que comprei novamente chicotes novos para voltar a experimentar... Pois tal como referi na mensagem a cima ainda carecia de novos testes.... Pois desconfio mesmo que será chicotes de má qualidade, agora comprei um da trabucco também de 0.26 até 0,57 que penso que irão resolver esse problema... Mas tal como disse e repito carece de novos testes....
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: Linhas para surfcasting

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,

:hummm:

Continuo sem perceber :hahaha:

Então tens a madre da montagem em 0,30 e depois um 0,60 para ligar a montagem à chumbada? :huuum:
Se calhar usas uma montagem tipo rabeira em 0,30 e depois colocas um ou mais estralhos em 0,28, será isso?

No surfcasting não precisas de complicar tanto... basta um rotor ou destorcedor a trabalhar no chicote, entre dois stoppers, meter lá o estralho no tamanho e diâmetro adequado às condições de mar e pesqueiro e está andar de moto :boss:
Podes também experimentar umas urfes, são muito práticas e trabalham bem! :fixe:
DCautosport Escreveu:Mas tenho ideia que poderá ser medida muito mais reduzida tipo os 0.30 que aguentará bem a chumbada porque é apenas um bocado de fio tipo 10cm onde não terá elasticidade suficiente para fazer rotura da linha... Mas é uma questão de experimentar...
Este raciocínio está errado.
Quanto mais pequeno for, mais facilmente parte, precisamente porque não vai ter elasticidade suficiente para aguentar o impacto. :fixe:

Cumprimentos,
Roberto
Responder