linha carreto!

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"linha carreto!"
na nova versão do site.

Luis Amador
Mensagens: 17
Registado: segunda nov 04, 2013 9:00 pm

linha carreto!

Mensagem por Luis Amador »

Boas noites!

Gostaria de saber qual o fio que devo meter no carreto, como vou iniciar a pesca embarcada vou adquirir material e gostaria que a malta ajuda-se uma pouco!

Explicar me o porque de se utilizar o fluorcarbono por vezes so nos estralhos e nas madres nao?
Se devo meter um monofilamento no carreto ou um fio multifilamento?
Explicar me o porque das cores mas chumbadas?

se poderem ajudar agradecia

Cumps pessoal!
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: linha carreto!

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,

Aconselho a pesquisares no forum alguns topicos existentes porque vais encontrar muita informação acerca do que procuras...
No entanto deixo-te algumas ideias do que eu uso. :fixe:
Para diversos e pesca embarcada no geral.
- multi 0,19 no carreto
- chicote 8metros 0,40 fluorcoated
- estralhos fluorcarbono entre 0,22 e 0,40
- madres fluorcarbono entre 0,28 e 0,50.
- chumbadas gota normais (sem cores, perco muitas chumabadas para andar a enfeitá-las :hahaha: :hahaha: :hahaha: )

Cumprimentos,
Roberto
Avatar do Utilizador
luismoreno
Mensagens: 125
Registado: segunda abr 08, 2013 9:57 pm

Re: linha carreto!

Mensagem por luismoreno »

penso que aqui o beto disse tudo mas se quiseres para iniciar nao arrisques tanto no 0,19 mete um 0,23 para começar . 4 mm faz muita diferença acredita se te adaptares bem mudas depois :)
Luis Amador
Mensagens: 17
Registado: segunda nov 04, 2013 9:00 pm

Re: linha carreto!

Mensagem por Luis Amador »

O porque de não começar com um 0.19?? por não ter bem a "pontaria" no toque do peixe ??

cumps!!
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: linha carreto!

Mensagem por Joao Rodrigues »

Boas
0,19 é mais que suficiente para a chamada pesca dos "diversos".
0,23 talvez se use mais na procura dos grandes peixes.
É tudo uma questão de gosto!
Pessoalmente uso o 0,23 mas tenho plena consciencia que um 0,17 ou 0,19 é mais que suficiente, mas foi a escolha que fiz e nada mais há a fazer (a não ser comprar outro :hahaha: )

O fluorcarbono é um fio caro...há quem use nas madres e há quem não use (money talk´s)

As cores das chumbadas.....é pah....isso dava pano para mangas :fixe:
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: linha carreto!

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Como sei que já leste outros tópicos sobre esta matéria, vou dizer-te o seguinte e partindo do princípio que é para pesca aos diversos.

Deves comprar um multifilamento, cujo diâmetro não seja superior aos 0,20 mm, (aconselho um 0,17 ou 0,18 mm), se a bobine tiver por exemplo 300 m de fio, não enchas a bobine do carreto com o multi, faz primeiro um enchimento, mas os fios sempre ligados.

Quanto maior for o diâmetro do fio, mais arco irá fazer dentro água, tem um atrito maior, etc.

Resumindo colocamos um fio para enchimento que pode ser um mono, que já não utilizamos, depois ligamos este fio com um nó ao multi, que terá na casa dos 150 metros, (bobine para duas vezes=150 m, bobine para três vezes=100 m), depois colocamos um chicote, de um fluor coating, que terá na casa dos 8 metros.

O multi é um fio sem memória, depois utilizamos as madres/montagens em fluorcarbono, fios estes quase sem memória, o chicote serve para compensar a falta de elasticidade dos restantes fios e não criar rupturas com tanta facilidade nos mesmos, bem como, nas desfarregens do peixe, pois já a dar pancadas secas, caso não exista a tal compensação do chicote.

Todas as minhas montagens são em fluorcarbono madre e estralhos e sempre da mesma marca, não faço misturas de fios de marcas diferentes. Sei no entanto que muito pessoal utiliza apenas o fluorcarbono nos estralhos.

As chumbadas coloridas, servem para passar despercebidas ou chamar à atenção dos peixes, apesar de sabermos da limitação da visão dos mesmos.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: linha carreto!

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,

O nosso amigo Luis, mandou MP com algumas dúvidas que agora coloco aqui, juntamente com as minhas respostas, para que mais alguém que queira ler ou participar tenha acesso.

Luis Amador Escreveu:
> 1ª aqui uma duvida, então e porque e que nos estralhos e nas madres se usa fluorcarbono?

R: Usa-se o fluorcarbono não só pela apregoada invisibilidade, mas pelas caracteristicas do fio, que sendo menos flexível permite que as montagens trabalhem melhor, com menos enrolanços de linha e permite melhores e mais rápidas ferragens.


> 2ª do fio do carreto para o chicote custumas diminuir a resistencia (Kg)?
R: Não vejas as coisas dessa forma.

Quando o fio do carreto é multifilar deves usar chicote (por diversos motivos já largamente debatidos, que podes procurar noutros tópicos), o chicote dependendo dos gostos, deve ser um mono normal ou fluorcoated que permita adicionar alguma elasticidade à pesca, uma vez que, estamos com multi que tem zero flexibilidade e fluorcarbono na montagem que é um fio também pouco elástico.
Este chicote eu neste momento uso 8 metros em 0,40 yuki invisible, que é um fio muito elástico e resistente.

Quando o fio do carreto não é multifilar (pescas até um máximo de 30metros, a partir desta profundidade o multi faz mesmo a diferença), para a pesca dos diversos em geral, se usares um 0,30 ou 0,35 no carreto deve chegar. Nestes casos não se usa chicote.


> 3ª por exemplo en termos de fazer madres e estralhos mais ou menos fracos?
R: Não percebi bem a pergunta, mas penso que se trata da diferença de bitola entre estralhos e madre das montagens.

A montagem deve ser na bitola superior seguinte à do estralho, ou seja, estralho 0,25 madre 0,28 do mesmo fio.
Isto serve para que, se prenderes o anzol na pedra, consigas partir o estralho e recuperar o resto da montagem.


Cumprimentos,
Roberto
Luis Amador
Mensagens: 17
Registado: segunda nov 04, 2013 9:00 pm

Re: linha carreto!

Mensagem por Luis Amador »

boa, obrigado ...


mandei te MP sobre a 3ª questão!
Desde ja agradeco a vossa disponibilidade a quem me ajudou e a quem possa vir a ajudar!!
Bom sitio!

obrigado

cumps
Responder