Linha Sufix 832 0.42mm

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Linha Sufix 832 0.42mm"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
DCautosport
Mensagens: 553
Registado: terça ago 21, 2012 1:53 am

Linha Sufix 832 0.42mm

Mensagem por DCautosport »

Boas noites amigos como sabem ando na iniciação ao surfcasting, e estou aqui um bocado indeciso na linha que devo colocar no carreto e gostava da vossa opinião em relação a esta linha que de momento se encontra em promoção por 40€ (500mts) estava a pensar em colocar no carreto uma vez que pesco em zonas de fundo misto e zonas de fundo rochoso não posso qualquer fio nem pode ser muito fininho não sei qual usar então vi este pareceu-me ser um bom fio que dizem??? Desde já o meu obrigado.
CASEBLOCK
Mensagens: 94
Registado: quarta out 13, 2010 6:16 pm

Re: Linha Sufix 832 0.42mm

Mensagem por CASEBLOCK »

Boas, na minha opiniao acho um fio um bocado grosso para o surf [-X ( e se diz na bobine 0,42mm na realidade sera no minimo um 0,50mm ou mais :hummm: ) vai ficar mt limitado, eu tb pesco sempre em zonas rochosas, por aqui a areia escasseia :join: so mesmo basalto preto... :mrgreen: , aconselhava um fio no maximo ate as 30lbs de carga de rotura com um bom shock leader para resolver o problema das rochas, mas isto sou eu...
Certamente haverao outra opinioes...

Cps :fixe:
Avatar do Utilizador
DCautosport
Mensagens: 553
Registado: terça ago 21, 2012 1:53 am

Re: Linha Sufix 832 0.42mm

Mensagem por DCautosport »

Eu compreendo... e antes de colocar a questão pesquisei bastante no Google e aqui no fórum sobre que linhas usar para surfcasting mas para além de ter pouca informação sobre fundos rochosos apenas diz que deve ser mais grosso não especifica bem que linha deve ser usada... mas em fundos de areia toda a gente diz para usar linha mais fina e depois 15 metros de shock leader mas ai para além de eu não conseguir entender bem o que passo a explicar...
Eu sei que a shock leader mais grossa serve para não partir a linha mais fina no momento do lançamento com a força da chumbada, até ai tem lógica e eu compreendo perfeitamente também dá origem a lançamentos mais longos por uma questão de aerodinâmica e é melhor no vento também por aerodinâmica tendo menos massa, também entendo e tem lógica... Não percebo é para o caso de a chumbada ficar presa no fundo a uma rocha por exemplo para sair terei de forçar a linha e ai é onde não encontro lógica nem entendo porque se forçar a linha irá partir sempre na parte mais frágil os seja ou no nó da shock leader com a linha do carreto o na própria linha do carreto fazendo com que se perca toda a montagem e consequentemente o peixe se por acaso tiver ferrado... Supostamente por uma questão logica deveria ter na chumbada um fio mais fino do que no carreto para o caso desta agarrar em algum lado partir sempre na parte mais frágil neste caso quero que o mais frágil seja a chumbada e nunca toda a montagem... não consigo entender isso....!!!???
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: Linha Sufix 832 0.42mm

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,

Essa linha Sufix 832 é multifilar, sendo em 0,42 isso é para pesca grossa!
Para pescares na pedra, se quiseres um multi, tens que ir para expessuras na casa dos 0,19 a 0,25 no máximo.
A tua questão do chicote a pescar ao fundo, é mesmo assim, muitas vezes quando se prende ou a cumbada fica areada, perde-se o chicote todo, faz parte da pesca. :fixe:
Há quem use fusiveis na chumbada, mas depois não te permite lançar com tanta força, é mais usado para pescar em zonas de pedra onde não é necessário lançar para longe e nestes casos, o fio do carreto pode ser todo da mesma espessura, sem chicote, na casa dos 0,35 ao 0,40.

Cumprimentos,
Roberto
Avatar do Utilizador
Orzan47
Mensagens: 41
Registado: segunda set 30, 2013 10:43 pm

Re: Linha Sufix 832 0.42mm

Mensagem por Orzan47 »

Olá.

Deves ter em atenção que na pesca ao spinning deves ter o equipamento ligeiro, uma vez que estamos a falar de lançamentos e mudanças de pesqueiros consecutivas, lançamentos para um local exacto (de preferência caneiros) e podes ter que alcançar longas distâncias.
Por isso, o máximo que posso aconselhar para linhas de carreto (madres), são na ordem dos 0,15mm aos 0,20mm. Pessoalmente uso 0,18mm.
Quanto à questão do leader depende em especial da montagem de pesca que utilizas. Se utilizares amostras, vinis e zagaias não precisas de um leader longo 50cm chegam. No caso de aplicares chumbadas para montagem Texas, ou similares, vai depender sobretudo da linha entre o destorcedor ou fim do leader, e o fio de ligação que tens à amostra, vinil, etc.
Não aconselho este tipo de montagens em quem pesca em fundo muito rochoso....
Linhas da espessura que falas uso mais em surfcasting.

Abraço e boas pescarias.
Avatar do Utilizador
Orzan47
Mensagens: 41
Registado: segunda set 30, 2013 10:43 pm

Re: Linha Sufix 832 0.42mm

Mensagem por Orzan47 »

Desculpa quanto ao spinning, estavas a falar de surfcasting e eu a ler uma coisa de spinning e fiz confusão :hahaha: ....

Normalmente uso dessa espessura ao surfcasting uma vez que tenho de ter em conta o fator vento que aqui se faz notar de forma acentuada.
Quanto ao partir nas ligações entre a madre e o leader, aí o problema é mesmo da ligação, mesmo com fio mais grosso se a ligação não for a melhor vai sempre partir independentemente da grossura de fio que uses.


Abraço

Mais uma vez desculpa pela confusão.
CASEBLOCK
Mensagens: 94
Registado: quarta out 13, 2010 6:16 pm

Re: Linha Sufix 832 0.42mm

Mensagem por CASEBLOCK »

DCautosport Escreveu:Eu compreendo... e antes de colocar a questão pesquisei bastante no Google e aqui no fórum sobre que linhas usar para surfcasting mas para além de ter pouca informação sobre fundos rochosos apenas diz que deve ser mais grosso não especifica bem que linha deve ser usada... mas em fundos de areia toda a gente diz para usar linha mais fina e depois 15 metros de shock leader mas ai para além de eu não conseguir entender bem o que passo a explicar...
Eu sei que a shock leader mais grossa serve para não partir a linha mais fina no momento do lançamento com a força da chumbada, até ai tem lógica e eu compreendo perfeitamente também dá origem a lançamentos mais longos por uma questão de aerodinâmica e é melhor no vento também por aerodinâmica tendo menos massa, também entendo e tem lógica... Não percebo é para o caso de a chumbada ficar presa no fundo a uma rocha por exemplo para sair terei de forçar a linha e ai é onde não encontro lógica nem entendo porque se forçar a linha irá partir sempre na parte mais frágil os seja ou no nó da shock leader com a linha do carreto o na própria linha do carreto fazendo com que se perca toda a montagem e consequentemente o peixe se por acaso tiver ferrado... Supostamente por uma questão logica deveria ter na chumbada um fio mais fino do que no carreto para o caso desta agarrar em algum lado partir sempre na parte mais frágil neste caso quero que o mais frágil seja a chumbada e nunca toda a montagem... não consigo entender isso....!!!???
Boas, essas duvidas tb ja as tive, a soluçao esta na utilizaçao de um fusivel na chumbada. Um bom no, tipo o FS knot, FG ou mesmo o albright faz uma ligaçao extremamente fiavel e forte ao shock leader, e que em regra geral nao parte...Vou dar-lhe o exemplo da montagem que mais utilizo por aqui (Terceira Açores, que para quem conhece a costa norte, sabe do que falo em termos de fundos de rocha invariavelmente)

Linha madre- Sufix matrix pro 0,23mm 30lbs (na realidade deve ser um 0,30mm)
Shock leader- Nylon incolor 0,55mm de boa qualidade (Tb pode utilizar fluorcarbono)
Montagem- Nylon incolor 0,45mm ou 0,50mm (tb pode utilizar fluorcarbono)
Estralho- Balsax fluocarbono 100% 0,35mm ou menos
Chumbada com fusivel 0,35mm, que aguenta bem o esforço da arrancada mas parte em caso de necessidade...
Acima de tudo e mt importante sao os nos a aplicar, para que possa garantir a fiabilidade de toda a montagem, garanto que se o amigo aplicar principios semelhantes, nunca partira pelo shock leader, por vezes perde-se uma chumbada ou um ou outro anzol mas nunca toda a montagem...

Cps :fixe:
Avatar do Utilizador
jm_araujo
Mensagens: 230
Registado: domingo dez 27, 2009 3:49 pm

Re: Linha Sufix 832 0.42mm

Mensagem por jm_araujo »

Surfcasting faço em fundo de areia com algumas pedras.
Nos meus 2 carretos de surfcasting uso multi de 30lbs=15Kg (um powerpro, outro whiplash crystal ), e uso um shockleader de 0,50mm Trabucco T-force super iso (supostamente 35kgs), as montagens tenho feito em Gorilla UC-4 0.45 (supostamente 32 kgs).
Em 3 anos, só uma vez é que rebentou o multi (este ano), na whiplash (a com mais uso) e pareceu-me que era onde já estava magoada (por andar a desfazer nós).
Quando rebento por prisão é quase sempre pela montagem, quando é pelo shockleader vem coçado de roçar numa pedra
O nó que uso para ligar o shockleader é o FG, e nunca me falhou.

O "segredo" porque não rebenta mais na madre de multi é porque os monos são muito aldrabões no máximo que aguentam, e ao teres um shockleader de 10m é ele e a montagem que fica junto ao fundo a roçar na pedra, e aos esforçar por prisão é a zona ferida que rebenta, ou são os nós da montagem.

O 832 0.42 aguenta mais de 40Kg REAIS (confirmado em testes online), é só mesmo para pescas grossas. Se em surfcasting prende no fundo, um puxão mais forte a tentar soltar e lá vai cana e com jeito o carreto, mesmo enrolado no braço é para nos magoarmos. É preciso um trator para o conseguir rebentar.
Responder